Brasileiro larga em terceiro e termina na mesma posição a sprint race
Caio Collet conquistou um troféu em sua estreia pela equipe VAR na abertura da temporada 2023 da FIA Fórmula 3 no Bahrein. O piloto brasileiro terminou em terceiro lugar a sprint race, prova marcada por duas intervenções do safety-car neste sábado.
Após finalizar a tomada de tempo a 0.316 do melhor tempo do quali na sexta-feira, o brasileiro do carro #17 alinhou seu carro por dentro na segunda fila para a largada da sprint race.
Collet tracionou bem no apagar das luzes e soube se posicionar para tomar a segunda posição do espanhol Josep Maria Martí por fora no contorno da curva 2. Ele partiu então para ataque ao líder, Franco Colapinto, quando foi acionado o safety-car pela primeira vez na temporada.
Na relargada o argentino segurou muito o ritmo antes de acelerar. Collet chegou a emparelhar, mas acabou sem a melhor posição para a tomada das primeiras duas curvas e levou o troco do espanhol da equipe Campos.
Ele seguiu no ritimo dos ponteiros, sem permitir que fosse ameaçada sua posição de pódio, até a segunda intervenção do safety-car.
A corrida então relargou para um tiro de seis voltas até a bandeirada. Collet sustentou com segurança a terceira posição. Colapinto e Martí duelaram pela liderança, em batalha que acabou favorecendo o espanhol.
A corrida deste domingo tem largada prevista para 5h50 da manhã, com transmissão ao vivo para o Brasil pela Bandsports. Collet larga em décimo lugar.
O que ele disse:
“Foi uma corrida caótica com as relargadas do safety-car, mas é sempre bom começar o ano com pódio e pontos importantes para o campeonato. É o começo de um trabalho em uma equipe nova e estou contente com a estreia, temos muito trabalho para fazer e colocar tudo no lugar ideal. Ontem conseguimos um avanço, mas ainda faltam alguns degraus para subir ao longo do ano. Minha experiência no terceiro ano na categoria pode ajudar em todos os setores de desenvolvimento para brigarmos pelas primeiras posições.”
Caio Collet
Foto: Dutch Photo Agency
Por: Luis Ferrari