Após bom desempenho em Sebring, Leist destaca evolução com AJ Foyt na pré-temporada da Indy

Na cronometragem extra-oficial, gaúcho esteve sempre entre os melhores e destacou bom rendimento do carro em todo tipo de condição; pré-temporada segue agora com treinos em Sonoma (misto) e Phoenix (oval) nos primeiros dias de fevereiro

A primeira semana de testes de pré-temporada da Indy em 2018 foi bastante positiva para o estreante Matheus Leist, que, aos 19 anos, será o piloto mais novo da categoria. Competindo com a tradicional AJ Foyt e tendo como companheiro de equipe o experiente piloto brasileiro Tony Kanaan, o gaúcho testou por dois dias completos o novo carro da categoria no circuito misto de Sebring e os resultados foram bastante promissores.

“Minha expectativa era muito grande para este primeiro contato de pista com o time, que é bastante experiente e ainda mais contando com a chegada do Tony (Kanaan). E, sendo bem sincero, achei que os resultados foram acima do que esperávamos, pois já conseguimos nestes dois primeiros dias uma grande evolução em termos de ajustes, tanto com pneus novos e usados”, diz Leist.

“Obviamente na pré-temporada é difícil obter comparações, pois as cronometragens não são oficiais e a condição de pista muda muito no começo ao final do dia, mas em todas saídas tanto eu quanto o Tony (Kanaan) conseguimos trabalhar bem com o carro”, completou o campeão inglês de F-3 em 2016 e o vencedor da preliminar da Indy-500 no ano passado – uma de suas três vitórias na Indy Lights.

A equipe destacou o trabalho de Leist e Kanaan nos dois dias de treino em Sebring. “Estamos com novos pilotos, novos engenheiros, novos mecânicos e novos carros. Todos trabalharam juntos muito bem, então não poderia pedir por um teste melhor”, diz AJ Foyt, lendário piloto recordista de vitórias na Indy-500 e dono do time.

A opinião foi compartilhada pelo chefe de equipe, Larry Foyt. “Fizemos muito progresso em Sebring. Matheus teve a oportunidade de dar muitas voltas e ganhar experiência com o Indy: ele fez um excelente trabalho e chegou a tempos velozes de maneira bem rápida. Os dois carros viraram ótimos tempos no final do teste de quinta-feira (ontem) e assim concluímos muito bem o trabalho dos treinos”, diz Larry.

O trabalho de pré-temporada da AJ Foyt segue intenso nos próximos dias: em 5 de fevereiro, Leist acelera novamente o carro em um circuito misto, desta vez no desafiador circuito de Sonoma, na Califórnia. Logo depois, o time viaja a Phoenix para três dias de trabalho no oval que receberá uma bateria de testes coletivos – com todos os times da Indy.

“Foi muito bom ter avançado bem no ajuste do carro em Sebring e já virar tempos bons nestes dois primeiros dias, pois isso nos enche de confiança para a temporada 2018. Mas sabemos que em Sonoma e Phoenix será importante manter este trabalho intenso de desenvolvimento, para ver nossa evolução em pistas diferentes. Quanto melhor aproveitarmos estes dias, mais competitivos vamos chegar na abertura da temporada, em São Petersburgo”, diz Leist, citando a prova no circuito de rua na Flórida, no dia 11 de março.

Foto: Chris Owens/Indycar

Por RF1 Serviços Jornalísticos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*