Audi A3 Sedan 1.8 TFSI, a ninfa dos seus sonhos
Impossível não se apaixonar pelas linhas sinuosas e ousadas do Audi Sedan 1.8 TFSI, muito menos pela sua volúpia por andar, e andar forte.
A bela Audi desembarcou entre nós no final do ano passado e disposta a encontrar um lugar na veneração pelos fãs da marca, e principalmente por aqueles que não abrem mão de acreditar nos milagres da carroceria de 3 volumes.
Já havíamos estreado nossa coluna de testes exatamente com a irmã mais nova da nossa “ninfa”, a versão com motor 1.4. Como Lore lay, a nifa do Reno, nossa A3 encanta pelo seu sonido inebriante do motor e se apóia no tradição da esportividade do nome e não decepciona em nenhum momento, ´já que conta com um conjunto mecânico excepcional e uma construção extremamente esmerada.
Design
A primeira impressão é a frente que tem um ar misterioso, exótico, quase agressivo, com os faróis bixenônio e a lanterna de led que deu aquele olhar de mulher misteriosa e ao mesmo tempo apaixonante.
As linhas remetem a imagem de um coupê, mas com todas vantagens do sedan. A grade dianteira, cortada por uma barra da mesma cor tem dimensões generosas, ladeada por faróis de milha.
As linhas laterais do carro, com um vinco que cortam a extremidade de uma ponta a outra, exibem toda elegância desta belíssima maquina com seu teto baixo e linhas fluidas. As rodas de liga leve de aro 17, são calçadas por pneus Dunlop Sport Maxx 225/45 R17.
Vida à bordo
Se somente de olhar você já havia se encantado, ao entrar na intimidade de nossa ninfa o encantamento torna-se total. Tudo é feito para agradar, dar muito conforto e total segurança.
Os materiais são agradáveis ao tato e o acabamento em cinza escuro dá um ar sofisticado. Tudo está ergonomicamente distribuído pela cabine, com direção eletromecânica, volante com regulagem de altura e profundidade, espelhos retrovisores elétricos, ar condicionado, espelhos de cortesia iluminados, cintos de segurança com sensores de afivelamento e vidros laterais e traseiro com isolante térmico.
Bancos de couro, com ajustes elétricos e bumps (bolsas de ar que se inflam para apoiar e relaxar a musculatura dorsal) incrementam o luxo e conforto. O carro dispõe de sete airbags, incluindo o de joelho para o condutor, todos passageiros tem direito a cintos de três pontos com pré-tensionador e isofix fixação de cadeirinhas no banco traseiro..
O banco do motorista tem regulagem de altura e distância elétricos, o do passageiro é manual, mas ambos contam com extensores para as coxas e o bump. Para domar toda volúpia da nossa máquina, temos m câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades (S-tronic) com padle-shift, e o freio de estacionamento é elétrico.
O campo de visão é excelente graças a grande área envidraçada, sensor de estacionamento completa o pacote. Com 2,63 m no seu entreeixos, a vida a bordo para aqueles que vão a frente é quase o “Valhalla”, atrás mais dói adultos de dimensões não muito avantajadas viajam bem acomodados, uma vez que dispõe inclusive de saídas de ar condicionado para si.
O porta-malas tem a capacidade de 425 litros, tem ótimo ângulo de abertura e como a irmã mais nova (versão 1.4) conta com a prática rede no porta-malas permitindo carregar objetos virem fontes de ruídos, ou se quebre algo mais delicado.
Condução
Uso urbano
Mais uma vez submetemos nosso veículo ao caótico trânsito da capital paulista, agora com o agravante de a Prefeitura usar um subterfúgio para esconder sua incompetência em resolver os problemas de mobilidade, mascarando isso com a redução de velocidade em várias vias da capital.
O consumo no anda, para, anda, para e continua parado novamente foi excelente. Gastamos uma média de 8,7 km/l. Novamente temos que destacar o prático e inteligente sistema start/ stop, que desliga automaticamente o carro toda vez que se para em um farol ou no congestionamento e volta a ligá-lo assim que se tira o pé do freio, isso auxilia não somente na melhora do consumo de combustível, como diminui a emissão de poluentes na atmosfera.
Isso aliado ao sistema TFSI (Turbo + Fuel Stratifield Injection), onde o turbo disponibiliza o torque já desde 1.250 rpm. O turbocompressor tem um atuador elétrico da válvula de escape que regula a pressão de carga com rapidez e precisão, com um coletor de escape integrado na cabeça do cilindro refrigerado a água, encurtando o período de aquecimento do motor e reduzindo a temperatura dos gases de escape.
O sistema FSI injeta o combustível direto nas câmaras de combustão de forma pulverizada, permitindo um uso preciso da quantidade necessária para o funcionamento do motor a cada instante. O motor do carro parece que nunca irá parar de empurrar.
A suspensão é rígida, mas muito confortável e quase não se sente os solavancos do piso lunar das nossas ruas. Achar seu destino ficou mais fácil graças ao navegador que exibe um belo lay-out 3D na tela de 7 polegadas do sistema multimídia do Audi (Audi MMI).
O som não fica devendo nada a uma casa de shows, com potência e clareza nos 6 auto-falantes do habitáculo.
Uso rodoviário
Desta vez essa parte do teste ficou a cargo do nosso companheiro de redação Pedro Rodrigo. Aqui é preciso cuidado, ou quando menos se perceber sua habilitação vai entrar para lista negra. São necessários somente 7,8 segundos para se ir de 0 a100 km/h. O consumo bateu na casa dos 17,8 km/l.
A segurança esta mais que garantida, com retomada de velocidade muito vigorosa, embora se note um pequeno lag (demora na resposta do turbo) ao se pisar fundo no acelerador.
Uso em Pista
Colocamos nosso Audi A3 Sedan 1.8 TFSI (Ambition) na pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) em Piracicaba. Este seu escriba e também Danilo Gaidarji conduziram o carro para dar seu parecer.
Mudamos a configuração de Confort para Dynamic e utilizamos os paddles shifts para manter o motor sempre dentro da faixa ideal de torque. O sistema Audi drive select dispõe de quatro configurações (comfort, auto, dynamic, individual). Assim você pode adaptar as características da suspensão para que se ajustem às suas necessidades.
A pista bastante técnica e travada mostrou o quando o carro é rápido, e parecia adivinhar aquilo que desejávamos. Perto do limite uma saída de frente leve avisa que estamos com um sedan familiar e não um veículo de competição, mas esse limite é muito alto, traduzindo em uma segurança muito grande.
Conclusão
Se com a versão 1.4 dissemos que o A3 Sedan era um expresso de cavalheiros, agora com o 1.8 podemos dizer que estamos com um jato executivo e viajando de primeira classe. A “Ninfa” nos tornou inteiramente enfeitiçados pelo seu poder.
Ficha Técnica
Motor: 1.8 turbo
Potência: 180 cv a 5.100 rpm a 6.200 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.250 rpm a 5.000 rpm
Câmbio: automatizado de 7 velocidades com paddle-shift
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,8 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.756 mm
Altura: 1.416 mm
Entre-eixos: 2.637 mm
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 425 litros
Peso: 1200 quilos
Breve História da Audi
Audi AG é uma montadora alemã que faz parte do grupo Volkswagen, e inclui no grupo Audi AG a Lamborghini e a Ducati.
A história da marca remonta ao final do século XIX quando August Horch iniciou a construção e automóveis, fundando a marca Horch. A sede da fábrica ficava em Zwickau.
Em 1909 devido a desentendimentos com outros diretores, Horch vendeu os direitos ao nome e fundou outra empresa, desta vez com seu nome traduzido para o latim: Audi. Com o tempo a Audi absorveu outras marcas, e isso deu origem ao símbolo da marca, os anéis entrelaçados.
As marcas representadas são a Audi, DKW, Wanderer e Horch, dando origem a Auto Union. Depois do final da segunda guerra graças à ajuda financeira proveniente do Plano Marshall juntamente com os empréstimos que foram concedidos pelo Estado da Baviera, a empresa Auto Union foi reconstruída em Ingolstadt (Baviera) e reabriu as portas a 3 de Setembro de 1949.
O Volkswagen Group adquiriu os direitos de comercialização da Auto Union em 1964, e decidiu lançar a marca Audi de volta ao mercado.
No Brasil a marca desembarcou em 18 de novembro de 1993, com a oficialização do acordo operacional entre a Senna Import e a Audi AG pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, em Ingolstadt, Alemanha.
Em março de 2005, a Audi AG assume 100% dos negócios no país com o surgimento da Audi Brasil Distribuidora de Veículos, empresa multinacional disposta a dar sequência ao sucesso da marca no país.
Texto e Fotos: João Vasconcelos