“Art car” da Stuttgart Motorsport será uma das atrações do GP de São Paulo Mil Milhas

Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport número 21 do trio Jacques Quartiero/Alan Hellmeister/Danilo Dirani correrá com decoração especial criada pelo artista Adonis Alcici

Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Guilherme Prado/Stuttgart Motorsport)

A edição 2025 do GP de São Paulo 1000 Milhas, que acontecerá a partir da meia-noite de 26 de janeiro (sábado para domingo) no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, terá a primeira participação de um “art car” (carro artístico) em sua história. O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport número 21, inscrito pela Stuttgart Motorsport e tripulado por Jacques Quartiero, Alan Hellmeister e Danilo Dirani, terá uma customização especial criada pelo artista Adonis Alcici para enfatizar as formas do carro e a sensação de velocidade.

A customização “art car” foi solicitada por Quartiero, bicampeão do Endurance Brasil na classe GT4 (2023-2024) e vencedor da 1000 Milhas nessa mesma categoria em 2023. “O Jacques encomendou o layout com apenas duas especificações: usar as cores azul, vermelho e amarelo cítrico e colocar a minha identidade artística”, conta Adonis, bastante conhecido por seu trabalho temático com automóveis – especialmente Porsches. “Minhas pinturas têm as setas como elemento visual, a fim de enfatizar o movimento e a velocidade. Ao criar a decoração do carro das 1000 Milhas, aproveitei o estilo da carroceria, os volumes e elementos da carroceria para enfatizar a aerodinâmica e o fluxo de ar”, complementa.

O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport é o primeiro carro de corrida a competir nas 1000 Milhas com um layout criado por Adonis. Seu primeiro trabalho de grande repercussão nas pistas foi a criação do capacete utilizado por Felipe Nasr nas 24 Horas de Le Mans de 2023, ano em que a prova completou cem anos de existência. Em 2024, Nasr usou capacetes com decorações especiais “by Adonis” nas 24 Horas de Daytona (na qual venceu) e de Le Mans.

Origem na década de 1970 – Muitos consideram o Porsche 917LH da dupla Gérard Larrousse/Willy Kauhsen, segundo colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1970, como o primeiro “art car” da história. Anatole Lapine, então chefe do departamento de estilo da Porsche, aplicou ao carro um visual psicodélico nas cores roxo e verde. No ano seguinte, Lapine criou outro “art car” famoso: o “porco rosa” do Porsche 917/20 de Reinhold Joest/Willy Kauhsen. Nos dois casos, as decorações alternativas substituíram (somente em Le Mans) o esquema de cores tradicional da Martini, então patrocinadora de uma das equipes da Porsche.

Um passo adiante foi dado em 1975, quando o piloto francês Hervé Poulain solicitou uma decoração especial para seu BMW ao pintor e escultor estadunidense Alexander Calder. A repercussão fez com que nos anos e décadas seguintes outros artistas de renome fossem convidados para criar decorações alternativas em carros de corrida, especialmente nas 24 Horas de Le Mans. De 1975 a 2024, assinaturas como as de Andy Warhol, Roy Liechtenstein, Frank Stella, César Baldaccini, Troy Lee, Richard Phillips, Laurent Minguet e Julie Mehretu, entre outras, estiveram em carros de diversas marcas. Em 2019, a equipe Risi Competizione competiu na prova francesa com uma decoração criada por 21 pares de estudantes da ENSAAMA, a Escola de Arte e Design de Paris.

Criados pela equipe oficial da Porsche na década de 1970, os “art cars” tornaram-se atrações à parte nas 24 Horas de Le Mans. Agora chegam ao GP de São Paulo 1000 Milhas por intermédio de outra equipe da marca, a brasileira Stuttgart Motorsport.

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Por: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*