Parceria formada por Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez fica pelo caminho na última hora de corrida e perde chance de somar pontos
O roteiro para mais uma grande corrida de recuperação no Blancpain GT Endurance estava escrito: classificação difícil e começo muito promissor. Mas, ao contrário da prova de Paul Ricard, na qual o Audi #3 terminou em terceiro após largar em 20º, neste domingo em Nürburgring, problemas num amortecedor impediram o desfecho da reação.
O dia começou atribulado para a tripulação dos brasileiros Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez, que ainda tinha o francês Adrien Tambay. Com a classificação disputada em péssimas condições climáticas devido ao nevoeiro e pista úmida, o desafio já era enorme. Não bastasse isso, o Audi #3 foi atrapalhado nas suas melhores tentativas de volta, por isso não foi possível passar do 39º lugar no grid –o trio terminou em 41º tanto no Q1 como no Q3, e não houve Q2 por falta de visibilidade.
Com tempo apenas nublado, coube a Tambay comandar o carro na primeira hora de corrida. Logo nos cinco minutos iniciais, antes de uma intervenção do safety car, o piloto Audi no DTM saltou dez posições e chegou a 29º. Com precisão nas ultrapassagens e aproveitando incidentes à sua frente, o francês subiu para 14º antes do primeiro pit stop.
Rodrigo Baptista assumiu o volante do Audi #3 e, com um ritmo sólido, manteve-se durante quase todo o tempo de seu turno em 16º. O jovem piloto entregou o carro para Sérgio Jimenez em 17º – 15º na classe Pro. Um novo safety car deixou o pelotão embolado, o que possibilitaria a Jimenez um ataque em busca de mais posições. Mas aí um problema num amortecedor minou as possibilidades de um bom resultado. A equipe WRT trabalhou intensamente, Jimenez voltou à pista mas entrou mais duas vezes nos boxes e retirou o Audi #3 da prova a 20 minutos da bandeirada.
“Hoje foi muita pena, porque o carro mostrou potencial. Nos treinos peguei tráfego em todas as voltas, e na minha volta mais rápida teve bandeira vermelha. Na corrida, houve um problema no amortecedor logo que peguei o carro. Dava para ter brigado pelo top10, mas paciência”, disse Jimenez.
Com o pódio em Paul Ricard como melhor resultado no ano, Baptista terminou a sua primeira temporada na categoria Endurance entre os 20 primeiros num campeonato com quase 60 tripulações.
“Foi uma primeira temporada muito proveitosa. O desafio é enorme aqui com tantos carros e pilotos muito competentes. Era o segundo mais jovem da temporada e saio satisfeito por ter conseguido ir ao pódio pela primeira vez no Blancpain GT Series. Agora é pensar em Barcelona para terminarmos bem a temporada na categoria Sprint”, acrescentou Baptista, 20. O piloto HTPro é o detentor da marca de piloto mais jovem a vencer na Copa Petrobras de Marcas, a segunda maior competição do automobilismo brasileiro.
Já Tambay, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay, aprovou a experiência com os brasileiros:
“Abandonamos depois de uma falha técnica mas foi muito positivo disputar um lugar entre os dez primeiros depois de recuperarmos tantas posições. Gostaria de agradecer aos meus parceiros e à equipe WRT pela experiência”, comentou Tambay, que substituiu o português Filipe Albuquerque no Audi #3.
Agora, Baptista e Jimenez voltam as atenções para a última corrida do Blancpain GT Series, categoria Sprint, em Barcelona (Espanha), daqui a duas semanas.
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Luis Ferrari
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Foto: Patrick Hecq