Com 4 corridas em 2 dias e em 2 circuitos diferentes, Zonta, Átila e Galid partem animados para jornada inédita da Stock Car em Goiânia

Shell desembarca em pista onde seus três pilotos já venceram, com Zonta em terceiro e Átila em sétimo no campeonato

Depois de uma emocionante etapa no anel externo de Curitiba, coroada com a vitória do piloto Shell Átila Abreu, a Stock Car inova mais uma vez na temporada 2021 e realiza duas etapas em dois traçados diferentes no mesmo fim de semana pela primeira vez em seus mais de 40 anos de história. Goiânia é o palco da oitava e nona etapas do campeonato, a primeira no traçado misto no sábado e a segunda no anel externo no domingo.

Será um desafio inédito para pilotos e equipes.

Além da revisão completa dos carros depois da rodada dupla de sábado, a característica do anel externo da pista da capital goiana impõe a necessidade de alterar de forma significativa o acerto dos carros, especialmente a geometria da suspensão. Assim os engenheiros e mecânicos das equipes Shell V-Power e Shell-RCM esperam muito trabalho depois da bandeirada do sábado.

Para apimentar ainda mais o fim de semana, a previsão do tempo indica temperaturas superiores aos 30ºC e o cronograma da etapa prevê apenas dois treinos livres de 30 minutos para cada piloto –um no misto na sexta-feira e outro no anel externo no domingo.

Maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo, a Shell desembarca em Goiânia com seus três representantes no grid da Stock Car muito animados. Ricardo Zonta, Átila Abreu e Galid Osman já venceram no palco da jornada deste fim de semana e o trio vem em alta na temporada.

Terceiro no campeonato, o atual vice-campeão Ricardo Zonta espera novamente uma performance convincente do Corolla #10 da equipe Shell-RCM para entrar de vez na briga pelo título. Ele foi o primeiro vencedor com os carros no regulamento atual, justamente em Goiânia na etapa de abertura da temporada 2020. O ex-F1 tem pole e vitória neste ano e acumula 175 pontos depois de recuperar na Justiça Desportiva os resultados conquistados na pista na abertura da temporada, coincidentemente também em Goiânia.

Átila Abreu aparece em sétimo com o Chevrolet Cruze da estreante equipe Shell V-Power. A organização comandada pelo engenheiro Joselmo Barcik, o “Polenta”, surpreende em sua temporada inaugural. Vice-campeão de 2014, o piloto sorocabano já conquistou duas vitórias no ano, em Cascavel e no anel externo de Curitiba. Átila acumula 159 pontos e sabe da importância de aproveitar bem os treinos e fazer uma jornada limpa no sábado para sair de Goiâna com bons pontos –são nada menos que 112 tentos em disputa neste fim de semana.

Galid Osman por sua vez aposta no retrospecto na capital goiana para traduzir em pontos a performance que tem apresentado em treinos e corridas neste ano. O piloto do Cruze #28 já avançou ao Q3, liderou corrida e lutou no pelotão da frente. Agora espera encaixar uma etapa consistente para avançar no campeonato.

A Stock Car tem as corridas exibidas ao vivo pela Band e canais Sportv –que mostra também os qualis. A largada da primeira corrida de sábado está marcada para 13:40 no misto. No domingo, a prova do anel externo começa às 13h10.

 

 

O que eles disseram

“Fim de semana que promete ser agitado e intenso. Um treino de 30 minutos e direto para o quali. Vamos passar por anel externo e pista mista no mesmo fim de semana, estou animado para as corridas. É nossa segunda vez em Goiânia no ano, a temporada começou por lá e evoluímos muito desde então, estamos mais preparados do que naquele ano. Espero pontuar bem para chegar na briga pelo título sempre brigando por pódios e vitórias no campeonato. A grande dificuldade vai ser a preparação com poucas sessões de treino previstas. Vamos continuar o bom trabalho que estamos fazendo, conquistamos duas vitórias no primeiro ano da equipe. Mais do que nunca classificar bem vai ser importante para os bons resultados, o quali vem sendo nossa pedrinha no sapato ao longo do ano e um bom quali pode mudar o rumo da corrida.”

Átila Abreu

 

“Depois que recuperamos os pontos, justamente, da corrida em Goiânia, o que me coloca na terceira posição no campeonato e definitivamente na luta pelo título, faz com quem essas duas etapas de rodada dupla sejam de ainda maior importância e me dá mais garra para batalharmos por grandes resultados. Goiânia é uma pista onde já conquistamos vitórias e acredito muito que estaremos disputando as primeiras colocações”.

Ricardo Zonta

 

“Estou animado! Vai ser a prova mais difícil do ano por conta do calor, a previsão é de 38ºC em Goiânia, tendo duas corridas no sábado e duas no domingo. Isso vai exigir muito do carro e de nós pilotos. Goiânia é uma pista que eu costumo andar bem, já venci corrida por lá na Stock Car, o que me deixa muito empolgado para o fim de semana.”

Galid Osman

 

Stock Car – Goiânia 2

Sexta-feira, 17 de setembro

09:25 – 09:35 – Shakedown – Misto

11:15 – 12:25 – Treino livre 1 – Misto

 

Sábado, 18 de setembro

10:15 – 10:25 – Warm up – Misto

11:00 – 11:45 – Quali 8ª etapa – Misto

13:40 – 14:13 – Corrida 1 – 8ª etapa – Misto

14:18 – 14:51 – Corrida 2 – 8ª etapa – Misto

 

Domingo, 19 de setembro

08:00 – 09:10 – Treino livre 2 – Anel Externo

10:30 – 11:15 – Quali 9ª etapa – Anel Externo

13:10 – 13:43 – Corrida 1 – 9ª etapa – Anel Externo

13:48 – 14:21 – Corrida 2 – 9ª etapa – Anel Externo

 

Stock Car – Campeonato após 7 etapas (top10):

1. Daniel Serra 243 pontos
2. Gabriel Casagrande 232
3. Ricardo Zonta 175
4. Cesar Ramos 172
5. Rubens Barrichello 167
6. Bruno Baptista 160
7. Átila Abreu 159
8. Thiago Camilo 148
9. Ricardo Mauricio 142
10. Denis Navarro 142
23. Galid Osman 48

 

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

 

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Foto: José Mario Dias

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*