O terceiro fim de semana de Hugo Cibien na Copa Truck – uma das principais categorias de corrida de caminhões do mundo – comprovou a rápida adaptação do piloto capixaba aos brutos de quatro toneladas e cerca de mil cavalos de potência. Na rápida pista gaúcha de Tarumã, onde foi disputada a 7ª etapa da temporada 2024, Cibien foi pela primeira vez ao Top Qualifying – última sessão de classificação, que reúne os oito mais velozes em busca da pole position – e conquistou a sexta posição no grid de largada da categoria Elite com o Volvo número 92 da Vannucci Racing. À sua frente, cinco caminhões da Mercedes, com Bia Figueiredo na pole position.
Ainda no sábado, contudo, Cibien começou a passar por um pequeno drama que ia afetar o domingo. Na última volta da sessão de classificação, depois de ter feito a volta que lhe deu a 6ª posição no grid, os pneus do Volvo travaram e ficaram inutilizados para as corridas de domingo. “Diferentemente de quase todas as categorias de automobilismo que o público está acostumado a assistir, na Copa Truck os pneus novos não melhoram o rendimento do caminhão, pelo contrário. Para se ter ideia, o Leandro Totti, que venceu hoje na categoria Pro, estava na terceira corrida com o mesmo jogo de pneus. Eu sabia que com pneus novos e sem ter tempo de lixá-los ia ser difícil, sobretudo no começo, mas logo na largada, quando eu estava por fora, que é meio complicado em Tarumã, tive um toque com o José Augusto Dias e passeei fora da pista. Perdi posições e fiquei atrás do meu companheiro de equipe, Rodrigo Taborda, que está disputando o título. Como eu estava em 8º, que pelo grid invertido me dava a pole position na corrida 2, minha missão era somente comboiar o Taborda até a bandeirada. Infelizmente o Adalberto Jardim, que é da Pro, veio de trás recuperando posições e bateu no meu caminhão, me botando para fora. A essa altura, já nas últimas voltas, não valia pena ficar na pista e eu recolhi o caminhão ao box para ver se havia um pneu furado ao algum outro tipo de dano”, disse Hugo Cibien. Leandro Totti venceu na Super Truck Pro e Bia Figueiredo na Super Truck Elite.
Na segunda corrida, Cibien largou em 13º e conseguiu dar uma escalada no pelotão, até chegar na 8ª posição. Pelo ritmo que vinha imprimindo ganharia mais algumas posições, mas um forte acidente com o caminhão de Ricardo Alvarez faltando quatro minutos para o fim fez a corrida vencida por Pedro Paulo Fernandes (Danilo Dirani ganhou na Pro) terminar sob bandeira amarela. Com as punições a José Augusto Dias, Pedro Perdoncini e Marcio Giordano, Hugo Cibien ficou em 5º lugar, sua segunda posição de pódio em apenas três etapas na Truck.
“Em termos de resultado poderia ter sido melhor, mas corrida é isso. Em termos de desempenho, estou muito satisfeito, me adaptando rapidamente, ajudando a minha equipe e curtindo a categoria”, resumiu o capixaba.
Por: Alexandre Kacelnik