Após 5 meses sem corridas, Porsche Cup retorna a Interlagos para segunda etapa

Rígido protocolo para retomada em meio à pandemia envolve até escaneamento facial dos autorizados a ingressar no evento e drive-in para convidados

A espera foi longa: nada menos que 154 dias entre as etapas.

Mas a Porsche Cup está de volta.

Com motores silenciados desde 14 de março por conta do novo coronavírus, os carros de competição mais produzidos do planeta enfim voltam a acelerar pela temporada de 2020. Assim como na primeira jornada do ano, a segunda etapa acontece novamente no autódromo de Interlagos. É a primeira etapa após o aniversário de 15 anos da categoria, completados no último mês de abril.

A primeira etapa do ano coroou sete vencedores diferentes em oito possíveis: Miguel Paludo venceu a primeira bateria do ano na Carrera Cup e Alceu Feldmann foi quem recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição da segunda bateria. Na classe 4.0 Sport, Rodrigo Melo estreando o layout novo da Lego em seu Porsche #29 e Rodolfo Toni subiram no lugar mais alto do pódio.

Urubatan Júnior e Nelsinho Marcondes saíram como grandes vencedores da primeira etapa na classe GT3 Cup. Nelsinho, que compete também pela divisão Sport, surpreendeu triunfando na geral. O outro vencedor da Sport foi o egípcio-brasileiro Ayman Darwich.

Miguel Paludo lidera a classificação geral da Carrera Cup. Rodolfo Toni é quem lidera a 4.0 Sport. Nelsinho Marcondes lidera tanto a geral quanto a Sport da GT3 Cup.

A Porsche Cup Brasil parte agora para oito etapas entre os meses de agosto e dezembro para fechar o calendário da temporada. O tempo curto entre as etapas vai exigir ao máximo de pilotos e do estafe técnico, para manter a altíssima competitividade no restante do calendário.

A programação da etapa segue o modelo consagrado na Porsche Cup há anos: classificatórios na sexta-feira e quatro corridas no sábado. Todas as provas são exibidas pelos canais Sportv, site oficial da categoria e seus canais em mídias sociais. A primeira largada do dia, pela GT3 Cup, acontece às 11h25, com a prova da Carrera Cup logo depois. À tarde, a segunda prova da GT3 Cup tem início às 14h25, também com a corrida final da Carrera Cup em seguida.

 

Protocolo de segurança

Se na primeira etapa a organização foi surpreendida com autoridades vetando na noite de sexta-feira eventos para mais de 500 pessoas a partir do dia seguinte e forçada a fazer contato com cada comprador de ingresso, convidados de patrocinadores e jornalistas credenciados para não irem a Interlagos no sábado, desta vez, o que não faltou foi tempo para adequação aos cuidados que a pandemia exigem.

E a Porsche Cup mais uma vez não só preencheu todos os requisitos impostos pela CBA e autoridades municipais e estaduais, como foi além.

Foram realizados mais de 400 testes PCR e o laudo negativo é uma condição para emissão da credencial a todos os presentes em Interlagos.

Para evitar aglomerações na entrada do paddock, a categoria providenciou uma solução tecnológica inovadora.

Após encaminhamento do exame de resultado negativo o credenciamento será feito de forma virtual, com cada profissional recebendo seu login e senha numa plataforma digital que irá tirar uma foto, vinculada ao perfil do portador da credencial.

Para o acesso ao autódromo a liberação será feita de maneira automatizada, com uma câmera de reconhecimento facial. Além de verificar a identidade com a foto enviada digitalmente na fase anterior, o aparelho mede a temperatura corporal do profissional credenciado e então concederá acesso ao paddock.

Em linha com as recomendações das autoridades desportivas, todos os carros serão sanitizados após os preparos pela equipe de engenharia. Uma vez sanitizado o Porsche, somente o piloto terá permissão de entrar e manusear qualquer parte interna do carro.

O estafe da categoria foi treinado a manter o máximo distanciamento social dentro dos boxes. Somente o piloto poderá tocar em seu equipamento pessoal como capacete, hans, luvas, balaclava etc.

Outras medidas como a oferta abundante de álcool gel em pontos estratégicos do autódromo, distanciamento social de pelo menos 2m entre as pessoas e obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção como máscaras também foram adotadas.

Para o desenvolvimento dos protocolos e procedimentos, a Porsche Cup contou com a assessoria exclusiva de Dino Altmann, Diretor Médico do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Presidente da Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo e Vice-Presidente da Comissão Médica da FIA e Membro do Grupo de Especialistas da Faculdade de Medicina do Instituto FIA.

 

Ativações

Assim como impôs adaptações no aspecto desportivo do evento, a pandemia trouxe enormes desafios para Porsche Cup realizar as entregas contratadas por seus patrocinadores para 2020.

O tradicional desfile de Porsches de rua está mantido, graças a uma inovadora solução para acomodar os convidados e seus veículos de passeio.

Como o momento atual veda aglomerações em áreas de hospitalidade normalmente montadas atrás dos boxes de Interlagos, a categoria obteve junto às autoridades municipais alvará para operar um drive-in.

Os convidados irão estacionar seus carros de passeio ao lado da curva do Laranjinha e poderão acompanhar todas as emoções das corridas em um telão estrategicamente posicionado.

Entre as provas da manhã e as da tarde, eles terão acesso à pista para a experiência de conduzir suas máquinas no mesmo traçado onde são realizadas as principais corridas no Brasil.

Para etapas futuras em Interlagos, a categoria estuda inclusive ampliar a experiência do drive-in para o público geral se a restrição para operar arquibancadas permanecer.

Outra novidade é a chegada da LATAM Airlines como apoiadora aérea da Porsche Cup. A companhia ainda oferecerá aos participantes das etapas descontos para as corridas em São Paulo e Goiânia, quando for permitido o acesso ao público.

A temporada 2020 da maior categoria de Gran Turismo latino-americana tem patrocínio de XP Private, Oak Berry, Fremax, Mobil, Michelin, Shell, TAG Heuer e BraClean.

 

Porsche Cup – etapa 2 – cronograma

Sexta-feira, 14 de agosto

13h – 13h45 – Treino livre 1 – Carrera Cup

13h55 – 14h40 – Treino livre 1 – GT3 Cup

15h35 – 16h12 – Quali – Carrera Cup

16h22 – 17h – Quali – GT3 Cup

 

Sábado, 15 de agosto

11h20 – 11h53 – Corrida 1 – GT3 Cup

12h23 – 12h56 – Corrida 1 – Carrera Cup

14h20 – 14h53 – Corrida 2 – GT3 Cup

15h23 – 15h56 – Corrida 2 – Carrera Cup

Campeonatos
Carrera Cup
1. Miguel Paludo 38
2. Enzo Elias 38
3. Alceu Feldmann 34
4. Werner Neugebauer 28
Lico Kaesemodel 28
6. Pedro Boesel 26
7. JP Mauro 16
8. Luca Seripieri 13
9. Rodolfo Toni 11
10. Maurizio Billi 10
Marçal Muller 10
12.Rodrigo Mello 9
Fran Lara 9
Ricardo Baptista 9
13. Pedro Aguiar 8
14. Rouman Ziemkiewicz 4

GT3 Cup
1. Nelson Marcondes 34
2. Zeca Feffer 30
3. Marco Billi 28
4. Urubatan Jr 22
5. Ayman Darwich 22
6. Nelson Monteiro 21
7. Paulo Totaro 20
8.Francisco Horta 18
Lucas Salles 18
10.Ramon Alcaraz 17
11. Eduardo Menossi 16
12. SangHo Kim 13
13. Leonardo Sanchez 8
14. Georgios Frangulis 6
15. Guilherme Reischl 5
16. André Gaidzinski 4
17. Cesar Urnhani 3
18. Cristian Mohr 0

Sport 4.0
1. Rodolfo Toni 18
2. Rodrigo Mello 17
3. Maurizio Billi 16
4. Fran Lara 15
5. Rouman Ziemkiewicz 10

Sport 3.8
1. Nelson Marcondes 20
2. Paulo Totaro 16
3. Ayman Darwich 14
4. Eduardo Menossi 12
5. SangHo Kim 10
6. Leonardo Sanchez 9
7. André Gaidzinski 7
8. Georgios Frangulis 5

Foto: Luca Bassani

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*