Depois de demonstrar uma boa performance desde que voltou à classe LMP2 no mês passado, em Sebring (EUA), a Alpine Elf Endurance Team voltou à pista para a segunda rodada do Campeonato WEC da FIA, com o desejo de confirmar seu potencial no Autódromo do Algarve.
Desde a sexta-feira, a escuderia e seus seis pilotos retornaram ao trabalho intenso, iniciado durante os testes entre temporadas neste mesmo circuito e continuou na Flórida. Após três sessões de testes em meio a análises minuciosas – abreviados por um contato provocado pelo Peugeot nº 94 no Alpine A470 nº 35 – as equipes seguiram para as qualificações, em que a classe LMP2 demonstrou mais uma vez o seu nível de competitividade, com concorrentes apresentando diferenças de tempo pouco maiores que um segundo. Apesar de todos seus esforços e, apesar de um pouco de falta de motricidade em seu segundo jogo de pneus, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière tiveram que se contentar com a 10ª e 11ª posições.
No domingo, a largada foi dada ao meio-dia por Natalie Robyn, diretora geral da FIA. Aproveitando totalmente as duas voltas de formação para aquecer seus pneus, Julien Canal fez uma largada espetacular, subindo duas posições e assumindo a 9ª fileira, à frente de seu companheiro de equipe Memo Rojas. Agindo com diligência durante seu tempo de pilotagem regulamentar, os pilotos Silver fizeram revezamentos duplos com seriedade, em um circuito onde tiveram que enfrentar bastante tráfego até passarem o volante respectivamente para Charles Milesi e o brasileiro André Negrão.
Depois de colocarem pneus novos, os dois pilotos intensificaram o ritmo para reduzir a diferença sobre seus rivais, batalhando com os WRT apesar de um déficit de velocidade de ponta e uma corrida nada propícia às mudanças de estratégia. Pouco antes da metade do percurso, a equipe tomou a decisão de substituir o bloco traseiro do carro nº 36, quando Matthieu Vaxivière e Olli Caldwell entraram na pista. Depois de dois revezamentos, Matthieu Vaxivière passou o volante para Charles Milesi enquanto Olli Caldwell fez um revezamento triplo para baixar os tempos e se manter à espreita.
As brigas se intensificaram com a aproximação da última hora de prova e a única neutralização da corrida. O incidente do Vanwall n° 4 permitiu que o Alpine n° 36 ganhasse terreno antes do sprint final e Charles Milesi aproveitou para surpreender o JOTA n° 28. Após a última passagem nos boxes, o francês manteve sua ofensiva para ultrapassar o Inter Europol Compétition n° 34 faltando doze minutos para a chegada, garantindo o 9º lugar a pouco mais de 30 segundos do pódio. Paralelamente, o brasileiro André Negrão quase terminou a prova no top 10.
Com a classificação em 9º e 11º, a marca do A em formato de flecha registra o mesmo resultado obtido em Sebring, terminando nos pontos pela segunda vez consecutiva. Agora, a escuderia está determinada a elevar o patamar a partir da próxima prova, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps. A corrida disputada em 29 de abril assume uma importância crucial, já que é normalmente considerada o último ensaio geral antes das 24 Horas de Le Mans.
COMENTÁRIOS
André Negrão
“Foi uma corrida difícil, pois nosso ritmo estava abaixo dos líderes da categoria. Houve progressos depois de Sebring, mas precisamos redobrar nossos esforços para continuar diminuindo a diferença. Apesar dos desafios, conseguimos continuar até o final e isso nos será de grande valia, pois pudemos coletar vários dados que serão agora analisados detalhadamente, para que possamos nos posicionar melhor daqui a duas semanas, em Spa”.
Olli Caldwell
“Foi uma corrida difícil, mas acho que também tivemos pontos positivos hoje. Travei uma bela batalha durante meu primeiro revezamento e comecei a recuperar terreno. Mas é uma pena que não tenhamos tido condições de brigar muito mais até o fim. Espero que possamos recuperar o ritmo nas qualificações em Spa, para termos melhores condições de brigar durante a corrida. Em Sebring tivemos que abandonar, então agora conseguimos dar um passo adiante e vamos trabalhar muito para continuar na direção certa nessa temporada”.
Memo Rojas
“Apesar do resultado aquém dos nossos objetivos, fomos mais competitivos aqui do que em Sebring. Conseguimos reduzir a diferença em relação aos líderes da categoria, mas estamos conscientes que ainda temos que batalhar muito para chegar ao topo do pelotão. Apesar de a equipe ter apresentado um bom desempenho, as condições da corrida não permitiram que a gente aproveitasse mais nossos pontos fortes, como a estratégia, mas vamos trabalhar mais do que nunca como equipe para nos aproximar do top 5”.
Matthieu Vaxivière
“Este resultado é certamente frustrante, pois não conseguimos realmente recuperar terreno durante o fim de semana. Foi difícil extrair todo o potencial do carro durante as qualificações e esta corrida não ofereceu muitas oportunidades para tentar qualquer coisa que fosse. Agora vamos trabalhar em equipe para virar rapidamente a página de Portimão e conquistar um lugar mais condizente com nossos objetivos assim que possível”.
Charles Milesi
“Este domingo foi um pouco frustrante. Depois das sessões de treino promissoras, as temperaturas subiram e as qualificações não foram ideais. Também esperávamos que o início de prova não fosse tão difícil, principalmente nos meus dois primeiros revezamentos. Fizemos alguns ajustes e trocamos o bloco traseiro. Isso nos ajudou a recuperar a performance, mas as ultrapassagens no pelotão continuam sendo extremamente complicadas neste traçado. Sabemos em que áreas precisamos nos focar, mas também quero destacar os pontos positivos desta corrida em que não nos envolvemos em incidentes. Agora temos que simplesmente fazer melhor em Spa”!
Julien Canal
“Chegamos a Portimão com grandes esperanças após quase termos subido no pódio em Sebring. Utilizamos as mesmas regulagens de base, mas talvez não tenhamos nos adaptado muito bem a este circuito atípico. Tivemos que lidar com algumas reações inesperadas do carro, mas vamos fazer de tudo como equipe para evoluir e avançar. Este resultado está longe dos nossos objetivos, mas tenho certeza que temos condições de dar a volta por cima trabalhando incansavelmente durante este curto período antes da prova em Spa. Voltaremos com mais força – nós temos potencial para isso”.
Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Elf Endurance Team
“Esta não foi uma semana simples, em um circuito onde já tínhamos trabalhado bem durante os testes entre temporadas. Durante nossas primeiras voltas, conseguimos lidar com um equilíbrio inconstante dos nossos dois protótipos. Nossos pilotos conseguiram dar a volta por cima em uma volta durante as qualificações extremamente acirradas, mas sabíamos que esse seria um desafio a mais a enfrentar nos revezamentos mais longos. Estávamos no meio do pelotão durante a corrida, brigando com equipes entre os líderes da categoria e com uma das equipes que terminou no pódio, mas estava faltando aquele algo a mais para fazer a diferença. Apostamos na troca do bloco traseiro para ter uma melhor configuração aerodinâmica e aproveitar disso em caso de neutralização da prova. O carro de segurança acabou chegando tarde – muito tarde –, quando as diferenças já estavam grandes demais. De maneira geral, nos faltaram alguns décimos de segundos e isso é imperdoável nessa classe LMP2 em que os detalhes fazem toda a diferença. Não estamos satisfeitos com esse resultado, mas sabemos onde trabalhar e, agora, estamos mobilizados com foco em Spa”.
CLASSIFICAÇÃO
6 Horas de Portimão – LMP2
- United Autosports n° 23 215 voltas
- United Autosports n° 22 +0’’684
- Team WRT n° 41 +5’’272
- Alpine Elf Endurance Team n° 36 +37’’835
- Alpine Elf Endurance Team n° 35 + 2 voltas
Troféu FIA Endurance – classe LMP2
- United Autosports n° 22 – 56 pontos
- Prema Racing n° 63 – 40 pontos
- Team WRT n° 41 – 33 pontos
- Alpine Elf Endurance Team n° 36 – 10 pontos
- Alpine Elf Endurance Team n° 35 – 1 ponto
SOBRE A ALPINE
Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Renault Group, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.
Foto: Sala de Imprensa | Renault do Brasil
Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil