Imagine uma competição mundial que reúne um pão de queijo gigante, um boteco móvel ou um ‘pingado’ com pão na chapa de rodinhas, em alta velocidade e descendo uma ladeira íngreme. Parece mentira, mas este torneio existe! Há mais de duas décadas o Red Bull Ladeira Abaixo – que funciona como uma corrida maluca da vida real – teve a sua primeira edição na Bélgica. Desde então, os carros mais criativos e inusitados já passaram pela competição e desceram vias de mais de 40 países, em mais de 130 etapas realizadas.
Pilotos de todo o mundo – experientes ou não – constroem os seus próprios carrinhos sem motor, movidos à energia cinética e coragem, e descem ladeira abaixo em um percurso de mais de 360 metros com obstáculos. Neste ano, o evento retorna ao Brasil em Ribeirão Preto (SP), no dia 9 de outubro e, para esquentar ainda mais essa competição, reunimos cinco curiosidades que já passaram pela história do torneio. Confira:
1- Campeões das pistas: Ícone do asfalto e detentor de quatro títulos mundiais, o automobilista alemão Sebastian Vettel participou da corrida em 2013, fantasiado de Mario, de uma famosa franquia de games. Já em 2015, Max Verstappen, atual campeão mundial de Fórmula 1, abriu a corrida de Valkenburg, na Holanda, em uma réplica (sem motor) do Toro Rosso STR10, carro que ele pilotou naquela temporada.
|