André Negrão,Daniel Serra e Felipe Fraga sobem ao lugar mais alto do pódio em suas categorias. Fernando Alonso leva o caneco do Mundial de Endurance em despedida da categoria.
Neste final de semana o mundo do automobilismo acompanhou atenciosamente a 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, que marcou o final da super season do WEC. A corrida contou com a presença de sete brasileiros; Bruno Senna na LMP1; André Negrão na LMP2; Augusto Farfus Jr, Daniel Serra e Pipo Derani na LMGTE-PRO; Felipe Fraga e Rodrigo Baptista na LMGTE-AM.
Com muitas disputas em todas as categorias e instabilidade climática ao longo de toda a prova, o que mais chamou a atenção foram as surpresas. Na LMP1, a tripulação do Toyota #7, formada por José Maria López,Kamui Kobayashi e Mike Conway liderava tranquilamente até os minutos finais, quando dois furos seguidos de pneu forçou a trinca a parar nos pits, entregando a vitória aos companheiros de equipe do #8, formada por Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi, Fernando Alonso. E por falar no espanhol, a prova marcou sua conquista do mundial, além de sua despedida do campeonato. O bicampeão mundial de F1 será substituído pelo neozelandês Brendon Hartley, campeão da Le Mans e do WEC em 2017 pela Porsche.
Na LMP2, a disputa foi entre os protótipos da Jackie Chan DC Racing e os da Alpine, sendo este tendo André Negrão na tripulação. Após várias disputas, o trio composto por André Negrão, Patrick Thiriet e Matt Vaxiviere assumiu a liderança a seis horas do fim, para nunca mais sair, conquistando assim a vitória e o título da categoria.
A LMGTE-PRO foi sem dúvidas a categoria que teve mais disputas. Os quatro Porsches inscritos brigaram entre si, juntamente com o Corvette #63 e a Ferrari #71. A tripulação da equipe de Maranello apostou em estratégias de paradas nos pits, e com isso conseguiu assumir a liderança a duas horas do fim, dando a vitória a trinca formada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Daniel Serra. Com esta vitória, Serra conquista seu segundo título na corrida. O Porsche #91 de Gianmaria Brunni, Richard Lietz e Fred Makowiecki ficou com o caneco na categoria.
Na LMGTE-AM houve dobradinha brasileira. A equipe Keating Motorsports, formada por Jeroen Bleekemolen, Ben Keating e Felipe Fraga, assumiu a liderança durante as primeiras horas da prova, consolidando-se na posição até o fim. Com uma excelente corrida de recuperação, o trio formado por Wei Lu, Jeff Segal e Rodrigo Baptista conquistou o 3º lugar. O título na categoria ficou com o trio formado por Chris Ried, Egidio Perfetti e Jörg Bergmeister, da Team Project.
O WEC retornará para a Super Season 2019/2020 no dia 01 de Setembro, com as 6 Horas de Silverstone. A próxima temporada é marcada pelo retorno do Brasil ao calendário. As 6 Horas de São Paulo, prova que não era realizada desde 2014, será disputada em 01 de Fevereiro.
Foto: www.motorauthority.com
Por: Luis Felipe Ramos