Porsche retoma o trono de Le Mans

Porsche conseguiu bater a Audi em disputa eletrizante

Treze anos foi o hiato da Porsche no lugar mais alto do pódio na classificação geral das 24 Horas de Le Mans. O trio formado por Nico Hulkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber levaram o Porsche 919 Hybrid à vitória. Agora a Porsche soma 17 triunfos contra 13 da Audi.

Nico Hulkenberg passou a ser mais um piloto de F1 a conquistar o triunfo também em Le Mans,  a constar que o alemão disputa este ano a temporada na F1 pela escuderia Force-India. A última vez que um piloto da Fórmula 1 (corredor regular) venceu em Le Mans havia sido no distante ano de 1991, com a vitória do Mazda 787B com o trio Johnny Herbert/ Volker Weidler/ Bertrand Gachot.  Herbert defendia a Lotus naquela temporada e Gachot correu de Jordan e Larrousse.

1434291293

A festa foi ainda maior, já que na segunda colocação terminou o outro Porsche 919 hybrid, conduzido por Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard. A corrida foi extremamente disputada durante toda duração da prova, que teve várias interrupções com bandeira amarela e safety-car.

A parte noturna da corrida foi marcado pela condução agressiva de Hulkenberg e Tandy, que recolocaram o Porsche de volta a disputa pela vitória, após terem perdido a liderança depois de um longo periíodo de safety car. Quando amanheceu Bamber já havia aberto uma vantagem confortável.

Durante toda manhã do domingo os Audi trás foram vendo seus sonhos de uma nova vitória no mítico circuito de La Sarthe se desintegrar, com paradas não programadas nos pits. Nem a chuva que caiu nos dez minutos finais fez com que a Porsche fosse atrapalhada nesta dobradinha.

Restou para a Audi o consolo do terceiro lugar com o carro conduzido por Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer. Esse foi o carro que durante a noite deu mais trabalho para o pessoal de Stuttgart, mas um problema de pressão de óleo e algumas paradas programadas para verificação o tiraram da briga.

O Audi do brasileiro Lucas Di Grassi terminou a quarta colocação, isso graças a uma grande recuperação da formação que ainda tinha os pilotos Loic Duval e Olivier Jarvis. Duval havia batido forte na terceira hora de prova e a marca de Ingosltad recuperou o carro em poucos minutos, mas isso lhe custou uma volta par os líderes naquele momento.

O terceiro Porsche, que havia largado na pole position, terminou em quinto lugar. Romain Dumas e Jani ambos bateram de leve na barreira de pneus de leve no final da reta do Mulsanne durante a noite. As batidas fizeram que o carro nº18 fosse obrigado duas vezes trocar a carroçaria dianteira.

A Toyota conseguiu colocar um dos seus carros (Alexander Wurz/ Stephane Sarrazin/ Mike Conway) na sexta posição, tendo superado o Audi nº 9 (Felipe Albuquerque/ Marco Bonanomi/ Rene Rast) no domingo de manhã. Os carro da montadora japonesa andaram a maior parte da corrida em sétimo e oitavo.

Era o carro # 2 de Alex Wurz, Mike Conway e Stephane Sarrazin que capitalizou, com a entrada # 1 muito para trás depois de Anthony Davidson danificado o carro colidir com o tráfego e, em seguida, bater na parede na noite de sábado.

A grande decepção no entanto foram os carros da Nissan. Os Nissanl GT-R LM NISMO foram fontes de problemas durante toda corrida, e somente o carro conduzido por Michael Krumm/ Harry Tincknell/ Alex Bunconbe receberam a bandeirada, mas na 40ª posição. Os outros dois carros abandonaram a prova.

Na LMP2 o KCMG da equipe Oreca transformou a pole position em vitória. O trio Nicolas Lapierre, Richard Bradley e Matt Howson dominou a prova, apesar de alguns sustos. Oliver Turvey Mitch Evans e Simon Dolan batalharam muito e coseguiram terminar na segunda colocação na classe.

NA classe GTE só havia um solitário Corvette para brigar contra o enxame de Porsche, Ferrari e Aston Martir, mas foi o suficiente para prevalecer a força do carro norte-americano e comemorar a vitória na GTE Pro, depois que vários outros carros tiveram problemas mecânicos. Festa para Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor com o C7 R.

A Ferrari 458 Itália da escuderia AF Corse (James Calado, Davide Rigon e Olivier Beretta) ficou em segundo. O brasileiro Fernando Rees competia nesta classe e vinha travando um excelente duelo com o Corvette, mas seu Aston Martin ficou fora da corrida, ao bater com um carro da LMP2, quando o piloto realizava seu stint à noite.

Na GTE Am a vitória foi para a Ferrari 458 Itália da SMP Racing, dos pilotos Victor Shaitar / Andrea Bertolini / Aleksey Basov, que se aproveitou do bzarro acidente ocorrido com o Aston Martin Vantage de Paul Dalla Lana, que bateu após errar o lado da tomada de curva da chicane Ford.

Em segundo na classe o Porsche 911 RSR da Dempsey-Proton Racing, com o trio composto por Patrick Dempsey, Marco Seefried e Pierre Long.

Resultado final das 24 Horas de Le Mans.

1 LMP1 N.Hulkenberg, E.Bamber, N.Tandy Porsche Team Porsche 24h00m42s784
2 LMP1 T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley Porsche Team Porsche 1 volta
3 LMP1 M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi 2  voltas
4 LMP1 L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis Audi Sport Team Joest Audi 3  voltas
5 LMP1 R.Dumas, N.Jani, M.Lieb Porsche Team Porsche 4  voltas
6 LMP1 A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway Toyota Racing Toyota 8  voltas
7 LMP1 F.Albuquerque, M.Bonanomi, R.Rast Audi Sport Team Joest Audi 8  voltas
8 LMP1 A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima Toyota Racing Toyota 9  voltas
9 LMP2 M.Howson, R.Bradley, N.Lapierre KCMG ORECA/Nissan 37  voltas
10 LMP2 S.Dolan, M.Evans, O.Turvey JOTA Gibson/Nissan 37  voltas
11 LMP2 R.Rusinov, J.Canal, S.Bird G-Drive Racing Ligier/Nissan 37  voltas
12 LMP2 G.Yacaman, L.Derani, R.Gonzalez G-Drive Racing Ligier/Nissan 41  voltas
13 LMP2 K.Chandhok, M.Patterson, N.Berthon Murphy Prototypes ORECA/Nissan 48  voltas
14 LMP2 M.Mediani, D.Markozov, N.Minassian SMP Racing BR Engineering/Nissan 55  voltas
15 LMP2 E.Brown, J.van Overbeek, J.Fogarty Extreme Speed Motorsports Ligier/HPD 56  voltas
16 LMP2 P.Perret, I.Bellarosa, J.Ibanez Ibanez Racing ORECA/Nissan 58  voltas
17 GTE Pro O.Gavin, T.Milner, J.Taylor Corvette Racing Chevrolet 58  voltas
18 LMP1 A.Imperatori, D.Kraihamer, D.Abt Rebellion Racing Rebellion/AER 59  voltas
19 LMP2 L.Roussel, D.Cheng, H-Pin Tung Pegasus Racing Morgan/Nissan 61  voltas
20 GTE Am V.Shaitar, A.Bertolini, A.Basov SMP Racing Ferrari 63  voltas
21 GTE Pro D.Rigon, J.Calado, O.Beretta AF Corse Ferrari 63  voltas
22 GTE Am P.Dempsey, P.Long, M.Seefried Dempsey Racing – Proton Porsche 64  voltas
23 LMP1 N.Prost, M.Beche, N.Heidfeld Rebellion Racing Rebellion/AER 65  voltas
24 GTE Am B.Sweedler, T.Bell, J.Segal Scuderia Corsa Ferrari 65  voltas
25 GTE Pro G.Bruni, T.Vilander, G.Fisichella AF Corse Ferrari 65  voltas
26 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas AF Corse Ferrari 65  voltas
27 GTE Pro M.Sorensen, C.Nygaard, N.Thiim Aston Martin Racing Aston Martin 65  voltas
28 LMP2 S.Sharp, R.Dalziel, D.Hansson Extreme Speed Motorsports Ligier/HPD 66  voltas
29 LMP2 J.Nicolet, J-M.Merlin, E.Maris Oak Racing Ligier/HPD 67  voltas
30 GTE Pro R.Lietz, M.Christensen, J.Bergmeister Porsche Team Manthey Porsche 68  voltas
31 GTE Am P.Mann, R.Giammaria, M.Cressoni AF Corse Ferrari 69  voltas
32 LMP2 T.Krohn, N.Jonsson, J.Barbosa Krohn Racing Ligier/Judd 72  voltas
33 LMP2 M.Aleshin, K.Ladygin, A.Ladygin SMP Racing BR Engineering/Nissan 73  voltas
34 GTE Pro F.Rees, A.MacDowall, R.Stanaway Aston Martin Racing Aston Martin 75  voltas
35 GTE Am H.C.Chen, G.Vannelet, M.Parisy Team AAI Porsche 75  voltas
36 GTE Am A.Al Faisal, K.Giermaziak, M.Avenatti JMW Motorsport Ferrari 75  voltas
37 GTE Am J.San Chen, A.Kapadia, X.Maassen Team AAI Porsche 79  voltas
LMP2 C.Cumming, L.Vanthoor, K.Estre Oak Racing Ligier/HPD Abandonou
GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda Aston Martin Racing Aston Martin Não completou
GTE Am J.Bleekemolen, B.Keating, M.Miller Riley Motorsports-Ti Auto SRT/Dodge Abandonou
LMP2 N.Leventis, D.Watts, J.Kane Strakka Racing Dome/Nissan Abandonou
LMP1 S.Trummer, P.Kaffer, T.Monteiro Team ByKolles CLM/AER Desclassificado
LMP1 H.Tincknell, M.Krumm, A.Buncombe Nissan Motorsports Nissan Não completo
GTE Am D.Cameron, M.Griffin, A.Mortimer AF Corse Ferrari Abandonou
LMP1 O.Pla, J.Mardenborough, M.Chilton Nissan Motorsports Nissan Abandonou
LMP2 P.Thiriet, T.Gommendy, L.Badey Thiriet by TDS Racing ORECA/Nissan Abandonou
GTE Am R.Goethe, S.Hall, F.Castellacci Aston Martin Racing Aston Martin Abandonou
LMP2 P.Ragues, O.Webb, Z.Amberg Team SARD Morand Morgan/SARD Abandonou
LMP1 T.Matsuda, M.Shulzhitskiy, L.Ordonez Nissan Motorsports Nissan Abandonou
LMP2 N.Panciatici, P-L.Chatin, V.Capillaire Signatech Alpine Alpine/Nissan Abandonou
GTE Pro D.Turner, S.Mucke, R.Bell Aston Martin Racing Aston Martin Abandonou
GTE Am G.Roda, P.Ruberti, K.Poulsen Larbre Competition Chevrolet Abandonou
LMP2 G.Hirsch, G.Paletou, J.Lancaster Greaves Motorsport Gibson/Nissan Abandonou
GTE Am C.Ried, K.Al Qubaisi, K.Bachler Abu Dhabi-Proton Racing Porsche Abandonou
GTE Pro P.Pilet, F.Makowiecki, W.Henzler Porsche Team Manthey Porsche Abandonou
GTE Pro J.Magnussen, A.Garcia, R.Briscoe Corvette Racing Chevrolet Abandonou
GTE Am M.Wainwright, A.Carroll, P.Keen Gulf Racing UK Porsche Abandonou

Texto João Vasconcelos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*