Segundo dia do raid de regularidade incluiu visita ao Museu Agromen, em Orlândia
A bordo do Mercedes Benz 450SL 1974 número 16, na quinta-feira, 19 de maio, Fernando Leibel e Adiano Braz foram os vencedores do segundo dos quatro passeios cronometrados da oitava edição das 1000 Milhas Históricas Brasileiras, realizada pelo MG Club do Brasil na região de São Carlos, Dourado, Bariri, Orlândia e Barra Bonita, no interior paulista. Com esse resultado, estão empatados na liderança do raid de regularidade de automóveis clássicos com os uruguaios Andres Buela e German Pagadizabal, vencedores do primeiro dia com o Alfa Romeo Spider 1972 número 12.
No segundo passeio das 1000 Milhas Históricas Brasileiras, pilotos e navegadores partiram para um percurso de 403 quilômetros, o maior dos quatro dias, passando pelas principais estradas do Nordeste e Noroeste paulista, como Washington Luiz e Anhanguera. O trajeto foi composto de longas retas em rodovias duplicadas, o que tornou a prova bastante técnica, principalmente para os navegadores, que precisaram dosar bem o ritmo para perderem o mínimo possível de pontos.
Além disso, a movimentação bastante intensa de caminhões que circulam na importante região agrícola do estado de São Paulo também dificultou o trabalho de pilotos para manterem suas médias de velocidade dentro do exigido pela cronometragem. Diversos pilotos destacaram que não foi fácil equilibrar todos esses desafios durante um percurso tão extenso, o que exigiu grande concentração durante várias horas.
O comboio das 1000 Milhas passou pelas cercanias de centros urbanos regionais como Araraquara, Sertãozinho, Ribeirão Preto e finalmente Orlândia, onde a manhã terminou com pausa para almoço no Museu Agromen. Lá, os participantes conheceram grande coleção de carruagens, máquinas agrícolas, caminhões e carros de diversas marcas, principalmente modelos dos anos 1950 e 1960, entre mais de 300 unidades em exposição.
Depois, os pilotos realizaram nova largada, rumo a Dourado, passando novamente nas proximidades de Ribeirão Preto e Araraquara, até o fim do trecho cronometrado na pequena Boa Esperança do Sul. As duplas então seguiram por 25 quilômetros de deslocamento até o Santa Clara, em Dourado.
O destino desta sexta-feira, 20, é o município de Barra Bonita, onde os participantes chegam desfilando pelas ruas da cidade, e deixam seus automóveis para passeio no barco turístico NM Homero Kränenbühl, no rio Tietê, com almoço a bordo. Depois, desfilam com seus carros pela ponte de ferro Campos Salles, um dos cartões postais da cidade, na divisa com Igaraçu do Tietê, conhecida como Ponte dos Arcos, antes de retornar ao Santa Clara Eco Resort, em Dourado, ponto de partida e chegada no sábado, 21, último dia das 1000 Milhas Históricas Brasileiras.
TOP 10 DO 2º DIA DAS 1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS
1º carro 16, Fernando Leibel e Adiano Braz, Mercedes Benz 450SL 1974, 23 pontos perdidos
2º 12, Andres Buela e German Pagadizabal, Alfa Romeo Spider 1972, 26
3º 7, José Luiz Gandini e Luiz Durval Brenelli de Paiva, Jaguar MK II 1967, 35
4º 18, Jorge da Rocha Cirne Filho e Wagner Classer de Brito, MG MGB Roadster 1974, 42
5º 3, Manoel Felix Cintra Neto e Manoel Alfredo Cintra, MGB Roadster 1963, 80
6º 17, Sydney Marcos Savi e Mariele Cristine Haas Savi, BMW 2002 tii Competition 1974, 87
7º 19, Leandro Mazzoccato e Lizandra Mazzoccato, Ferrari 308 GTS 1978, 94
8º 21, Auro A. Moura Andrade e Camila Moura Andrade, Mercedes Benz 500 SEL 1980, 102
9º 24, Marcelo Santos e Erica Rabello Lopes da Costa, Porsche 911 1983, 127
10º 26, Gilmar Zanini e Joicer Rosso Zanini, Mercedes Benz 190e 1990, 141 pontos perdidos
Programação das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2022
DOURADO
Sábado, 21 de maio
09:01 – Largada do primeiro carro para o quarto e último dia de prova
15:45 – Chegada ao Santa Clara Eco Resort
18:00 – Divulgação dos resultados do quarto dia e do resultado final das 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Sobre as 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Disputada pela primeira vez em 2011, a 1000 Milhas Históricas Brasileiras estreia neste ano um novo formato, com o evento centralizado no Santa Clara Eco Resort, em Dourado (SP). Cada dia de prova terá um percurso diferente, sempre com largada e chegada no Santa Clara e um passeio integrando a programação. Entre esses passeios, estão uma visita ao Museu Mário Fava, em Bariri (que conta a história de uma viagem de carro de ida e volta entre São Paulo e Nova York, iniciada em 1928 e encerrada dez anos depois); um passeio no barco turístico NM Homero Kränenbühl, que navega em um trechos mais belos do rio Tietê, incluindo passagem pela eclusa de Barra Bonita e almoço a bordo depois de um serviço de canapés no convés da embarcação; e visitas a duas coleções particulares de veículos clássicos, uma delas a do Museu Agromen, em Orlândia.
Sobre o MG Club do Brasil
Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.
O clube organiza raids de regularidade e passeios como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses raids percorrem boas estradas, paisagens agradáveis e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico.
Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta.
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Foto: Breno Guazzi
Por: LetraNova Comunicação