500 Km de Interlagos chega à 36ª edição em 2020

Edição deste ano será disputada no dia 21 de novembro

A edição 2020 dos 500 Km de Interlagos, uma das mais tradicionais corridas de endurance do automobilismo brasileiro, acontecerá no dia 22 de novembro. Realizada pela primeira vez em 1957, a prova chega neste ano à 37ª edição com regulamento aberto a carros de turismo (inclusive clássicos preparados para competição) e a protótipos nacionais com motor de até 2,1 litros – exatamente como foi feito na edição de 2019. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Automóvel Clube Paulista pelo e-mail 500km@500kmdesaopaulo.com.br.

Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube Paulista, organizador dos 500 Km de Interlagos, está confiante em reunir um número de participantes igual ou maior que o de 2019, quando 31 carros participaram da prova. “O regulamento do ano passado foi muito bem aceito e decidimos mantê-lo para 2020. A essência dos 500 Km é ter carros variados, inclusive aqueles para os quais não existem categorias específicas no calendário, e permitir que preparadores e mecânicos ‘soltem a imaginação’ para tornar seus carros mais competitivos”, explica. Serão cinco categorias: Turismo 1.6, Turismo 2.0, Turismo Força Livre, Protótipos P3 e Protótipos P2.

Quinze carros já estão inscritos para a corrida. Um deles é o VW Brasília do trio formado por Marcelo Servidone, Nenê Finotti e Marcelo Fortes, campeões da categoria Turismo 1.6 em 2019. Modernizada com um motor VW AP refrigerado a água, a Brasília ganhou a alcunha de “terror da 1.6”. Outros dois clássicos já inscritos são os VW Passat de Ricardo Abud/Gustavo Coppa/Matheus e Fábio Coelho/Leandro Pedro/Ton Costa Wagner. Na Turismo 2.0, já constam o VW Gol da equipe Arias que será pilotado pelo bicampeão da categoria, Carlos Vallone, e por Gabriel Vallone; um Alfa Romeo 156 de Erick Grosso; um Renault Sandero RS do trio Thiago Regis/Tadeu Jayme/Ricardo Cimatti; um Honda Civic de Rogério Dudu/Estevão Alexandre. “Esta categoria vai ser uma verdadeira multimarca, repleta de carros com mecânica original preparados para competição”, prevê Zambello.

Na Turismo Força Livre, já estão pré-inscritos o Audi A3 de Eduardo Bernasconi/Felippe Pilli; o Fiat Linea Turbo de José Rodrigo Pereira/Renan Casetta; os Stock Car V8 de Edras Soares e da dupla Ney Faustini/Ney de Sá Faustini; e dois Chevrolet Opala de Paulo Gomes/Pedro Gomes e de Georges “Grego” Lemonias/Glauco Barros/Rogério Barbato. Entre os protótipos, destaca-se até o momento o protótipo com motor 2 litros de Carlos e Yuri Antunes.

Os primeiros treinos para os 500 Km de Interlagos estão programados para a sexta-feira, 20 de novembro, e a definição do grid acontecerá no sábado (21). A programação completa será divulgada em breve.

 

História

A primeira edição dos 500 Km de Interlagos foi realizada em 1957, diferenciando-se por acontecer no anel externo do traçado original de Interlagos. Uma clara inspiração nas 500 Milhas de Indianápolis: o anel externo, apesar de ter curvas somente para a esquerda como a pista norte-americana, não era um oval propriamente dito, mas permitia altas médias horárias. Esse atrativo fez a corrida ganhar importância rapidamente e se transformar em uma das mais aguardadas do calendário anual de automobilismo.

A prova deixou de acontecer em alguns anos devido a fatores diversos, em especial reformas no autódromo e restrições governamentais de uso de combustível para provas automobilísticas durante a crise do petróleo. A partir de 1997, entretanto, os 500 Km voltaram com força, já no traçado único que Interlagos passou a ter com as reformas concluídas no início de 1990. Entre 2014 e 2017, a prova aconteceu no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), e teve seu nome alterado para 500 Km de São Paulo. O nome original foi retomado em 2018, com a volta da corrida a Interlagos, e o atual regulamento foi adotado no ano seguinte.

 

Vencedores dos 500 Km de Interlagos:

1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo (Maserati-Corvette)

1958 – Fritz D’Orey (Ferrari-Corvette)

1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)

1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello (Maserati 450S)

1962 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)

1963 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)

1964 – Ciro Cayres/Fernando “Toco” Martins (Abarth Simca)

1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)

1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)

1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula Vê)

1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)

1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908/2)

1972 – Reinhold Joest (Porsche 908/3)

1973 – Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)

1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)

1982 – Luís Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet Opala)

1997 – André Lara Rezende/Antônio Hermann (Porsche 911 GT2)

1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo Aldee Coupé VW)

2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2002 – Paulo Bonifácio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RS)

2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes (Mercedes-Benz CLK)

2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)

2005 – Frederico Canepa/Charles Rothschild/Álvaro P. Aguiar Neto (Protótipo Spyder Race)

2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)

2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)

2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2010 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior (Protótipo MRX)

2014 – Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli (Radical SR8)

2015 – Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Mitsubishi Lancer)

2016 – Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padrón (MRX)

2017 – Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 R)

2018 – Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni (Lamborghini Huracán GT3)

2019 – Sérgio Pistili/Deninho Casarini (Spyder 2.0)

 

500 Km de Interlagos 2020

Foto: Jorge Sá

Por: Assessoria de imprensa: LetraNova Comunicação

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