Piloto do Tocantins promete voltar no próximo ano para brigar pelo título da Categoria Mirim.
Para muitos pilotos que desembarcaram na cidade de Nova Santa Rita (RS) na última semana, esta foi apenas a primeira edição de Campeonato Brasileiro de Kart de suas vidas como pilotos. Um bom exemplo disso foi Joaquim Andrade (RodoCerta Transportes / Equipe: GM Racing / Coach: Digão), que representou o Estado do Tocantins no 58º Brasileiro, organizado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. O evento começou no dia 9 de outubro e foi até o último sábado, dia 14, na pista do Kartódromo Internacional Techspeed.
Correndo na Mirim, categoria de entrada de todos os pilotos no kart, Joaquim Andrade teve que lutar, durante os treinos, para se adaptar ao traçado totalmente desconhecido para ele. Também foi assim na tomada de tempo, que definiu o grid de largada. Tanto, que a vigésima oitava posição para o grid das duas corridas classificatórias estava bem longe do que ele queria. Porém, o décimo quinto e o décimo sétimo lugares, respectivamente, nestas provas, o levaram para a décima sexta posição na pré-final de sexta-feira (13).
A corrida pré-final valia uma colocação no grid de largada da grande decisão do título da categoria, e após as nove voltas, Joaquim estava no décimo sétimo lugar. Abrindo a nona fila da final do último sábado, o piloto do kart número 57 conseguiu uma ultrapassagem na primeira volta. Mas com tantas brigas pelas melhores colocações no pelotão intermediário e toques lado a lado nos karts, Andrade terminou a corrida no décimo nono lugar.
“Foi uma experiência muito boa pra mim nesse meu primeiro Brasileiro de Kart. Agora não vai ser o último, hein? Vou voltar ano que vem, mais experiente e brigando pra ser campeão”, comentou Joaquim Andrade, confiante no futuro promissor que tem no automobilismo.
Uma boa chance para Joaquim se recuperar desse resultado e mostrar que nada melhor do que ‘uma corrida atrás da outra’, já pode ser no fim deste mês, quando teremos a nona e penúltima etapa da Copa São Paulo Light. A prova está prevista para a semana do dia 28 de outubro e será disputada em Barueri (SP), na pista de Aldeia da Serra.
Foto: KMCom / Gilmar Rose
Texto: Kako Marques / KMCom Assessoria