Propostas visam aumentar durabilidade dos motores e reduzir custos de manutenção.
O sucesso da prova Gold Classic Interlagos (foto de abertura/Vanderley Soares), disputada em setembro, ainda repercute na comunidade da categoria Classic Cup, uma das mais tradicionais do cenário paulista. Número considerável de pilotos em atividade em outras séries e outros atualmente afastados das pistas notou o sucesso do evento e procurou a Federação de Automobilismo de São Paulo para saber dos planos da entidade para a temporada 2020. O movimento levou o presidente do Conselho Técnico Desportivo Paulista (CTDP) a promover consultas com preparadores e pilotos que disputam a atual temporada visando capitalizar esse interesse. Uma reunião para definir as bases do regulamento do ano que vem acontece hoje esta noite na FASP, a partir das 19h30.
“Nossa proposta é simplificar o regulamento com base em duas premissas: aumentar a durabilidade dos motores e baixar custos”, explica Marcus Ramaciotti, o presidente do CTDP, que completa lembrando que “o espírito de deixar espaço para que os preparadores possam desenvolver suas propostas e manter a categoria como a que permite maior liberdade de trabalho para esses profissionais.”
O Comissário Técnico Caio Bianchini indica duas medidas que poderão surtir efeitos imediatos e com baixo custo de adoção são “a padronização de um ou dois comandos de válvulas e o uso de caçotes originais. A especificação de diâmetros máximos do venturi, tanto para motores carburados ou injetados, é outro caminho considerável.”
Caio Lacerda defende a união e sintonia entre oss envolvidos na Classic Cup (Rodrigo Ruiz)
Para o preparador Edimar Della Barba tais possibilidades são sensatas e poderão incentivar os técnicos e engenheiros envolvidos na preparação dos carros a desenvolver novos caminhos no que diz respeito ao acerto de chassi e na aerodinâmica. Caio Lacerda, um dos pilotos mais atuantes na defesa dos interesses da Classic Cup, é outro protagonista que vê com bons olhos a proposta de trabalho do CTDP:
“Toda e qualquer atitude que incentive o crescimento da categoria e traga mais pilotos para a Classic Cup é sempre muito bem-vinda. Fomentar a união e sintonia de todos os setores envolvidos nesse grid é a chave para um trabalho de sucesso.”
foto: Divulgação/Fasp
Por: Wagner Gonzalez