Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, inspira o texto que revisita o coração do Brasil, palco da edição 2024 do rally
A contagem regressiva para a largada do Sertões BRB 2024 chega nesta segunda-feira (24/6) a uma data significativa. Faltam 60 dias para que carros, motos, UTVs e quadriciclos iniciem um percurso de 3.500 quilômetros atravessando o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia, com largada e chegada em Brasília (23 a 31 de agosto). Desbravando pelo 32° ano consecutivo o Brasil e a riqueza de suas paisagens.
Uma ocasião perfeita para revelar o vídeo manifesto desta edição do maior rally das Américas, resumida no lema “Caminho que inspira”. Referência à obra que com maestria mergulha nos mistérios e detalhes de uma região que vai além dos limites geográficos – Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
Sob a batuta de Deco Parisatto, a equipe de criação do Sertões se apropriou da visão e do linguajar únicos de Rosa para redescobrir o Sertão pela ótica de seus novos exploradores. Homens e mulheres que, não mais no lombo de uma mula, como o diplomata e escritor, mas sobre veículos de duas e quatro rodas, percorrerão as imensidões do interior do país. Encontrarão o sozinho que, ao mesmo tempo, é do tamanho do mundo. Descobrirão o valor do que há entre o início e o fim da travessia. E precisarão mostrar o que a vida quer de nós, como ensina a sabedoria do sertanejo no clássico da literatura.
Para narrar essa viagem que antecede a viagem, uma voz que, com toda a sua força, pungência e energia, canta o Sertão e seus personagens com a inspiração da própria vida: a paraibana Elba Ramalho.
O que a vida quer da gente?
Entre rasgar-se e remendar-se
Sossega e desinquieta.
Não está nem no início, nem no final
Está no meio da travessia.
O que a vida quer da gente é coragem!
Porque quando a gente menos espera, o Sertão vem.
Não chama ninguém às claras. Mas se esconde e acena.
De repente, se estremece, debaixo da gente.
De vereda em vereda, como ensinam os buritis
Onde os pastos carecem de fechos
Pode torar dez, quinze léguas sem topar com ninguém
O Sertão é o sozinho
Não tem portas nem janelas
Você pode empurrar para trás
Mas ele volta a te rodear por todos os lados
Tira ou dá. Amarga ou agrada
Ele aceita todos os nomes: Gerais, Chapadão, Caatinga
Estes seus vazios
Onde o pensamento tem que ser mais forte que o poder do lugar
O Sertão é dentro da gente
Mas o dia vindo depois da noite é a razão dos passarinhos
E o Sertão também foi feito para ser sempre assim: alegrias
Onde amor já é um pouquinho de saúde
E amigo é com quem a gente gosta de conversar, de igual para igual. Desarmado
Encostando o ouvido no chão se escuta o barulho de fortes águas
Dormimos sobre rios.
O amor cresce antes de brotar e tudo que é bonito é absurdo
O Sertão é do tamanho do mundo
Neste ano, o maior rally das Américas reencontra o Grande Sertão
O rosa de Guimarães ganha tons de laranja
E entre um rasgar-se e remendar-se
Sossega e desinquieta
Nunca podemos esquecer o que a vida quer de nós:
Coragem.
Sertões 2024
Caminho que inspira
O vídeo manifesto do Sertões BRB 2024 está disponível neste link.
Siga o Sertões MTB Cup nas redes sociais
Site: bike.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes.bike
Sobre o Sertões
Com o espírito de aproveitar o potencial do Brasil Profundo e promover experiências únicas de vida, o Sertões iniciou sua jornada em 1993 com a vertical do rally que passou a ser considerado o “Maior das Américas”.
Em 30 anos de tradição, o Rally dos Sertões 2024 já trilhou 126 mil km por cenários desafiadores de mais de 180 cidades. Mobilizou centenas de competidores nas categorias motos, quadriciclos, carros, caminhões (hoje não mais na disputa) e UTVs.
Desde 1996 organizado e promovido pela Dunas Race, o evento agrega a dimensão socioambiental com benefícios permanentes às comunidades por onde passa.
Liderada pela primeira vez por uma mulher, a CEO Leonora Guedes, o Sertões se transformou em uma plataforma de esportes de aventura, com mais duas verticais: kitesurf e mountain bike. Em 2024, o Sertões Kitesurf acontece em outubro no Ceará e o Sertões MTB Cup em Campos do Jordão-SP (maio), Ibitipoca-MG (julho) e Pirenópolis-GO (setembro).
Por: Assessoria de Imprensa | Esporte & Negócio