Cascavel abre segunda metade da temporada mais equilibrada da história da Copa Truck

Pista mais rápida da temporada recebe os Brutos com disputas praticamente empatadas tanto na Pro quanto na Super

Considerada a terra natal das corridas de caminhões na América do Sul, a cidade de Cascavel e seu veloz Autódromo Zilmar Beux abrem a segunda metade da temporada 2023 da Copa Truck, que chega ao oeste do Paraná com tudo embolado em suas duas classes. É o retorno da categoria à cidade após dois anos ausente.

Com metade das provas realizadas, Beto Monteiro, bicampeão em 2019 e 2020, tomou na última etapa a ponta da tabela de pontos do piloto da casa, Jaidson Zini, na Pro, e agora parte para a segunda metade do ano com 116 pontos, contra 113 de Zini, empatado em pontos com André Marques, enquanto Felipe Giaffone é o quarto com 112, com Roberval Andrade fechando o “top 5”.

Além de ser a mais veloz, Cascavel é a pista mais democrática da temporada. Nada menos que cinco pilotos estão empatados no maior número de vitórias em Wellington Cirino, Danilo Dirani, Valdeno Brito, Beto Monteiro e André Marques, enquanto Paulo Salustiano e Giuliano Losacco têm um triunfo no currículo; na disputa das poles, Cirino e Marques possuem uma cada.

“Começar a segunda metade da temporada na frente é muito importante, mas não é garantia de nada e temos que continuar fazendo o trabalho que nos trouxe até aqui. Os concorrentes estão muito fortes e a categoria nunca esteve tão equilibrada, por isso nosso objetivo aqui não pode ser menor que a vitória”, comenta Beto Monteiro. “Será muito bom competir em casa em condições de brigar pela vitória e com a presença de toda a minha família. Vou batalhar para representar bem minha cidade na pista”, completa Zini.

Na Super, por sua vez, a disputa é tão intensa quanto na classe principal: 17 pontos separam os primeiros colocados, sendo que os líderes, Evandro Camargo e Fabio Fogaça, estão empatados em 113 pontos; Jô Augusto, com 107, Felipe Tozzo (campeão de 2021), com 106, e Thiago Rizzo, com 97, aparecem logo em seguida.

“Essa etapa será difícil para todo mundo, em uma pista rápida e que exige muito do equipamento em todos os seus sentidos, ja que temos setores rápidos, curvas velozes e pontos fortes de freada. Por outro lado, é um lugar extremamente prazeroso de acelerar e com uma galera muito apaixonada por caminhões. É sempre divertido correr em Cascavel”, resume Evandro Camargo.

A pedido das equipes, a etapa de Cascavel, que seria dupla, agora será simples, com suas duas corridas acontecendo a partir das 12h40 do domingo.  As provas serão transmitidas ao vivo na TV pela Band, SporTV e CATVE; na internet, as corridas serão exibidas pelo Streaming Oficial, Portal Highspeed, BandPlay e GloboPlay.

Os portões serão abertos ao público no sábado e no domingo, com os ingressos disponíveis de forma online até o dia 30 de forma online no site da Bilheteria Digital – alguns setores já se encontram esgotados. No fim de semana do evento, as entradas serão vendidas exclusivamente na bilheteria do autódromo.

Confira a programação completa do fim de semana:

Sexta-feira, 30 de junho

Portões fechados ao público

08h00 – NASCAR Brasil – Shakedown 1
10h45 – Copa Truck – Treino Livre 1 Super
11h30 – Copa Truck – Treino Livre 1 Pro
13h00 – NASCAR Brasil – Shakedown 2
14h15 – Copa Truck – Treino Livre 2 Super
15h00 – Copa Truck – Treino Livre 2 Pro
15h45 – NASCAR Brasil – Treino Extra

Sábado, 1º de julho

Abertura dos portões: 08h00

09h00 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 1
10h00 – Copa Truck – Treino Livre 3 Super
10h45 – Copa Truck – Treino Livre 3 Pro
12h30 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 2
13h30 – Horário Promocional
15h00 – Copa Truck – Qualifying Super
15h20 – Copa Truck – Top Qualifying Super
15h40 – Copa Truck – Qualifying Pro
16h00 – Copa Truck – Top Qualifying
16h20 – NASCAR Brasil – Q1
16h40 – NASCAR Brasil – Q2
17h00 – NASCAR Brasil – Superpole
17h15 – Visitação aos boxes

Domingo, 2 de julho

Abertura dos portões: 08h00

08h10 – Copa Truck – Warm Up
08h30 – NASCAR Brasil – Warm Up
09h35 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h30 – Visitação aos Boxes
11h20 – Desfile de Caminhões
11h40 – Hino Nacional
11h55 – Desfile dos Pilotos
12h40 – Copa Truck – Corrida 1
13h13 – Copa Truck – Corrida 2
14h05 – NASCAR Brasil – Corrida 2
15h30 – Horário Promocional

Pontuação do campeonato:

Pro
1 #88 Beto Monteiro (Volkswagen), 116
2 #25 Jaidson Zini (Mercedes), 113
= #77 André Marques (Volkswagen), 113
4 #4 Felipe Giaffone (Volkswagen), 112
5 #15 Roberval Andrade (Mercedes), 103
6 #26 Raphael Abbate (Mercedes), 99
7 #7 Debora Rodrigues (Volkswagen), 89
8 #55 Paulo Salustiano (Volkswagen), 78
9 #00 Danilo Alamini (Volkswagen), 67
10 #23 Victor Franzoni (Mercedes), 64
11 #99 Luiz Lopes (Mercedes), 47
12 #5 Adalberto Jardim (Mercedes), 47
13 #77 Leandro Totti (Volvo), 43
14 #28 Danilo Dirani (Iveco), 43
15 #1 Wellington Cirino (Iveco), 42
16 #72 Djalma Fogaça (Mercedes), 35
17 #10 Felipe Lapenna (Mercedes), 6
Super
1 #69 Evandro Camargo (Mercedes), 113
= #27 Fabio Fogaça (Mercedes), 113
3 #81 José Augusto Dias (Volkswagen), 107
4 #57 Felipe Tozzo (Iveco), 106
5 #17 Thiago Rizzo (Volkswagen), 96
6 #3 Ricardo Alvarez (Mercedes), 82
7 #29 PP Fernandes (Mercedes), 75
8 #33 Rodrigo Taborda (Volvo), 72
9 #111 Bia Figueiredo (Mercedes), 67
10 #70 Kleber Eletric (Scania), 61
11 #65 Felipe Gama (Mercedes), 57
12 #45 Daniel Kelemen (Mercedes), 54
13 #21 Djalma Pivetta (Iveco), 52
14 #22 Caio Castro (Mercedes), 50
15 #39 Hiro Yano (Volvo), 34
16 #12 Juca Bala (Mercedes), 0
Estatísticas de Cascavel

Autódromo Zilmar Beux
Perímetro do circuito: 3058 metros
Curvas: 7
Sentido: anti-horário
Corridas realizadas: 12

Recorde da pista

Felipe Giaffone – Volkswagen – TL3 – 2018

Poles

2018.- Felipe Giaffone (VW/1:18.994) e Debora Rodrigues (VW/grid invertido)
2019 – André Marques (MB/1:19.472) e Luiz Carlos Zapelini (MAN/grid invertido)
2020 I – Wellington Cirino (MB/1:18.867) e Jô Augusto Dias (VW/grid invertido)
2020 II – Leandro Totti (MB/1:19.297) e Jô Augusto Dias (VW/grid invertido)
2021 I – Wellington Cirino (MB/1:20.273) e Felipe Giaffone (IVE/grid invertido)
2021 II – André Marques (MB/1:19.318) e Felipe Giaffone (IVE/grid invertido)

Vitórias

Pro
2018 – Wellington Cirino (MB) e Giuliano Losacco (IVE)
2019 – Beto Monteiro (VW) e Paulo Salustiano (VW)
2020 I – Wellington Cirino (MB) e Beto Monteiro (VW)
2020 II – Valdeno Brito (MB) e Valdeno Brito (MB)
2021 I – André Marques (MB) e Danilo Dirani (MB)
2021 II – André Marques (MB) e Danilo Dirani (MB)

Super
2021 I – Giuliano Losacco (MB) e Felipe Tozzo (IVE)
2021 II – Felipe Tozzo (IVE) e Felipe Tozzo (IVE)

Foto: Duda Bairros

Por: Comunicação Copa Truck 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*