Chris Hahn e Miguel Mariotti vencem na abertura da final da Porsche Cup C6 Bank em Interlagos

Marçal Muller e Mariotti entram no dia decisivo da temporada como favoritos aos títulos na preliminar do GP São Paulo de F1

A etapa de gala da temporada de sprint em 2024 começou com grandes corridas em Interlagos e promessa de muito mais emoção nas provas que vão sacramentar os campeões do ano. Christian Hahn converteu pole em vitória na Carrera Cup, depois de ser surpreendido por Miguel Paludo na largada e dar o troco ainda na primeira volta. Já Miguel Mariotti também capitalizou a vantagem de sair na frente e venceu mais uma no ano na classe Challenge.

Mariotti larga na primeira fila no domingo, por fora ao lado de Antonella Bassani. Ele chega à corrida derradeira como favorito ao título inédito, liderando tanto nos pontos corridos quanto na pontuação com descartes.

Na Carrera Cup, que terá pole de Werner Neugebauer (estabelecida com direito a novo recorde em Interlagos, por sinal), o favorito é Marçal Muller. Ele foi segundo colocado no sábado e desembarca para a jornada decisiva na liderança da pontuação, tanto com quanto sem descartes. Parte de terceiro lugar no grid, à frente de seu mais próximo concorrente, o multicampeão Miguel Paludo, que é o maior vencedor com os carros de competição mais produzidos no planeta no principal autódromo do Brasil.

A programação do domingo tem início às 8:45, com a largada da corrida da Challenge. Imediatamente a seguir a Carrera Cup definirá seus campeões do certame de provas de curta duração.

 

As corridas

Carrera Cup

A corrida começou com Chris Hahn e Marçal Muller na primeira fila. Miguel Paludo e Werner, nesta ordem, completavam a segunda fila. Na largada deixou a porta aberta para Paludo, que avançou de terceiro para liderança. Muller tentou atacar por fora, mas notou que ia faltar espaço e contornou o S do Senna atrás de Hahn. Jeff Giassi e Raijan Mascarello completavam o top5. Na tomada da Junção, Hahn deu o troco em Paludo. Marçal aproveitou e subiu o Café por dentro, para concretizar a manobra sobre o #7 na freada do S do Senna. Giassi tentou acompanhar, mas não foi além do quarto lugar. Mascarello era quinto, muito pressionado por Neugebauer.

Em três voltas, Hahn tinha brecha de 1.6s sobre Muller, que vinha com Paludo em seu encalço. Giassi seguia em quarto, mas agora com pressão de Neugebauer e Thiago Vivacqua, que haviam ultrapassado Mascarello, o líder na Sport. Já a liderança da Rookie era de Israel Salmen, em 16º no geral.

Na abertura da volta 7, Werner passou Giassi no S do Senna e Vivacqua acompanhou o ataque ao longo da reta Oposta e no Lago. Os carros tiveram contato lateral no início da subida do Laranjinha e Giassi seguia à frente do adversário. Giassi a seguir foi punido com 5s pelo episódio, mas Vivacqua já havia superado o concorrente na pista em outra investida.

Quando a corrida entrou nos minutos finais, o céu definitivamente nublou em Interlagos e a disputa derradeira ficou entre Paludo e Muller, justamente a dupla que havia chegado à corrida decisiva literalmente empatada em pontos na liderança do campeonato.

Na volta final, Hahn controlou a distância para Muller e levou o #26 até a bandeirada com segurança. Muller prevaleceu no embate com Paludo e chega à corrida final isolado na liderança dos pontos. Neugebauer foi quarto, com Vivacqua completando o pódio. Em sétimo, Mascarello venceu na Sport. Em 17º, Israel Salmen ficou com a vitória na Rookie.

 

Sprint Challenge

Principais candidatos ao título, Miguel Mariotti e Antonella Bassani partiram da primeira fila, nesta ordem. No apagar das luzes, eles conservaram as posições, com Cristian Mohr mostrando muita ação em terceiro. Alceu Feldmann Neto saltou bem no início e era quarto, mas faltou espaço para contornar a curva do Lago ao lado de Mohr e o #95 acabou rodando.

Não houve intervenção do safety-car e a primeira volta foi fechada com Mariotti, Antonella, Mohr, Leonardo Herrmann e Lucas Locatelli ocupando os cinco primeiros lugares. Herrmann liderava pela Sport e Locatelli pela Rookie.

A primeira volta forçou ainda Celio Brasil a recolher seu carro no box de apoio, com vazamento de óleo. E o nome do giro inicial foi Gerson Campos, avançando de 13º no grid para sexto, com oportunistas manobras.

Na volta 4, em precisos movimentos no primeiro setor da pista, Matheus Roque superou Caio Chaves e Gerson Campos, evoluindo de oitavo para sexto em duas curvas. A briga se mostraria decisiva pelo pódio geral, vez que Mohr foi punido com acréscimo de 20s ao seu tempo de prova, pela fechada em Feldmann Neto na primeira volta.

Na volta 7 o carro de segurança foi acionado para resgate de carro de Luis Souza, danificado na caixa de brita após contato com Feldmann Neto na freada do fim da reta Oposta. Mais tarde o carro #95 seria punido com bandeira preta.

O resgate foi muito rápido e a prova acabou retomada sob bandeira verde depois de duas voltas. A ordem do top5 indicava Mariotti, Antonella, Mohr (punido em 20s), Herrmann liderando na Sport e Roque. Em sexto, Caio Chaves liderava na Rookie.

Restavam 10 minutos até a abertura da volta final.

Mohr tentou atacar Antonella no S do Senna, mas a campeã de 2023 fechou a porta. Então Herrmann alcançou Mohr e tentou emparelhar no Laranjinha, sem efeito.

A cinco minutos do final, na abertura da volta 11, Mariotti tinha menos de 1s de vantagem sobre Antonella. Mohr seguia em terceiro, à frente de Herrmann. Caio Chaves então avançou para quinto, depois de Matheus Roque ser tocado em disputa com outro competidor.

A segunda e o terceiro colocados se aproximaram de Mariotti na volta seguinte. Antonella atacou Mariotti na tomada do S do Senna em mergulho formidável. Os carros ficaram lado a lado e Mariotti bancou a trajetória por fora na primeira perna. Ficou por dentro na segunda e os carros se tocara, com Antonella escapando da pista e retornando em terceiro lugar.

Alheio à disputa, Mohr se aproveitou e passou Mariotti por fora no Lago. Os três seguiam colados até a volta final, quando Mariotti deu o troco em Mohr, outra vez no Lago.

Na bandeirada Mariotti foi o primeiro a sorrir. Mohr passou em segundo, mas com os 20s acrescidos ao seu tempo caiu para 12º. Antonella ficou com o segundo lugar. Herrmann foi terceiro, vencendo na Sport. Em quarto, Caio Chaves venceu na Rookie, e Caio Castro completou o pódio geral em quinto.

 

 

O que eles disseram:

“O Miguel deu um pulo que eu não entendi como ele foi parar ali na tomada do S do Senna. Mas, o ritmo do carro estava muito bom e consegui recuperar a posição em um lugar ousado, que eu acredito que ele não estava esperando. Aproveitei para dar o bote antes do Marçal chegar na disputa também. Pena não poder disputar o campeonato até o final, mas o fim de semana tem sido muito bom até aqui, pole, vitória e largando na primeira fila amanhã.”
Christian Hahn

 

“O sábado não começou muito bem, não consegui fechar a volta do segundo jogo de pneu e larguei de P2. Paludo largou, mas consegui recuperar a posição ainda na primeira volta e me mantive na frente dele até o final. Agora temos a liderança com e sem os descartes e vamos para final em vantagem amanhã.”
Marçal Muller

 

“Foi um sábado muito bom, positivo e competitivo. Mas, faltou um pouco de velocidade para o Hahn. O Marçal acredito que a gente estava igual, mas faltou um pouquinho no começo da bateria. Tentei o ataque, mas não consegui acertar a manobra. Amanhã tem uma corrida longa pela frente em que tudo pode acontecer e quem me conhece sabe que vou buscar o campeonato até ver a bandeira quadriculada.”
Miguel Paludo

 

”Foi minha primeira vitória aqui em Interlagos desde que comecei na Porsche Cup e ter sido na semana da Fórmula 1 é mais do que especial. Amanhã preciso de uma corrida segura e sem confusões. Acredito que se tivermos uma prova limpa, vamos conquistar o campeonato.”
Israel Salmen

 

“É um grande evento e principalmente pelo público assistindo. Acredito que tenha sido muito legal por termos feito a primeira e a última volta em 120% sem nenhuma bandeira amarela. Tive que fazer um pouco de corrida de recuperação depois de problemas no quali. Consegui escalar bem e chegar ao pódio era nosso objetivo para a corrida de hoje. Fazer o pódio e poder entregar um bom show para o público foi ótimo. Amanhã temos mais uma e vamos em busca de outro pódio.”
Thiago Vivacqua

 

“Muito feliz com a vitória, muito especial vencer na frente do público da Fórmula 1, todos sonham com isso. Estou muito feliz mesmo, além da vitória somei bons pontos e aumentamos a diferença para a Antonella. Veremos como vai estar o clima amanhã, se vai ser no seco ou na chuva e vamos fazer uma corrida segura para garantir o título.”
Miguel Mariotti

 

“Foi uma corrida difícil, o carro não estava o ideal no meio da corrida e o safety foi bom para esfriar um pouco os pneus, que tinham passado um pouquinho da libragem ideal. Consegui recuperar o gap que o Mariotti tinha para mim e ele teve problemas no final da corrida com o pneu também e vi que era minha chance de atacar. Tentei a manobra, mas faltou espaço para todo mundo na segunda perna do S. Eu passei um pouco do ponto e ele também, disputa valendo o campeonato é assim mesmo. Foco total em amanhã que largamos da primeira posição.”
Antonella Bassani

 

Resultados

Carrera Cup
1. #26 Christian Hahn 27:11.245
2. #544 Marçal Muller +2.502
3. #7 Miguel Paludo +2.772
4. #8 Werner Neugebauer +4.216
5. #10 Thiago Vivacqua +13.659
6. #1 Alceu Feldmann +16.165
7. #22 Raijan Mascarello (S) +21.909
8. #97 Jeff Giassi +22.535
9. #70 Lucas Salles +26.069
10. #29 Rodrigo Mello +26.503
11. #77 Francisco Horta (S) +28.611
12. #888 Lineu Pires (S) +30.630
13. #88 Georgios Frangulis (S) +31.027
14. #3 Franco Giaffone +31.398
15. #199 Nelson Marcondes (S) +32.040
16. #20 Pedro Aguiar +32.161
17. #51 Israel Salmen (R) +40.008
18. #87 Nelson Monteiro (S) +40.500
19. #14 Carlos Campos (S) +45.472
20. #24 Gustavo Zanon (R) +45.909
21. #15 Leo Sanchez (R) +49.500
22. #33 Bruno Campos (R) +55.787
23. #9 Edu Guedes (R) +56.134
24. #85 Eduardo Menossi (R) +57.416
25. #12 Marco Pisani (R) +1:00.698
26. #17 Marcos Regadas (S) +1:02.929
27. #25 Paulo Sousa (R) +1:03.174
28. #84 Gustavo Farah (R) +1:03.784
29. #74 Piero Cifali (R) +1:09.016
30. #66 Tiago Gonçalves (R) +1:29.445
DNF
#27 Josimar Junior (S)
#56 Peter Ferter (S)
(S) Sport
(R) Rookie

 

Sprint Challenge
1. #21 Miguel Mariotti 26:56.744
2. #72 Antonella Bassani +1.107
3. #23 Leonardo Herrmann (S) +1.969
4. #54 Caio Chaves (R) +2.211
5. #22 Caio Castro +11.628
6. #100 Seba Malucelli (S) +15.776
7. #82 Gerson Campos +15.921
8. #44 Giuliano Bertucelli (S) +16.357
9. #99 Wagner Pontes (R) +19.569
10. #177 Lucas Locatelli (R) +19.701
11. #38 Eric Santos (R) +20.432
12. #3 Cristian Mohr +20.590
13. #71 SangHo Kim (S) +21.559
14. #9 Claudio Reina (R) +21.704
15. #32 Matheus Roque (S) +45.770
16. #129 Fernando Arruda (R) +50.904
DNF
#58 Claudio Simão (R)
#7. Luis Souza (S)
#2 Andre Rosario
#66 Sadak Leite
#139 Celio Brasil (S)
DQ
#95 Alceu Feldmann Neto (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Cronograma – Porsche Cup C6 Bank – Etapa 8 – Interlagos F1:
Domingo, 3 de novembro:
08:45 – 09:17 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge
09:45 – 10:17 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup

 

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Foto: Luca Bassani

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*