Programa de desenvolvimento de promessas do automobilismo brasileiro terá seis pilotos em 2016, incluindo kart, F-3, Brasileiro de Turismo e Stock Car
Na semana que marca o início da principal categoria do automobilismo mundial, a F-1, que disputa neste domingo o GP da Austrália em Melbourne, a Raízen, por meio da marca Shell, anuncia a entrada de mais um jovem piloto em seu programa de desenvolvimento de pilotos no esporte a motor brasileiro. O paulista Felipe Baptista, de 12 anos de idade, será o mais novo integrante da Academia Shell Racing, competindo no kart, categoria Junior.
Ao todo, serão seis pilotos no programa em 2016: Baptista se junta a Gianluca Petecof no kart. Yurik Carvalho fará a transição do kart para os fórmulas e disputa a temporada da F-3 Brasil. Dennis Dirani, atual vice-campeão do Brasileiro de Turismo, segue na principal divisão de acesso à Stock Car. Por fim, Átila Abreu e Ricardo Zonta completam o time de pilotos da Shell Racing no automobilismo – os dois atuam também como importantes conselheiros aos jovens integrantes da Academia, já que possuem bastante experiência no Brasil e exterior, com passagens em categorias como FIA GT, F-3 Europeia, F-3000 e Fórmula 1.
Apesar de ter apenas 12 anos, Felipe já tem diversos títulos acumulados em sua carreira, como o de campeão da Copa São Paulo Light em 2013 na categoria Cadete – ele também venceu o Paulista de Kart neste ano, quando inclusive ganhou o prêmio “Capacete de Ouro” na categoria Revelação. No ano passado, também foi campeão do Kantan Kart na categoria U13 – pilotos abaixo de 13 anos. Seu irmão mais velho, Victor Baptista, corre atualmente na F-3 Europeia.
“Estamos muito contentes em expandir o programa de desenvolvimentos da Academia Shell Racing por mais um ano e incluir mais um piloto no kart. O Felipe (Baptista) será o mais jovem integrante de nosso time e a expectativa é de aprendizado e desenvolvimento durante o ano de 2016, em trabalho conjunto com a Bravar Motorsport, que prepara os nossos karts”, diz Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen.
Baptista participará das principais competições nacionais, como a Copa São Paulo de Kart, o Super Kart Brasil, o Paulista Light e o Brasileiro. “Fiquei muito feliz com o convite de integrar a Academia Shell Racing. Este apoio no kartismo é fundamental para que a gente possa continuar sonhando em um dia pilotar nas principais categorias do Brasil e do mundo”, diz Felipe.
A próxima etapa do SKB e Copa São Paulo de Kart será no dia 9 de abril, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.
Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:
Inspirada em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil promovida pela Raízen para garantir apoio a jovens revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.
RF1 – Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Fone:(11) 3284-6101/8295-1208
Email: rodrigofranca@uol.com.br
Foto: Bruno Gorski/ RF1