Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande elogia novo formato das provas em 2024

Piloto da AMattheis Vogel analisou as mudanças no regulamento da Stock Car e vai em busca do tricampeonato na temporada 2024

Bicampeão da Stock Car e atual detentor do título, Gabriel Casagrande viu de forma positiva as mudanças anunciadas hoje para o regulamento desportivo da Stock Car 2024.

O piloto da equipe AMattheis Vogel elogiou a maioria das alterações do formato do qualy e das corridas. A principal categoria do automobilismo nacional passará a ter uma prova sprint de 30 minutos no sábado e uma corrida longa de 50 minutos no domingo.

“Eu gostei de várias alterações: tempo de corrida, novo formato das provas e também as mudanças do classificatório. As corridas vão dar mais destaque para o piloto que tiver melhor performance, isso é positivo, evitando que a vitória na corrida 2 ficasse com quem praticamente descartou a prova 1. O qualy agora traz mais possibilidades de passar de uma fase para a outra e isso também foi positivo”, diz Casagrande.

Apesar de destacar a maioria das alterações positivas, o atual campeão lamentou a continuação do lastro de sucesso, que pune os seis melhores colocados do campeonato com peso extra para a etapa seguinte.

“A continuação do lastro de sucesso é uma forma artificial de equilibrar a categoria, então foi uma pena que eles mantiveram isso. De qualquer forma, nós estamos acostumados com isso, conseguimos conquistar o título mesmo com esta regra e vamos fazer o nosso melhor para sempre estarmos com ele, sendo assim um sinal de que estamos bem no campeonato”, completa Casagrande, que foi campeão em 2021 e em 2023 com o carro da AMattheis Vogel.

A temporada 2024 da Stock Car começará nos dias 2 e 3 de março no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Confira abaixo as principais novidades da Stock Car 2024:

12 eventos em rodada dupla. Total de 24 corridas por ano

● Corrida Sprint (sábado)
30 minutos
Pit stop: troca de obrigatória de pelo menos um pneu

● Corrida Principal (domingo)
50 minutos
Pit stop: troca de obrigatória de pelo menos dois pneus

● Classificatório
Q1: 2 grupos de 16 carros
Q2: 1 grupo de 20 carros
Q3: 1 grupo de 8 carros

● Grid
Sprint: inversão dos 12 primeiros no classificatório
Principal: formação original do classificatório

● Fan Push
Mais acionamentos por corrida
Períodos mais curtos de potência extra

● Descartes
Duas provas, ao invés de quatro, como em 2023

Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
Etapa / Data / Local
1ª – 03/03 – Goiânia (GO)
2ª – 24/03 – Velocitta (SP)
3ª – 21/04 – Interlagos (SP)
4ª – 19/05 – Cascavel (PR)
5ª – 30/06 – Velocitta (SP)
6ª – 28/07 – Goiânia (GO)
7ª – 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
8ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
9ª – 06/10 – Argentina
10ª – 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª – 24/11 – Brasília (DF)
12ª – 15/12 – Interlagos (SP)

Foto: Rodrigo Guimarães /RF1

 

por Luiz Felipe Chaguri (Paulista Digital)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*