Indicado pelo presidente Giovanni Guerra, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito para o biênio 2022/2023.
Figura marcante do automobilismo, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito membro titular da Comissão Internacional de Veículos Históricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para o biênio 2022/2023, após indicação de Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Além do cargo na FIA, Paulo “Loco” é presidente da Comissão Nacional de Carros Históricos da CBA e delegado na Comissão Histórica da Confederação Desportiva Automobilística Sul-amaericana (Codasur).
“Eu já entrei em contato com a FIA e o próximo passo é úm intercâmbio entre o nosso automobilismo clássico com o que é feito na Europa, até chegarmos ao ponto de levar carros clássicos de corrida para eventos em outros continentes”, explicou.
Seu trabalho na presidência da comissão da CBA está voltado a alavancar competições com os carros antigos, que sofreram brusca parada durante a pandemia. “Queremos colocar os carros novamente nas ruas. Esses torneios são mais que corridas, são desfiles”, relatou.
A grande dificuldade no momento é conseguir horários nos autódromos, principalmente Interlagos, por conta da volta dos eventos. “Neste primeiro momento, temos o obstáculo da grade de horário, porém, estamos buscando alternativas para fazer o evento junto a outros já programados. Nossa expectativa é fazer de São Paulo um laboratório e levar o evento para outras capitais”, completou.
Crescendo rodeado no mundo do automobilismo, influenciado pelo pai (ex-piloto de testes pela Simca), Paulo ‘Loco’ já foi responsável por uma das maiores coleções de carros antigos do país, com acervo de mais de 300 carros históricos.
Atualmente, é piloto da categoria Gold Classic com um protótipo Aldee e bolha do Alfa DTM 155. Além disso, mantém seu trabalho de curadoria com a Família Fittipaldi. É também restaurador e construtor de “recriações” de carros históricos.
Nesse último segmento de atuação, seu trabalho mais recente é o Alfa Romeo 159 Bimotor, carro utilizado pelo primeiro campeão mundial de Fórmula 1, o italiano Gulseppe Farina, em 1950.
Foto Comunicação CBA
Por: Comunicação CBA