Uma prova que viu vários favoritos ficando pelo caminho, e que teve disputas acirradas em todos os pelotões. Assim foi a edição 2023 das 6 Horas de Guaporé, realizada no último fim de semana no Autódromo Dr. Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), válida como 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo.
A prova teve grid recorde, tanto da história da Super Turismo quanto das 6 Horas de Guaporé: nada menos que 49 carros largaram quando a bandeira verde foi tremulada na tarde de sábado.
A pole position ficou com o Linea Turbo #199 dos irmãos Rodrigo e Marcelo Lemke, batendo seu próprio recorde na pista, com 1:11.053, muito próximo do recorde da categoria Super Turismo na pista serrana.
Mas foram justamente os dois primeiros que começaram a ficar de fora da disputa pela vitória devido a problemas mecânicos, com a situação da prova complicada por uma chuva que, apesar de não ser intensa, mudou a condição de aderência da pista. O Linea #199 teve quebra de câmbio quando liderava. A Lamborghini #80 de Biancini/Caleffi/Poeta/Ricci teve um problema que fez o carro rodar na curva do radiador e cair para o fundo do grid após passar por reparos. O MC40 de Tiel Andrade/Júlio Martini sofreu um toque que veio a ocasionar problemas de transmissão, abandonando posteriormente. O Aldee MBK #118 de Niko/Bidu Kreuz (ANP/UDrive/Overboost), atual campeão da prova, também sofreu com alguns contratempos que os impediram de conquistar o bicampeonato.
Já o Gol Honda K20 #28 de Bernardo Reuwsaat/Chico Möller/Marçal Müller (Pro Tune/Dacar Motorsport/Giocar) e a Lamborghini F136 V8 #111 de Vilson Jr/Carlos Kray/Gustavo Martins/Fabiano Cardoso (Coldbras/Griffin/Simpala Financeira/Mottin Racing) não tiveram problemas, e estiveram em disputa direta pela vitória durante a maior parte na prova. No último stint o duelo de voltas rápidas entre os carros contou com um forte ritmo de Martins na Lamborghini, que encontrou a resistência de Marçal Müller no Gol, que, apesar se não manter o mesmo ritmo do adversário, conseguiu manter uma diferença minimamente confortável e cruzou a bandeirada na primeira colocação geral e nas classes GT e GTL.
“Foi uma realização pessoal, sempre sonhei estar aqui nas 6 Horas, e ganhar parecia um sonho de certa forma inalcançável, é uma prova que eu acompanho desde sempre. Agradeço do Giovani e Lauro Sebastiany, ao Daniel Prato e a todos os envolvidos nesse projeto”, disse Bernardo Reuwsaat. “Achei que não ia conseguir manter a ponta, a Lamborghini era mais rápida no último stint, não conseguia ter o mesmo ritmo que ele, mas tivemos sorte de não ter safety car e deu tudo certo, consegui “desentalar” as vezes que “batemos na trave nas 6 Horas”, disse Marçal Müller. “É um prêmio que a equipe merecia, muito feliz de ganhar essa corrida, principalmente depois de ter batido na trave ano passado com segundo na geral”, completou Chico Möller.
Outro carro que fez excelente prova foi o Aldee #180 de João Luís e Renato Kreuz/JB Rodrigues (ANP/UDrive/Overboost), conquistando a 3ª colocação geral e vitória na classe TS. Vencendo o troféu ABRO (entre os carros de turismo com menos modificações), o Ka AP #26 de Marcelo e Felipe Steyer/Franco Pasquale/Rodrigo Kreuz (Steyer/Project Motorsport) também faturou a classe T1 e obteve a excelente 4ª colocação geral, bem como o Onix #10 de João Cardoso/Tuca Antoniazzi/Enzo Gianfratti/Guto Rotta, que chegou em 6º geral, faturando a classe TL e o troféu de campeão entre os carros com pneus de rua. Também figurando no “top 10” e vencendo na classe T2 aparece o Onix #22 de Marcelo Braga/Mauro Weck/Alexandre Hoerlle (Stem/RS Sports). Na classe TR o vencedor foi o Corsa #95 de Cleiton Krause/Erikson Brum/Everton Braz, tricampeonato da equipe Brazauto em categorias nas 6 Horas de Guaporé.
A próxima etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo será a decisão da temporada, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, dia 18 de novembro.
O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o apoio de Yokohama, Pro Tune Electronic Systems, UDrive Exotic Cars, Feiticeiro Lanches, Web Continental, RS Sports, AutoTech Motorsport, Beiçola Chassis, Citron Autopeças, Plus Veículos, Mecânica Messa e a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).
LF Assessoria/ Niltão Amaral
Fotos: Gregori Dai Prá