Átila Abreu aproveita Fan Push para vencer corrida 2 em Santa Cruz do Sul

Piloto da Shell V-Power usou o recurso na ultrapassagem que lhe colocou na liderança da prova. Thiago Camilo e Felipe Fraga fecharam o pódio

Depois da vitória dominante de Marcos Gomes na primeira prova deste domingo (20) em Santa Cruz do Sul, quem comemorou no topo do pódio da corrida 2 foi Átila Abreu. O piloto da Shell Racing usou de estratégia, uma excelente parada de box, um carro competitivo e um recurso presenteado pelo público: o Fan Push, que dá a seis pilotos eleitos por etapa um acionamento extra do botão de ultrapassagem. Foi fazendo uso disso que o sorocabano conseguiu a ultrapassagem sobre Thiago Camilo para vencer pela primeira vez na temporada.

“Primeiro eu quero agradecer ao público pelos votos no Fan Push. Foi com ele que eu passei o Thiago e consegui assumir a liderança para vencer a corrida. Estes votos foram fundamentais”, agradeceu o vencedor da prova. “Tivemos muitos problemas até agora, e tem sido muito difícil desde o começo do ano, mesmo contando com um carro competitivo. O pior deles foi na última etapa em Londrina, em que liderávamos e fomos punidos por um erro que cometemos no pit stop. Estava engasgado, e aqui fizemos um pit stop maravilhoso. Acabei a primeira corrida com 13 dos 16 acionamentos”, disse.

Antes da largada, os pilotos Bia Figueiredo, Bruno Baptista, Nonô Figueiredo, Rubens Barrichello, Átila Abreu e Ricardo Maurício foram os premiados com o Fan Push pela votação popular no site oficial da Stock Car e ganham um acionamento extra do botão de ultrapassagem. Para um deles, este detalhe seria fundamental.

Felipe Lapenna manteve a liderança em uma primeira volta com alguns acidentes. Rafael Suzuki, Lucas Foresti, Ricardo Maurício, Bia Figueiredo, Tuka Rocha, Denis Navarro e até Max Wilson se envolveram em batidas ainda na primeira volta, forçando a entrada do carro de segurança.

Na relargada, que aconteceu na abertura da quarta volta, os líderes eram Lapenna, Cesar Ramos, Thiago Camilo, Allam Khodair e Átila Abreu. Daniel Serra era o sexto colocado, seguido de Julio Capos, Marcos Gomes, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande – que logo depois abandonaria com um vazamento no radiador – fechando os dez primeiros. Cesar Ramos tentou a ultrapassagem na primeira curva, mas o piloto da Cavaleiro conseguiu retomar a ponta.

Na 14ª volta, Lapenna se dirigiu aos boxes para o pit stop obrigatório, assim como Cesar Ramos, Thiago Camilo e Daniel Serra. Tendo de abastecer com mais combustível, o piloto da Cavaleiro perdeu as posições para Camilo, Serra, Ramos e também para Felipe Fraga no retorno à pista.

Parando na volta seguinte, Átila Abreu, então quinto colocado, voltou à frente do gaúcho da Blau Motorsport, na segunda posição. A ordem após as paradas tinha Camilo em primeiro, Átila em segundo, Fraga em terceiro, Ramos em quarto, Serra em quinto e Lapenna em sexto na volta 18.

O líder do campeonato tomou a quarta posição de Cesar Ramos na 20ª volta usando o botão de ultrapassagem e a concluindo com sucesso na primeira curva. No giro seguinte, Marcos Gomes ultrapassou Felipe Lapenna pelo sexto lugar.

Átila Abreu passou a pressionar Thiago Camilo pela vitória. Segundo e primeiro colocados, os pilotos de Shell V-Power e Ipiranga Racing abriram a 22ª volta separados por apenas 0,05 segundo, deixando a definição do vencedor completamente em aberto a oito minutos do final. Na volta seguinte, Átila concluiu a ultrapassagem sobre Camilo usando o Fan Push. Fraga aproveitou a disputa e se juntou à dupla de líderes.

O piloto da Shell V-Power conseguiu abrir 1,5 segundo sobre Camilo, que entrou na alça de mira do campeão de 2016, Felipe Fraga. Marcos Gomes tomou o quarto lugar de Daniel Serra na 26ª volta e se aproximou de Fraga. Rubens Barrichello também subia ao passar Lapenna e Ramos e assumir a sexta posição.

“Vencemos. Tiramos este peso das costas e agora teremos dois meses e meio para comemorar, e isso nos enche de ânimo na preparação para a Corrida do Milhão”, concluiu Átila.

Em segundo terminou Thiago Camilo, com Felipe Fraga em terceiro lugar. Marcos Gomes, Daniel Serra, Rubens Barrichello, Cesar Ramos, Felipe Lapenna, Julio Campos e Valdeno Brito fecharam os dez primeiros da prova.

Daniel Serra permanece na liderança, agora com maior vantagem. Com 152 pontos, ele aumentou de 36 para 43 pontos a diferença na ponta. Com o abandono de Cacá Bueno na primeira prova – e a não-disputa da segunda -, Marcos Gomes é o novo vice-líder, com 109. Felipe Fraga é o terceiro com 91, seguido por Max Wilson (90), Julio Campos (87), Cacá (80), Barrichello (80), Lucas di Grassi (68) – que não disputou a etapa -, Thiago Camilo (66) e Átila Abreu (63) são os dez mais bem colocados na tabela do campeonato.

Agora, a Stock Car tem uma pausa de mais de dois meses em virtude da Copa do Mundo e volta com tudo em Goiânia, no dia 5 de agosto, para a Corrida do Milhão.

Resultado parcial Corrida 2 – Top-10*
1. 51 Átila Abreu (Shell V-Power)
2. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
3. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing)
4. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team)
5. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC)
6. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports)
7. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport)
8. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex)
9. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing)
10. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team)
*RESULTADOS SUJEITOS A VERIFICAÇÕES TÉCNICAS E DESPORTIVAS

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (TOP-10)
1. Daniel Serra – 152 pontos
2. Marcos Gomes – 109
3. Felipe Fraga – 91
4. Max Wilson – 90
5. Julio Campos – 87
6. Cacá Bueno – 80
7. Rubens Barrichello – 80
8. Lucas di Grassi – 68
9. Thiago Camilo – 66
10. Átila Abreu – 63

Stock Manager: você no comando de sua própria equipe de Stock Car!
Participe: 
http://www.stockcar.com.br/stock-manager

Mais notícias em:  www.stockcar.com.br

Para FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO, visite nossa galeria no 
Flickr

Canal Oficial no YOUTUBE. Inscreva-se!

Stock Car no 
Facebook:

Página oficial no Twitter: @stock_car

Instagram: 
@stock_car

Foto: Duda Bairros/VICAR/Vipcomm

Por Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*