Ingolstad derrota Stuttgart por 46 segundos ao final de seis horas
A Audi conquistou a vitória na prova de abertura do WEC (World Endurance Championship – Campeonato Mundial de Endurance) 2016, em um final emocionante, após 6 horas de corrida.
O trio que conduzia o Audi R18 (Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler) deu para fábrica de Ingolstad a primeira vitória desde maio passado, quando haviam vencido a prova de Spa-Francorchamps. Na bandeirada o Audi tinha míseros 46s065 de vantagem sobre o Porsche 919 conduzido por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb.
A batalha entre as marcas alemãs (ambas de propriedade do Grupo Volkswagen AG) começou se desenhar ainda na segunda metade da corrida, fazendo antever o trilher de suspense.
Quando a corrida entrou na hora final, Marcel Fassler tinha 16 segundos de vantagem, mas o Porsche em poucas voltas reduziu essa diferença para somente 6 segundos, depois que Neel Jani fez seu pitstop e trocou somente dois dos quatro pneus.
Para azar do suiço três voltas depois um pneu furado o obrigou a uma nova parada nos boxes. Jani logo acelerando como um possesso voltava a ficar 10 segundos atrás do Audi.
Faltando 35 minutos para o final a Audi entrava para seu último pitstop , mais para um splash and go, já sabendo que a parada não programada da Porsche a obrigaria a nova parada também, sob risco de uma pane seca.
O Porsche realmente precisou deste reabastecimento, quando faltavam sete voltas para o final. A terceira posição fico com o novo Toyota 050 de Stephane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi, a uma volta dos bólidos alemães.
Os dois carros da Rebellion terminaram em quarto e quinto lugares. Matheo Tuscher/ Dominik Kraiharmer e Alexander Imperatori conquistaram assim a vitória entre os carros da LMP1 não híbridos. Nelson Ângelo Piquet e seus companheiros Nicolas Prost e Nick Heidfeld ficaram em segundo.
O Porsche de Mark Webber, Timo Berhard e Brendon Hartley, liderou a prova por 17 voltas, após ultrapassar o Audi de Lotterer na largada, mas um acidente quando Webber estava no seu stint os forçou ao abandono. O Audi de Oliver Jarvis Loic Duval e Lucas Di Grassi deixou a prova ainda na sua terceira hora.
Um problema com o sistema de recuperação de energia forçou Di Grassi a desligar a parte do sistema que gera energia para o motor de eixo dianteiro, mas em seguida o carro parou na pista. Duval nem chegou a pilotar.
A Toyota também teve sua cota de má sorte com uma das tripulações, o carro de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima teve um pneu furado ainda na quarta hora de corrida. Nakajima teve que dar uma volta completa com o pneu traseiro direito furado.
O tempo perdido jogou o trio para um distante 17º lugar no final. Na LMP2 vitória do Ligier JS P2 de Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez.
Em segundo na categoria outro Ligier, este conduzido por Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming. Na Pro GTE domínio da Ferrari, onde a escuderia AF Corse obteve a dobradinha com Sam Bird e Davide Rigon com seu Ferrari 488 GTE à frente de Gianmaria Bruni e James Calado.
Na GTE Am vitóia do Ferrari 458 Italia de Emmanuel Collard, Rui Aguas e François Perrodo.
Resultado final da 6 Horas de Silverstone:
1 |
LMP1 |
Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER | Audi R18 |
6h01m06s963 |
2 |
LMP1 |
Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB | Porsche 919 Hybrid |
46s065 |
3 |
LMP1 |
Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY, Kamui KOBAYASHI | Toyota TS050 – Hybrid |
1 Volta |
4 |
LMP1 |
Mathéo TUSCHER, Dominik KRAIHAMER, Alexandre IMPERATORI | Rebellion R-One – AER |
11 Voltas |
5 |
LMP1 |
Nicolas PROST, Nelson PIQUET JR, Nick HEIDFELD | Rebellion R-One – AER |
13 Voltas |
6 |
LMP2 |
Ricardo GONZALEZ, Filipe ALBUQUERQUE, Bruno SENNA | LIGIER JS P2 – Nissan |
15 Voltas |
7 |
LMP2 |
Ryan DALZIEL, Luis Felipe DERANI, Christopher CUMMING | LIGIER JS P2 – Nissan |
15 Voltas |
8 |
LMP2 |
Roman RUSINOV, Nathanaël BERTHON, René RAST | Oreca 05 – Nissan |
15 Voltas |
9 |
LMP2 |
Gustavo MENEZES, Nicolas LAPIERRE, Stéphane RICHELMI | Alpine A460 – Nissan |
16 Voltas |
10 |
LMP2 |
Nick LEVENTIS, Danny WATTS, Jonny KANE | Gibson 015S – Nissan |
17 Voltas |
11 |
LMP2 |
Matthew RAO, Richard BRADLEY, Roberto MERHI | Oreca 05 – Nissan |
17 Voltas |
12 |
LMP2 |
David CHENG, Ho-Pin TUNG, Nelson PANCIATICI | Alpine A460 – Nissan |
18 Voltas |
13 |
LMP2 |
Vitaly PETROV, Kirill LADYGIN, Victor SHAYTAR | BR01 – Nissan |
18 Voltas |
14 |
LMP2 |
Scott SHARP, Ed BROWN, Johannes VAN OVERBEEK | LIGIER JS P2 – Nissan |
19 Voltas |
15 |
LMP1 |
Simon TRUMMER, Oliver WEBB, James ROSSITER | CLM P1/01 – AER |
22 Voltas |
16 |
LMP2 |
Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, | BR01 – Nissan |
23 Voltas |
17 |
LMP1 |
Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA | Toyota TS050 – Hybrid |
24 Voltas |
18 |
LMGTE Pro |
Davide RIGON, Sam BIRD, | Ferrari 488 GTE |
27 Voltas |
19 |
LMGTE Pro |
Gianmaria BRUNI, James CALADO, | Ferrari 488 GTE |
28 Voltas |
20 |
LMGTE Pro |
Nicki THIIM, Marco SØRENSEN, Darren TURNER | Aston Martin Vantage V8 |
28 Voltas |
21 |
LMGTE Pro |
Marino FRANCHITTI, Andy PRIAULX, Harry TINCKNELL | Ford GT |
29 Voltas |
22 |
LMGTE Pro |
Billy JOHNSON, Stefan MÜCKE, Olivier PLA | Ford GT |
29 Voltas |
23 |
LMGTE Am |
François PERRODO, Emmanuel COLLARD, Rui AGUAS | Ferrari F458 Italia |
31 Voltas |
24 |
LMGTE Am |
Paul DALLA LANA, Pedro LAMY, Mathias LAUDA | Aston Martin Vantage V8 |
32 Voltas |
25 |
LMGTE Am |
Yutaka YAMAGISHI, Pierre RAGUES, Paolo RUBERTI | Chevrolet Corvette C7 |
33 Voltas |
26 |
LMGTE Pro |
Richard LIETZ, Michael CHRISTENSEN, | Porsche 911 RSR (2016) |
40 Voltas |
27 |
LMGTE Am |
Christian RIED, Wolf HENZLER, Joël CAMATHIAS | Porsche 911 RSR |
40 Voltas |
28 |
LMGTE Am |
Khaled AL QUBAISI, David HEINEMEIER HANSSON, Klaus BACHLER | Porsche 911 RSR |
41 Voltas |
29 |
LMGTE Pro |
Richie STANAWAY, Fernando REES, | Aston Martin Vantage V8 |
43 Voltas |
30 |
LMP2 |
Tor GRAVES, Will STEVENS, James JAKES | Oreca 05 – Nissan |
65 Voltas |
31 |
LMP1 |
Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY | Porsche 919 Hybrid |
124 Voltas |
32 |
LMP1 |
Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS | Audi R18 |
125 Voltas |
33 |
LMGTE Am |
Michael WAINWRIGHT, Adam CARROLL, Ben BARKER | Porsche 911 RSR |
138 Voltas |
Texto – João Vasconcelos
foto – WEC média