Piloto da equipe Shell Racing é o terceiro colocado no campeonato, com 70 pontos, 16 atrás do líder; prova no Rio Grande do Sul deve ser a primeira do ano que deve exigir troca de pneus devido ao asfalto abrasivo do circuito gaúcho que recebeu a primeira corrida da Stock Car em 1979
A quinta etapa da Stock Car, que será disputada neste final de semana em Tarumã, na Grande Porto Alegre (RS), deve acirrar a briga pela liderança do campeonato. A expectativa é de um dos ponteiros da temporada 2016, Átila Abreu, da equipe Shell Racing, terceiro colocado na tabela com 70 pontos, a 16 do líder.
O sorocabano está em ascensão no campeonato, especialmente após a etapa passada, em Santa Cruz do Sul, onde o piloto destacou a evolução do time nos treinos classificatórios.
“Tivemos um resultado positivo em Santa Cruz do Sul, com uma importante melhora em ritmo de classificação. Mas ainda temos que melhorar mais para brigar pelo título e por isso esperamos esta maior evolução agora em Tarumã”, completa Átila, que na etapa passada foi um dos únicos pilotos a conquistar dois top-10 na rodada dupla, incluindo um sexto lugar na prova que distribui mais pontos.
“Mesmo sem brigar pela pole em nenhuma das quatro primeiras etapas do ano, estamos entre os três primeiros no campeonato e com uma distância curta do líder. Se a gente conseguir brigar pela ponta no treino classificatório e virar protagonista em todas as corridas, podemos brigar palmo a palmo pelo título. Vamos trabalhar bastante para isso”, diz Átila, que subiu no pódio em Tarumã no ano de 2012 após conquistar um 2º lugar.
Pela quinta vez no ano, a estratégia de pit stop deverá ter novidades na Stock Car. Desta vez, com a alta probabilidade de troca de pneus, já que o forte desgaste dos compostos na pista localizada em Viamão pode compensar o tempo perdido nos boxes.
“Até agora, a estratégia dos primeiros colocados na corrida principal (que distribui 30 pontos para o vencedor) não incluiu a troca de pneus. Como o histórico da pista de Tarumã aponta alto desgaste de pneus ao final das corridas, este será mais um ponto de atenção para pilotos e equipes e pode criar uma dinâmica diferente”, explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.
Para embaralhar ainda mais as possibilidades de estratégia para a rodada dupla de domingo, a previsão do tempo indica possibilidade de pancadas de chuva para a quinta etapa do campeonato. “A chuva muda o cenário da estratégia completamente e é importante destacar que teremos todos os treinos no sábado, o que torna esta etapa ainda mais acirrada”, diz Mattheis.
A programação de pista da Stock Car no circuito que recebeu a primeira corrida da história da categoria (em 1979) terá início neste sábado, a partir das 7h50. O treino classificatório também será neste dia, às 14h, com transmissão ao vivo do Sportv. O canal exibe a rodada dupla de domingo, a partir das 14h.
Programação completa:
Sábado, 25 de junho
07h50 – 08h00 – Shakedown Stock Car
08h05 – 08h45 – 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 – 09h30 – 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h10 – 11h50 – 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h55 – 12h35 – 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
14h00 – 15h00 – Classificação Stock Car
Domingo, 26 de junho
14h00 – Largada (Corrida 1) Stock Car
15h10 – Largada (Corrida 2) Stock Car
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.
RF1 – Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Fone:(11) 3284-6101/8295-1208
Email: rodrigofranca@uol.com.br
Foto: Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1