Fiat, Toyota e Renaul no pódio da Sprint
Emmanuel Cáceres (Fiat Línea- PSG16 Team) ganhou a Sprint da segunda etapa do Campeonato Argentino de TC2000, que esta sendo disputado no autódromo Ciudad de Concordia (Entre Ríos). Tomás Galiardi Genné (Toyota Corolla-Escudería Río de la Plata) e Augusto Scalbi (Renault Fluence-JM Motorsport) completaram o pódio.
Danilo D´angelo (Ford Focus-Escudería) conseguiu a pole e largara a frente amanhã na final. A prova de classificação que aconteceu antes da Sprint, teve como vencedor D´angelo, com o tempo de 1m45s825. Esta é a primeira pole que o jovem piloto da TC2000, conseguiu para a escuderia de Villa Carlos Paz.
Para Sprint tínhamos Franco Crivelli (Peugeot 408-RIVA Racing) largando da posição de honra, seguido por Alessandro Salerno (Peugeot 408-DTA-FE). Tomas Gagliardi Genné e Manuel Luque imediatamente atrás deles. Minutos antes do semáforo acender a luz verde, o céu estava muito nublado, e começaram a cair alguma gotas no circuito entrerriano. Isto trouxe uma grande incerteza no momento que iria começar a prova.
Assim que a Sprint começou Franco Crivelli largou muito bem, abrndo bua vantagem sobre Salernom Genné e Cáceres, que havia ultrapassado Luque. Passados os primeiros instantes, o “piloto de Pueblo” em uma grande manobra superou Salerno e Gaglirdi Genne, se colocando nos calcanhares de Crivelli.
Na segunda volta o safety-car entrou na pista para retirar o Peugeot 408 de Alessandro Salerno, que após um toque com Mariano Pernia ficou parado em local perigoso. Tomás Galiardi (3°), Martín Moggia (4°), Manuel Luque (5°), Bruno Armellini (6°), Augusto Scalbi (7°), Juan Ángel Rosso (8°), Antonino García (9°) y Marcelo Ciarrocchi (10°) se acomodavam nos primeiros dez lugares.
Duas voltas depois se deu a relargada, e a corrida ficou ainda mais acirrada. Cáceres saiu com tudo em busca do primeiro lugar, e Crivelli se defendia muito bem. Gagliardi Genné se mantinha a distância, como um franco atirador só esperando um erros dos adversários para fazer um ataque sem chance de defesa.
O da equipe PSG16 mostrou diversas vezes a frente do seus Fiat Línea ao jovem da Capital Federal, que defendeu com galhardia sua posição, sem se incomodar com a pressão do campeão nos seus espelhos. Um pouco mais atrás vinham Gagliardi, Scalbi e Armellini. Na sexta volta nova entrado do safety-car, desta vez para apagarem o incêndio que havia começado no Honda Civic de Martín Moggia. Antes disto Cáceres havia finalmente conseguido superar Crivelli, com Galiardi também se aproveitando e se postando em segundo atrás do mendocino.
Nova relargada, mas como faltavam somente duas voltas para o final, Cáceres não permitiu ninguém superar seu Fiat Línea. Esta foi a quinta vez que de Cáceres coloca seu nome em primeiro na categoria, e a primeira desde que enverga o nº 1 nas laterais do seu carro. Essa vitória deu ao piloto origundo de Mendonza a liderança do campeonato, e lhe dá a tranqüilidade de pelo menos uma vitória na temporada, cumprindo assim o novo requisito para para ser campeão.
Na segunda posição ficou Tomás Galiardi Genne, enquanto a terceira colocação ficou nas mão de Augusto Scalbi, que superou Crivelli (4° na bandeira quadriculada). Armellini, García, D´angelo, Rosso, Yerobi y Herrera completaram o “top ten” do segundo Sprint do ano.
Com este resultado, o Campeonato é liderado por Emmanuel Cáceres, com 36 pontos, escoltado por Manuel Luque, com 34. Danilo D´angelo (34), Diego Azar (30) e Martín Moggia completando os cinco primeiros. Amanhã continua as atividades da TC2000 no autódromo Ciudad de Concordia (Entre Ríos), à partir das 12:2 com a final, que será disputa em 22 ou no máximo de 50 minutos.
Danilo D´angelo (Ford Focus-Escudería FELA) e Marcelo Ciarrocchi (Fiat Línea-Litoral Group) largarão da primeira fila, enquanto Antonino García (Ford Focus-Escudería FELA)-Augusto Scalbi (Renault Fluence-JM Motorsport) partirão da segunda fila.
“Estou muito feliz, porque não fiz uma boa classificação, mas om tinha um bom carro para o Sprint e consegui aproveitar. Não sei se Crivelli estava chateado, porque ele acha que eu bati no carro dele, mas não foi assim; eu levei um toque e depois resvalei de lê no carro dele. Para mim foi uma linda prova. Amanhã tentaremos repetir o feito, aproveitando o excelente carro que tenho. Defender o número 1 não é uma tarefa fácil, ma vamos tratar de tentar mantê-lo”, declarou Emmanuel Cáceres.
Texto: Imprensa TC2000
Tradução: João Vasconcelos