Bandeira vermelha concluiu dia de testes em Le Mans
A explosão do motor do Ligier Honda de Oswaldo Negri, colocou fim ao dia de testes que as equipes estão realizando no circuito de La Sarthe, já com vistas a 84ª edição das 24 Horas de Le Mans. Negri saiu ileso do acidente, mas os danos no guard-rail foram bastantes extensos e os comissários notaram que os consertos iriam demorar demais.
A melhor marca acabou ficando com o brasiliero Lucas di Grassi (Audi R18), que registrou o tempo de 3m21s375. A marca acabou sendo oito décimos melhor que a do Porsche 919 hybrid de Mark Webber.
O ex-F1, Mark Webber, havia acabado de registrar a marca de 3m22s’270 , quando foi superado pela formação de Ingolstad. O terceiro mais rápido foi o suiço Neel Jani com outro Porsche.
O segundo Audi ficou com o quarto tempo, sendo conduzido por André Lotterer. A Toyota se viu as voltas com problemas, mas ainda assim ficaram com o quinto e sexto melhores tempos.
Na LMP2 a melhor marca foi de Tristan Gommendy (3m36s’690) a bordo de um Oreca 05 da Eurasia Motorsport.
Na classe GTE Pro a melhor marca foi de Antonio Garcia (Corvette C7R) com o tempo de 3m55s122, superando por apenas três décimos a marca do Porsche911 RSR de Nick Tandy.
Veja os tempos dos testes em Le Mans:
1 – Di Grassi-Duval-Jarvis (Audi R18) – Audi – 3m21s375
2 – Behrnard-Webber-Hartley (Porsche 919) – Porsche – 3m22s270
3 – Dumas-Jani-Lieb (Porsche 919) – Porsche – 3m22s334
4 – Fassler-Lotterer-Treluyer (Audi R18) – Audi – 3m22s588
5 – Davidson-Buemi-Nakajima-Wurz (Toyota TS050) – Toyota – 3m23s197
6 – Sarrazin-Conway-Kobayashi-Wurz (Toyota TS050) – Toyota – 3m23s721
7 – Tuscher-Imperatori-Kraihamer (Rebellion R-One) – Rebellion – 3m27s062
8 – Prost-Heidfeld-Piquet (Rebellion R-One) – Rebellion – 3m27s117
9 – Trummer-Webb-Kaffer (CLMP1/01-AER) – ByKolles – 3m33s025
10 – Pu-Gommendy-De Bruun (Oreca 05-Nissan) – Eurasia – 3m36s690
11 – Menezes-Lapierre-Richelmi (Alpine A460-Nissan) – Alpine – 3m37s397
12 – Rusinov-Stevens-Brundle (Oreca 05-Nissan) – G-Drive – 3m37s503
13 – Dolan-Dennis-Van Der Garde (Gibson 015S-Nissan) – G-Drive – 3m37s581
14 – Graves-Rao-Merhi (Oreca 05-Nissan) – Manor – 3m38s383
15 – Matsuda-Howson-Bradley (Oreca 05-Nissan) – KCMG – 3m38s486
16 – Thiriet-Beche-Hirakawa (Oreca 05-Nissan) – Thiriet – 3m38s581
17 – Pew-Negri-Vanthoor (Ligier JSP2-Honda) – Shank – 3m38s589
18 – Cheng-Tung-Panciatici (Alpine A460-Nissan) – Alpine – 3m39s298
19 – Minassian-Mediani-Wirth (BR01-Nissan) – SMP – 3m39s804
20 – Barthez (Ligier JSP2-Nissan) – Panis-Barthez – 3m39s914
21 – Petrov-Shaytar-Ladygin (BR01-Nissan) – SMP Racing – 3m39s966
22 – Derani-Cumming (Ligier JSP2-Nissan) – ExtremeSpeed – 3m40s239
23 – Leventis-Watts-Kane (Gibson 015S-Nissan) – Strakka – 3m41s371
24 – Rojas-Canal-Lancaster (Ligier JSP2-Nissan) – Greaves – 3m41s625
25 – Krohn-Jonsson (Ligier JSP2-Nissan) – Krohn – 3m41s625
26 – Keating-Bleekemolen-Goossens (Oreca 05-Nissan) – Murphy – 3m42s537
27 – Gonzalez-Senna-Albuquerque (Ligier JSP2-Nissan) – RGR – 3m42s568
28 – Munemann-Hoy-Pizzitola (Ligier JSP2-Nissan) – Algarve – 3m42s592
29 – Taittinger-Striebig-Roussel (Morgan-Nissan) – Pegasus – 3m42s634
30 – Sharp-Brown-Van Overbeek (Ligier JSP2-Nissan) – ExtremeSpeed – 3m44s193
31 – Leutwiler-Nakano-Winslow-Koutsoumidis (Oreca 03R-Judd) – Race Performance – 3m45s455
32 – Capillaire-Coleman-Maris-Lombard (Ligier JSP2-Judd) – Lombard – 3m45s587
33 – Sausset-Tinseau-Bouvet (Morgan-Nissan) – SRT41 – 3m48s253
34 – Magnussen-Garcia-R.Taylor (Corvette C7) – Corvette – 3m55s122
35 – Pilet-Estre-Tandy (Porsche 991) – Porsche – 3m55s402
36 – Makowiecki-Bamber-Bergmeister (Porsche 991) – Porsche – 3m55s691
37 – Gavin-Milner-J.Taylor (Corvette C7) – Corvette – 3m55s837
38 – Bruni-Calado-Pier Guidi (Ferrari 488) – AF Corse – 3m55s900
39 – Briscoe-Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 3m56s039
40 – Rigon-Bird-Bertolini (Ferrari 488) – AF Corse – 3m56s115
41 – Pla-Mucke-Johnson (Ford GT) – Ganassi – 3m56s167
42 – Fisichella-Vilander-Malucelli (Ferrari 488) – Risi – 3m56s170
43 – Thiim-Sorensen-Turner (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3m56s191
44 – Stanaway-Rees-Adam (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3m56s523
45 – Franchitti-Priaulx-Tincknell (Ford GT) – Ganassi – 3m56s596
46 – Hand-Muller (Ford GT) – Ganassi – 3m56s630
47 – Lietz-Christensen-Eng-Bachler (Porsche 991) – Dempsey/Proton – 3m56s990
48 – Yamagishi-Ragues-Belloc-Catsburg (Corvette C7) – Larbre – 3m57s999
49 – Cameron-Griffin-Scott (Ferrari 488) – AF Corse – 3m58s869
50 – Sweedler-Bell-Segal (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 3m58s981
51 – Mok-Sawa-Bell (Ferrari 458) – Clearwater – 3m59s300
52 – Perrodo-Collard-Aguas (Ferrari 458) – AF Corse – 3m59s313
53 – Dalla Lana-Lamy-Lauda (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3m59s337
54 – Ried-Henzler-Camathias (Porsche 991) – KCMG – 3m59s374
55 – Wainwright-Carroll-Barker (Porsche 991) – Gulf – 3m59s433
56 – Laursen-Mac-Nielsen (Ferrari 458) – Formula Racing – 4m00s415
57 – Macneil-Keen-Miller-Jeannette (Porsche 991) – Proton – 4m01s258
58 – Al Qubaisi-Long-Heinemeier Hanss (Porsche 991) – Proton – 4m01s773
59 – OmConnell-Bryant-Patterson (Corvette C6) – Team AAI – 4m02s109
60 – Howard-Griffin-Hirsch (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 4m03s896
Texto João Vasconcelos
Foto – Audi Media