Piloto Shell reduz em um ponto sua distância para o topo da tabela
Sem o melhor desempenho com o Toyota Corolla #10 desde o início das atividades em Belo Horizonte, Ricardo Zonta fez um fim de semana cerebral para não apenas manter a vice-liderança do campeonato da Stock Car como ainda reduzir de cinco para quatro pontos a distância para o topo da tabela de classificação.
O piloto Shell avançou nada menos que 12 posições neste domingo, para somar pontos importantes em uma formidável escalada com o carro preparado pela equipe Shell-RCM.
Após um qualificatório complicado no sábado, Zonta alinhou sua máquina em 23º lugar no grid. Ele então fez escolhas precisas no primeiro stint: atacou onde e quando foi possível, em meio às intervenções do carro de segurança.
O piloto Shell entrou nos pits em 11º lugar na volta 9, para cumprir sua parada obrigatória. Depois de trocar dois pneus, reingressou no pelotão em 18º.
Zonta seguiu sua escalada. Na relargada da volta 17 era 17º e, no giro seguinte, quando voltou o safety-car, aparecia em 14º. Ele então avançou mais um posto na relargada da vigésima volta. Na abertura da 25ª e penúltima passagem, dois concorrentes entraram nos pits, de modo que o paranaense subiu para 11º lugar.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para o autódromo gaúcho do Velopark entre os dias 5 e 8 de setembro.
O que ele disse:
“Só tenho que agradecer. O fim de semana foi complicado para a gente, especialmente depois das batidas do #44. Acabamos perdendo um pouco de confiança e a equipe inteira trabalhou e trabalhou para arrumar o carro do meu companheiro. Mas a pontuação que a gente precisava conseguimos fazer: o mínimo de 50 pontos. Então foi um fim de semana para apenas terminar as corridas, porque eu tinha um carro bom, mas que faltou na classificação sair mais à frente. Então só tenho que agradecer que dentro desse cenário de dificuldade tudo deu certo.”
Ricardo Zonta
Stock Car (top10)
1. Felipe Massa 549 pontos
2. Ricardo Zonta e Felipe Baptista 545
4. Dudu Barrichello 543
5. Julio Campos 536
6. Rafael Suzuki 491
7. Bruno Baptista 480
8. Gabriel Casagrande 466
9. Enzo Elias 459
10. Daniel Serra 420
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari