Brasileiro da Alpine Academy termina o campeonato no oitavo lugar
Neste domingo Caio Collet encerrou a temporada 2022 da F3 FIA com a disputa da Feature Race. em Monza. O piloto finaliza seu segundo ano no certame com cinco pódios, duas vitórias e como melhor carro da MP Motorsport na competição.
O brasileiro da Alpine Academy ficou na oitava colocação da classificação, com 88 pontos, 12 a mais que seu companheiro de equipe.
Na etapa final, na Itália, Collet subiu ao pódio na Sprint Race após realizar uma manobra por fora na antepenúltima volta e garantir o terceiro lugar.
Na Feature Race, partindo do 11º lugar do grid, o único brasileiro do grid escapou dos toques na largada e manteve a posição. Na abertura da segunda volta o safety car foi acionado para a retirada de carros que haviam batido.
Na quinta volta aconteceu a relargada, Collet fez ótima manobra e avançou duas posições. A corrida seguia com muitas trocas de posições e o brasileiro avançou para o nono lugar se aproveitando do toque de dois concorrentes.
No 11º giro Collet fez ótima ultrapassagem por fora sobre Alexander Smolyar na entrada da primeira curva e avançou para a oitava colocação. Na sequência Jonny Edgard ganhou a posição do brasileiro que vinha em nono.
A corrida seguia equilibrada, na 17ª volta o safety car foi acionado após acidente entre Kush Maini e Brad Benavides. Instantes depois a bandeira vermelha foi agitada e a prova foi encerrada.
Após a prova o brasileiro e outros pilotos receberam punições por cortar o limite de pista e Caio Collet terminou no 20º lugar.
Em breve o piloto irá anunciar os planos para a próxima temporada.
O que ele disse:
“Foi um fim de semana difícil no geral, estávamos rápidos hoje, mas a corrida acabou em bandeira vermelha e ainda sofri uma punição. Foi bom conquistar um pódio na etapa e agora vamos pensar nos próximos passos”
Caio Collet
Foto: Eric Alonso / Dutch Photo Agency
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad