Depois de vencer no sábado (7), Caio Collet, da equipe R-ace GP e integrante da Renault Sport Academy, não pode lutar por novos pontos nesse domingo (8) na segunda e derradeira corrida da nona etapa da Fórmula Renault Eurocup, realizada no tradicional circuito de Hockenheim, na Alemanha. O brasileiro já havia tido problemas pela manhã, durante o treino classificatório. Largou em nono e vinha em uma crescente na prova, tanto que ocupava o quarto lugar. Mas viu seu carro parar por conta da quebra de câmbio, tendo que abandonar a disputa no oitavo giro.
O brasileiro vinha fazendo uma prova de recuperação. Largou bem e no primeiro giro já estava em sexto. Algumas voltas depois, conquistou mais posições, ocupando o quarto lugar e já se aproximava do terceiro colocado para brigar pelo pódio. Mas na abertura da oitava volta, seu carro apresentou um problema com a quebra do câmbio e parou. O brasileiro não teve o que fazer e precisou abandonar a prova.
“Hoje foi um dia difícil. Pouco antes da tomada de tempos, a embreagem tinha quebrado. A equipe fez um ótimo trabalho para que eu conseguisse participar do classificatório. Mas faltou um pouco, e com tudo isso, não conseguimos ter um carro perfeito”, contou Collet.
Na temporada 2020, em 18 corridas realizadas, o piloto da R-ace GP soma 11 pódios, com cinco vitórias, cinco segundos lugares e um terceiro, além de três poles.
Com o resultado desse domingo, o francês Victor Martins se mantém na liderança, com 318 pontos. Caio Collet é o segundo, com 274. A diferença é de 44 pontos. E a decisão do campeonato ficou para a última etapa, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, em Paul Ricard, na França.
Fórmula Renault Eurocup
Um dos principais campeonatos na formação de jovens pilotos, a Fórmula Renault realiza em 2020 sua 50ª edição. A categoria europeia conta com 18 pilotos inscritos na etapa inicial. Mesmo com os adiamentos em virtude do coronavírus, a F-Renault Eurocup manterá suas 10 etapas em rodada dupla, com poucas mudanças nos circuitos sedes.
Entre as principais novidades para 2020 na categoria, está o aumento da pontuação de 15 para 18 pontos ao campeão na sua superlicença. Além disso, o motor Renault passou de 270 para 300 cavalos de potência. O carro da F-Renault Eurocup é o F3 R homologado pela FIA, com chassis Tatuus F.3 T-318, monocoque de carbono FIA F.3 2018 e com Halo.
Foto: Renault do Brasil
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil