Após corrida atrasada da etapa 2, Shell lidera o campeonato da Stock Car com Ricardo Zonta

Paranaense da equipe Shell-RCM é quarto no Velocitta e abre 23 pontos de vantagem sobre o segundo colocado

Ricardo Zonta
José Mario Dias

A tarefa de Ricardo Zonta em busca de sua quarta vitória em quatro anos no Velocitta ficou mais difícil depois da corrida “extra” realizada nesta sexta-feira. O paranaense da equipe Shell-RCM largou em sexto e terminou em quarto, assumindo a liderança no campeonato. Assim Zonta receberá lastro de 30kg em seu Toyota Corolla a partir de sábado.

Com menos botões de ultrapassagens disponíveis que seus concorrentes diretos depois de atacar pela vitória na sprint race da etapa 2, que terminou em segundo lugar, o piloto Shell alinhou em sexto no grid de largada para a reposição da prova principal daquela jornada, adiada para o retorno da Stock Car ao Velocitta por motivo de chuva na ocasião.

No apagar das luzes o curitibano soube se posicionar e ficou com a melhor tangência quando o pelotão se acomodou, avançando para quinto na primeira volta.

Ele sustentou a posição após uma breve intervenção do carro de segurança entre as voltas 6 e 8 e era sexto ao servir seu Pit-stop obrigatório na volta 11.

Após um trabalho eficiente da equipe Shell-RCM, Zonta voltou à pista e logo emparelhou com Rubens Barrichello em duelo válido pela quinta colocação. Ele então passou o concorrente e seguiu com uma tocada segura, sem ter a posição ameaçada.

Na volta 27, superou Felipe Massa, que vinha com problemas em seu carro, avançando para o quarto lugar. Zonta então levou seu Corolla até a bandeirada nesta posição.

Ele agora tem 369 pontos, com vantagem de 23 para seu perseguidor mais próximo.

Neste sábado a pista é aberta para mais um treino livre. Depois acontece o quali e, à tarde, a sprint race a partir das 15h. A corrida principal, no domingo, tem largada prevista para 14h.

Zonta venceu no Velocitta nos últimos três anos e, desta vez levando lastro de sucesso pela liderança do campeonato, terá mais duas oportunidades de vencer em Mogi Guaçu pela quarta temporada consecutiva.

O que ele disse:

“Nosso objetivo hoje era tentar sair daqui líder e entrar no fim de semana ‘regular’ em primeiro lugar no campeonato. Claro, vamos carregar 30 kg, pelo lastro de sucesso. Mas estou muito, muito feliz porque era um dos pilotos com menos botão de ultrapassagem para usar hoje, mas consegui administrar muito bem em todas as voltas para me proteger quando necessário. Foi uma pena não poder atacar mais, pois queria ir ao pódio com minha família aqui na pista apoiando bastante.
Conseguimos boas informações sobre o carro durante a corrida e podemos melhorar mais um pouco para amanhã. É claro que o peso de 30 kg vai fazer diferença, mas vamos batalhar para lutar pela pole sim.”
Ricardo Zonta

Stock Car (top10)

  1. Ricardo Zonta 369 pontos
  2. Felipe Baptista 346
  3. Rafael Suzuki 323
  4. Julio Campos 295
  5. Felipe Massa 291
  6. Bruno Baptista 288
  7. Ricardo Maurício 282
  8. Dudu Barrichello 273
  9. Gabriel Casagrande 261
  10. Enzo Elias 253

Cronograma – Stock Car – Etapa 5 – Velocitta, Mogi Guaçu, SP

Sexta-feira, 28 de junho:
08:30 – Shakedown
10:50 – Treino Livre 1
14:40 – Corrida Principal da 2ª etapa (50 minutos +1 volta)

Sábado, 29 de junho:
08:25 – Treino Livre 2
11:00 – Classificação
16:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

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