Brasileiro de Kart: João Malta faz grande competição, mas acidentes tiram chance de pódio

O mato-grossense se destacou nos treinos e provas classificatórias, mas foi forçado a abandonar a final após incidente.

João Malta (centro)
(KMCom / Agostinho Neto)

Chegou ao final no último sábado (12) o Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP). O piloto João Malta (Malta Transportes / Equipe: Enigma-SP / Equipe: Marcão Racing-MT / Coaches: Wesley e Katinha-SP / Coach: Marcão-MT), do Mato Grosso, tem chamado a atenção na temporada 2024, competindo na categoria Cadete. Recentemente, ele conquistou o título mato-grossense e venceu a terceira edição do Troféu Ayrton Senna, também disputada no Speed Park, aumentando a expectativa para o Brasileiro de Kart.

Com um grid de 50 pilotos na Cadete, o segundo maior da competição, João chegou com confiança. Nos cinco treinos livres, ele brilhou, marcando o terceiro melhor tempo em duas ocasiões. No treino classificatório, Malta se destacou mais uma vez, garantindo a oitava posição, para largar no Grupo D, com o tempo de 1 minuto, 1 segundo e 187 milésimos, mostrando que estava pronto para enfrentar os desafios de um dos campeonatos mais disputados do kartismo nacional.

Nas provas classificatórias, divididas em grupos, João Malta teve uma performance consistente. Seu melhor resultado foi um quinto lugar na segunda prova, o que lhe rendeu pontos suficientes para avançar à super classificatória, ocupando a décima nona posição geral. Durante a super classificatória, porém, um susto mudou os rumos da competição. João estava em décimo terceiro quando se envolveu em um acidente com outro competidor, forçando ambos a abandonar a prova e serem levados ao hospital para exames. Felizmente, eles receberam alta no mesmo dia e já estavam prontos para a disputa da final.

Mesmo após o incidente, João largou para a grande final no sábado, com o objetivo de lutar pelas primeiras posições. No entanto, a prova decisiva foi marcada por mais um acidente, desta vez envolvendo ao menos dez karts. João não conseguiu completar nem a primeira volta e, sem condições de continuar, foi obrigado a abandonar a disputa.

“Foi uma semana bem intensa, com muito aprendizado. Fiquei feliz com o meu desempenho nos treinos e classificatórias, mas infelizmente, os acidentes atrapalharam no final. Mesmo assim, estou animado para seguir em frente e continuar melhorando,” disse João Malta, mantendo uma atitude otimista após o fim da competição.

Agora, João Malta volta suas atenções para o restante da temporada, com as disputas da Copa São Paulo Light e do Circuito Paulista. Na última, ele ocupa a terceira colocação na classificação geral e segue firme na briga pelo título.

Siga João Malta no Instagram:
@joaomalta_16

Por: KMCom Assessoria

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*