Audi vence na abertura do WEC

Ingolstad derrota Stuttgart por 46 segundos ao final de seis horas

 

 

2016-6-Heures-de-Silverstone-Adrenal-Media-GT7D2933_nA Audi conquistou a vitória na prova de abertura do WEC (World Endurance Championship – Campeonato Mundial de Endurance) 2016, em um final emocionante, após 6 horas de corrida.

O trio que conduzia o Audi R18 (Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler) deu para fábrica de Ingolstad a primeira vitória desde maio passado, quando haviam vencido a prova de Spa-Francorchamps. Na bandeirada o Audi tinha míseros 46s065 de vantagem sobre o Porsche 919 conduzido por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb.

A batalha entre as marcas alemãs (ambas de propriedade do Grupo Volkswagen AG) começou se desenhar ainda na segunda metade da  corrida, fazendo antever o trilher de suspense.

Quando a corrida entrou na hora final, Marcel Fassler tinha 16 segundos de vantagem, mas o Porsche em poucas voltas reduziu essa diferença para somente 6 segundos, depois que Neel Jani fez seu pitstop e trocou somente dois dos quatro pneus.

Para azar do suiço três voltas depois um pneu furado o obrigou a uma nova parada nos boxes. Jani logo acelerando como um possesso voltava a ficar 10 segundos atrás do Audi.

Faltando 35 minutos para o final a Audi entrava para seu último pitstop , mais para um splash and go, já sabendo que a parada não programada da Porsche a obrigaria a nova parada também, sob risco de uma pane seca.

O Porsche realmente precisou deste reabastecimento, quando faltavam sete voltas para o final. A terceira posição fico com o novo Toyota 050 de Stephane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi, a uma volta dos bólidos alemães.

Os dois carros da Rebellion terminaram em quarto e quinto lugares. Matheo Tuscher/ Dominik Kraiharmer e Alexander Imperatori conquistaram assim a vitória entre os carros da LMP1 não híbridos. Nelson Ângelo Piquet e seus companheiros Nicolas Prost e Nick Heidfeld ficaram em segundo.

O Porsche de Mark Webber, Timo Berhard e Brendon Hartley, liderou a prova por 17 voltas, após ultrapassar o Audi de Lotterer na largada, mas um acidente quando Webber estava no seu stint os forçou ao abandono. O Audi de Oliver Jarvis Loic Duval e Lucas Di Grassi deixou a prova ainda na sua terceira hora.

Um problema com o sistema de recuperação de energia forçou Di Grassi a desligar a parte do sistema que gera energia para o motor de eixo dianteiro, mas em seguida o carro parou na pista. Duval nem chegou a pilotar.

A Toyota também teve sua cota de má sorte com uma das tripulações, o carro de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima teve um pneu furado ainda na quarta hora de corrida. Nakajima teve que dar uma volta completa com o pneu traseiro direito furado.

O tempo perdido jogou o trio para um distante 17º lugar no final. Na LMP2 vitória do Ligier JS P2 de Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez.

Em segundo na categoria outro Ligier, este conduzido por Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming. Na Pro GTE domínio da Ferrari, onde a escuderia AF Corse obteve a dobradinha com Sam Bird e Davide Rigon com seu Ferrari 488 GTE à frente de Gianmaria Bruni e James Calado.

Na GTE Am vitóia do Ferrari 458 Italia de Emmanuel Collard, Rui Aguas e François Perrodo.

Resultado final da 6 Horas de Silverstone:

1

LMP1

Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER Audi R18

6h01m06s963

2

LMP1

Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB Porsche 919 Hybrid

46s065

3

LMP1

Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY, Kamui KOBAYASHI Toyota TS050 – Hybrid

1 Volta

4

LMP1

Mathéo TUSCHER, Dominik KRAIHAMER, Alexandre IMPERATORI Rebellion R-One – AER

11 Voltas

5

LMP1

Nicolas PROST, Nelson PIQUET JR, Nick HEIDFELD Rebellion R-One – AER

13 Voltas

6

LMP2

Ricardo GONZALEZ, Filipe ALBUQUERQUE, Bruno SENNA LIGIER JS P2 – Nissan

15 Voltas

7

LMP2

Ryan DALZIEL, Luis Felipe DERANI, Christopher CUMMING LIGIER JS P2 – Nissan

15 Voltas

8

LMP2

Roman RUSINOV, Nathanaël BERTHON, René RAST Oreca 05 – Nissan

15 Voltas

9

LMP2

Gustavo MENEZES, Nicolas LAPIERRE, Stéphane RICHELMI Alpine A460 – Nissan

16 Voltas

10

LMP2

Nick LEVENTIS, Danny WATTS, Jonny KANE Gibson 015S – Nissan

17 Voltas

11

LMP2

Matthew RAO, Richard BRADLEY, Roberto MERHI Oreca 05 – Nissan

17 Voltas

12

LMP2

David CHENG, Ho-Pin TUNG, Nelson PANCIATICI Alpine A460 – Nissan

18 Voltas

13

LMP2

Vitaly PETROV, Kirill LADYGIN, Victor SHAYTAR BR01 – Nissan

18 Voltas

14

LMP2

Scott SHARP, Ed BROWN, Johannes VAN OVERBEEK LIGIER JS P2 – Nissan

19 Voltas

15

LMP1

Simon TRUMMER, Oliver WEBB, James ROSSITER CLM P1/01 – AER

22 Voltas

16

LMP2

Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, BR01 – Nissan

23 Voltas

17

LMP1

Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA Toyota TS050 – Hybrid

24 Voltas

18

LMGTE Pro

Davide RIGON, Sam BIRD, Ferrari 488 GTE

27 Voltas

19

LMGTE Pro

Gianmaria BRUNI, James CALADO, Ferrari 488 GTE

28 Voltas

20

LMGTE Pro

Nicki THIIM, Marco SØRENSEN, Darren TURNER Aston Martin Vantage V8

28 Voltas

21

LMGTE Pro

Marino FRANCHITTI, Andy PRIAULX, Harry TINCKNELL Ford GT

29 Voltas

22

LMGTE Pro

Billy JOHNSON, Stefan MÜCKE, Olivier PLA Ford GT

29 Voltas

23

LMGTE Am

François PERRODO, Emmanuel COLLARD, Rui AGUAS Ferrari F458 Italia

31 Voltas

24

LMGTE Am

Paul DALLA LANA, Pedro LAMY, Mathias LAUDA Aston Martin Vantage V8

32 Voltas

25

LMGTE Am

Yutaka YAMAGISHI, Pierre RAGUES, Paolo RUBERTI Chevrolet Corvette C7

33 Voltas

26

LMGTE Pro

Richard LIETZ, Michael CHRISTENSEN, Porsche 911 RSR (2016)

40 Voltas

27

LMGTE Am

Christian RIED, Wolf HENZLER, Joël CAMATHIAS Porsche 911 RSR

40 Voltas

28

LMGTE Am

Khaled AL QUBAISI, David HEINEMEIER HANSSON, Klaus BACHLER Porsche 911 RSR

41 Voltas

29

LMGTE Pro

Richie STANAWAY, Fernando REES, Aston Martin Vantage V8

43 Voltas

30

LMP2

Tor GRAVES, Will STEVENS, James JAKES Oreca 05 – Nissan

65 Voltas

31

LMP1

Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY Porsche 919 Hybrid

124 Voltas

32

LMP1

Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS Audi R18

125 Voltas

33

LMGTE Am

Michael WAINWRIGHT, Adam CARROLL, Ben BARKER Porsche 911 RSR

138 Voltas

 

Texto – João Vasconcelos
foto – WEC média

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