Foram mais de três anos de espera e Helio Castroneves voltou a vencer na Fórmula Indy, neste final de semana em Iowa.
A disputa da Iowa 300 começou com Will Power na pole position, JR Hildebrand em segundo e Castroneves na terceira posição, mas o brasileiro foi acima da média neste domingo, 9, e literalmente sobrou no traçado.
Desde de o começo disputando a liderança com Power e Hildebrand, Castroneves sempre teve um carro rápido, acertado e depois de muitas corridas também acertou na estratégia. A disputa teve 300 voltas, das quais o brasileiro da Penske #3 liderou 217, um domínio espetacular.
A direção de prova chegou a interromper a disputa com bandeira vermelha devido a presença de uma forte chuva nos arredores do traçado, mas nada que mudasse o ritmo do piloto brasileiro que foi bem na relargada e se distanciou dos adversários.
Os carros ainda fizeram mais uma parada nos pits após a bandeira vermelha, Hildebrand chegou a assumir a ponta, nada que fizesse frente a Penske #3 que assumiu a ponta e não a abandonou mais, pelo contrário, só fez abrir diferença se livrando rapidamente dos retardatários.
No final Castroneves saiu de um jejum de vitórias que durava deste 1° de junho de 2014 (mais de três anos), quando o piloto venceu em Detroit. Nesse período foram 54 corridas para o piloto que chegou na categoria em 1997. As 217 voltas na liderança também colocou o brasileiro em um patamar histórico na categoria. Ele deixou Al Unser para trás, agora o brasileiro é o terceiro piloto com o maior número de voltas lideradas, 5.947 giros.
Mas não foram apenas esses números que chamaram a atenção. O triunfo de Castroneves foi o primeiro da equipe Penske no traçado, a 30° vitória do piloto na carreira, a 111° vitória de um brasileiro na Fórmula Indy.
Tony Kanaan também teve uma grande apresentação. O piloto da Ganassi #10 sempre esteve entre os 10 primeiros colocados e finalizou a disputa no nono lugar, logo atrás do companheiro de equipe Scott Dixon.
Classificação final da Iowa 300:
- Helio Castroneves
- JR Hildebrand
- Ryan Hunter-Reay
- Will Power
- Graham Rahal
- Josef Newgarden
- Simon Pagenaud
- Scott Dixon
- Tony Kanaan
- James Hinchcliffe
- Alexander Rossi
- Ed Carpenter
- Esteban Gutierrez
- Max Chilton
- Charlie Kimball
- Takuma Sato
- Marco Andretti
- Ed Jones
- Conor Daly
- Carlos Munoz
- Mikhail Aleshin
Campeonato
A vitória colocou Castroneves de vez na disputa do título da temporada de 2017 da Fórmula Indy. O piloto da Penske soma 395 pontos, contra 403 de Scott Dixon que lidera a temporada. Pagenaud é o terceiro colocado com 372 pontos. Tony Kanaan é o oitavo colocado com 295 pontos somados.
A categoria volta as disputas já neste domingo, 16, em Toronto, no Canada.
Foto: Chris Jones/Indy Car
Por Matheus Furlan