A dupla Mário Marcondes e Artêmio Pauluci acirra a disputa pelo pódio do maior rally de velocidade do Brasil que, pela primeira vez, recebe uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid
A programação do 26º Erechim Rally Brasil tem início nesta quarta-feira (16), no Parque da Accie, em Erechim (RS). Organizado pelo EAEC – Erechim Auto Esporte Clube, é reconhecidamente o maior rally de velocidade do Brasil e, atualmente, da América do Sul. Atrai todos os anos uma média de 25 mil pessoas que, durante os três dias de evento, se espalham pelo percurso e assistem a prova em locais seguros, denominados como Zona de Público (ZP), que podem ser acessados pelo mapa do rally (disponíveis nas redes sociais do evento).
O Erechim Rally Brasil é válido pelos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade e, neste ano, pela primeira vez, tem a chancela do Brasileiro de Rally Raid. Desta forma, a equipe Braço Curto MotorSport está confirmada neste grid com a dupla Mário Marcondes e Artêmio Pauluci, acelerando a picape X Ranger. “Estamos bem animados, pois será uma experiência nova. Vamos para um rally com características de terreno bem diferentes ao que estamos acostumados, com mais de uma especial por dia e trechos menores. O tipo de terreno também é outro, além de um regulamento e uma rotina de prova diferenciados. Vamos ter que nos adaptar rápido para nos manter competitivos”, analisa o piloto Mário.
No rally de velocidade, os trechos cronometrados são bem menores que no rally raid, e cada um é percorrido duas vezes no mesmo dia. “No sábado (19), por exemplo, teremos três especiais que serão percorridas por duas vezes. Ou seja, seis especiais nas quais vamos acelerar fundo na busca do menor tempo. Estamos com boas expectativas, principalmente pela energia e o alto astral do Erechim Rally Brasil, que é um rally diferenciado e com público bem animado. Agora, vamos conhecer de perto a fama do evento”, declara Artêmio.
Nesta edição, o Erechim Rally Brasil tem 80 carros no grid de largada, com pilotos e navegadores de cinco nacionalidades: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Na quarta-feira (16), às 9h, abre o parque de apoio no Parque da Accie. Na quinta-feira (17), a largada promocional acontece em frente à Prefeitura, localizada na Praça da Bandeira; é às 20h, é a vez do Super Prime noturno. Um espetáculo à parte!
Os motores serão oficialmente ligados na sexta-feira (18), às 8h30, com o prólogo que definirá a ordem de largada para o primeiro dia de certame. Depois, há um período para o shakedown – treino livre – para últimos ajustes mecânicos. E às 19h, largada para o super-prime noturno, nomeado de SSS Sicredi.
O sábado (19) é dedicado inteiramente à velocidade, com as especiais nomeadas de Paulo Bento, Ponte Preta e Barão de Cotegipe, nas quais os participantes aceleram por duas vezes. A especial Sicredi fecha as disputas do dia.
No domingo, mais dois trechos cronometrados – Gaurama/Cavaletti e Áurea/GL Fibra, que também serão percorridas por duas vezes. A cerimônia de premiação está prevista para 15h.
Programação – 26º Erechim Rally Brasil
Quarta-feira – 16 de outubro
9h – Abertura do Parque de Apoio para equipes
Quinta-feira – 17 de outubro
20h – Largada Promocional | Prefeitura Municipal
Praça da Bandeira, centro de Erechim
Sexta-feira – 18 de outubro
Prólogo – ERB Rally Raid – 8h30min
10h – Shakedown – EAEC 60 Anos 4×2
12h – Shakedown – EAEC 60 Anos 4×4
15h – Conferência de Imprensa
19h – Largada SSS Sicredi 1 (Super Prime – Pista do Parque da Accie)
Sábado – 19 de outubro
08h33 – SS Paulo Bento | Cristalina 1
08h56 – SS Ponte Preta | Pneubest 1
09h44 – SS Barão de Cotegipe 1
11h57 – SS Paulo Bento | Cristalina 2
12h20 – SS Ponte Preta | Pneubest 2
13h08 – SS Barão de Cotegipe
15h06 – SSS Sicredi 2 (Super Prime – Pista do Parque da Accie)
Domingo – 20 de outubro
09h08 – SS Gaurama | Cavaletti
09h31 – SS Áurea | GL Fibra 1
11h49 – SS Gaurama | Cavaletti 2
12h12 – SS Áurea | GL Fibra 2
15h – Cerimônia de Premiação
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas de Itapema, AMC Construções, New Holland – Shark Máquinas, Hipper Freios e Makmo Infraestrutura
Por: Liberdade de Ideias