Com 72 pilotos confirmados e mudanças nas regras, Porsche C6 Bank Endurance Challenge tem abertura em Interlagos

Campeonato de provas de longa distância começa com corrida de 300 km neste sábado no Autódromo José Carlos Pace

O Porsche Endurance Challenge, campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank Mastercard terá sua etapa de abertura neste fim de semana em Interlagos, São Paulo. Com uma prova de 300 quilômetros ou 2h30min de duração máxima, o Autódromo José Carlos Pace será o palco da primeira disputa do certame na temporada 2023.

Já são nada menos que 72 pilotos confirmados, em duplas que unem os principais nomes da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo com estrelas de trajetória internacional. São 26 carros inscritos na Carrera e 10 na Challenge.

Sucesso desde a pioneira corrida de longa duração em 2015, o Endurance Challenge se consolidou pela competitividade e intercâmbio entre os talentos regulares da Porsche Cup C6 Bank Mastercard e seus convidados – no melhor estilo Pro-Am dos grandes eventos de endurance do mundo.

Para manter as disputas acirradas até a última volta da última prova do ano, o regulamento de 2023 manteve a divisão da prova em dois segmentos, com 40% dos pontos às equipes que tiverem percorrido 75% do segmento inicial e realizado pelo menos um pit-stop obrigatório. Em Interlagos, o trecho inicial terá 32 voltas, com a corrida completa prevista para 70. O piloto com a maior experiência (B.O.P., Balance of Performance) poderá percorrer um máximo de 36 voltas. Cada um deles é categorizado como platina, ouro, prata, bronze ou cobre.

O status de cada competidor é definido por uma intricada combinação de elementos, que considera há quanto tempo o piloto está ou não em atividade, a categoria onde compete regularmente, a categoria onde competiu pela última vez, sua idade, retrospecto em eventos da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, entre outros.

A grande mudança veio no regulamento dos pit-stops obrigatórios. Serão três de no mínimo seis minutos nesta primeira etapa, mas não serão mais livres ao longo da corrida. A partir de agora, as equipes terão janelas de oito minutos para fazerem suas paradas, que serão iniciadas na abertura das voltas 17, 34 e 52.

Assim como no campeonato de sprint, o regulamento da Endurance Challenge estipula descarte. Cada equipe irá se desfazer do segmento em que tenha obtido menor pontuação após a bandeirada final do campeonato. Dessa forma, um carro que tenha algum problema no meio de uma prova pode seguir vivo na disputa do título até o final. A definição do grid é determinada pela média das melhores voltas de cada piloto nos qualis, de modo que prevalecem os conjuntos mais velozes independentemente de o piloto ser o mais rápido na sua sessão.

Outro traço característico dos principais eventos de longa duração do planeta está presente no evento: diversas categorias simultaneamente batalhando na pista. São duas divisões distintas, cada uma com três subcategorias. A Carrera Cup é destinada aos carros novos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, equipados com motor 4.0 litros e freios ABS. A classe Challenge usa os carros da versão anterior, 991-2. Cada uma delas se subdivide nas categorias geral, em que todos competem, Sport e Rookie. O enquadramento das tripulações nas classes Sport e Rookie é estabelecido pelo B.O.P. combinado de cada tripulação.

Na abertura da Endurance Series em Interlagos e na segunda etapa, em local a definir, as provas têm 300 km ou 2h30 de duração e são disputadas apenas por duplas. A corrida final, em Interlagos, tem 500 km e poderá ser disputada por duplas ou trios.

Os canais Sportv exibem a corrida ao vivo a partir das 15h30, além dos canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. A Band mostra flashes da etapa em sua programação.

 

Lista de inscritos por ordem numérica – Carrera Cup:
#0 Sylvio de Barros e Caio Collet **
#1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas
#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello*
#7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister
#8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta
#9 Edu Guedes e Renan Pizii**
#12 Marco Pisani e Renan Guerra**
#16 Marcelo Hahn e Allam Khodair*
#25 Paulo Sousa e Galid Osman**
#27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho*
#29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua
#34 Leonardo Sanchez e Átila Abreu**
#56 Peter Ferter e Diego Nunes*
#70 Lucas Salles e Rafael Suzuki*
#74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.**
#77 Francisco Horta e William Freire*
#80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.*
#85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel*
#87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa*
#88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos*
#99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim
#111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello
#199 Nelson Marcondes e Luiz Razia*
#544 Marçal Müller e Enzo Elias
#555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício*
#888 Lineu Pires e Beto Gresse**
*Sport
**Rookie

Lista de inscritos por ordem numérica – Challenge:
#2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio**
#5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos
#14 Luiz Landi e Bruno Xavier**
#38 Eric Santos e João Gonçalves**
#44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano**
#45 Paulo Totaro e Matheus Roque**
#55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro*
#66 Sadak Leite e Fabio Carbone*
#133 Israel Salmen e Rafael Martins**
#139 Célio Brasil e Danilo Dirani
*Sport
**Rookie

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – 3ª etapa – Endurance Challenge – Interlagos:
Quinta-feira, 11 de maio:
11:00 – Treino Opcional (Todos)
13:15 – Treino Opcional 1 (Carrera Cup)
14:25 – Treino Opcional 1 (Sprint Challenge)
15:35 – Treino Livre 1 (Carrera Cup)
16:15 – Treino Livre 1 (Sprint Challenge)

Sexta-feira, 12 de maio:
10:15 – Treino Livre 2 (Carrera Cup)
11:00 – Treino Livre 2 (Sprint Challenge)
14:30 – Classificação (Carrera Cup)
15:50 – Classificação (Sprint Challenge)

Sábado, 13 de maio:
15:30 – Corrida (300km ou 2:30)

 

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Foto: Luca Bassani

por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*