– Em outubro, marca alcançou 44.421 unidades vendidas e conquistou 21,5% de market share
– No mês em que completou 25 anos, Strada já se consolidou como veículo mais vendido de 2023
– Fastback Abarth chegou para completar a família envenenada em outubro
Desde janeiro de 2021, a Fiat é a número um no mercado automotivo brasileiro. Algo que, inclusive, irá se repetir este ano, já que a marca completa o décimo mês do ano na liderança. Em outubro, foram 44.421 unidades emplacadas, 11.376 à frente da segunda colocada, o que deu à marca 21,5% de market share. Apesar do ano ainda não ter acabado, a Fiat já se consolidou como líder absoluta em 2023. Não é para menos, já que comercializou 384.337 veículos no ano – mais de 111 mil unidades à frente do segundo lugar – e com 22% de market share. Além disso, a Strada também fez bonito e ganhou um ótimo presente no mês em que completou 25 anos: conquistou, mais uma vez, o título de veículo mais vendido do Brasil, não apenas em outubro, como também no acumulado do ano. A picape ainda é o modelo mais comercializado na América do Sul em 2023.
Em outubro, a picape compacta da Fiat emplacou 11.874 unidades. Além da Strada, a Fiat garantiu mais outro lugar no top 10 dos veículos mais vendidos do país com o Mobi, que saiu da sétima posição e saltou para a quarta com 8.037 unidades vendidas.
“Estamos muito felizes com o fechamento dos resultados de outubro porque já podemos nos considerar tricampeões em 2023, embora ainda faltem dois meses para o ano acabar. E isso só acontece porque não ficamos acomodados. Acabamos de lançar o Fastback Abarth, o mais novo membro da família do escorpião e uma grande novidade para os amantes de esportividade. Além disso, estamos ganhando cada vez mais terreno no mercado de SUVs e o excelente desempenho do Fiat Fastback, um dos veículos mais vendidos no varejo, é uma das razões. Tudo isso é o resultado de uma série de inovações da marca, da dedicação da rede de concessionárias e a confiança do cliente na Fiat”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e Abarth na América do Sul.
Em outubro, a Fiat também foi a número um em diferentes segmentos. Em hatches, a marca teve uma participação de mercado de 22,4%. Já no segmento de picapes, a Fiat teve um desempenho ainda melhor, com uma fatia de 41,2% da categoria. Em vans, também a marca teve 47,6% do segmento. Vale dizer que a Fiat foi líder do segmento B-SUV no varejo em outubro com 5.720 unidades e 18,3% de participação, um crescimento de 14% em relação ao mês anterior.
Ainda no décimo mês do ano, a Fiat também mostrou sua força nos canais de vendas. A marca se destacou no varejo com a liderança e uma participação de mercado de 16,2%. Já em vendas diretas, também fechou o mês em primeiro lugar novamente e teve 26% de share.
Acumulado do ano
Quando o assunto é todo o ano de 2023 até agora, o bom desempenho também se repete. Além da Fiat ser líder no mercado geral, também é a campeã em vendas diretas, varejo, hatches, picapes e vans. E não para por aí: a marca também possui o título do carro mais vendido do Brasil com a Strada, que já comercializou 98.509 unidades. Completando o top 10 dos mais vendidos do país, a marca tem o Mobi em sexto lugar com 59.670 unidades emplacadas e Argo na oitava colocação com 56.166 carros vendidos. Além disso, a Fiat tem em 2023 a liderança no canal de vendas diretas, com 27,4% de share, e no de varejo com 17% de participação no mercado.
Vale dizer que a marca também é a número um em três segmentos diferentes: no de hatches com 115.933 unidades vendidas e 23,6% de participação de mercado; picapes com 140.638 unidades vendidas e 43,2% de market share e em vans com 19.510 unidades vendidas e 42,4% de participação de mercado. Já no segmento de SUVs, a Fiat tem 69.307 unidades vendidas e uma participação de mercado de 11,1%, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foto: Stellantis Communications
por: Stellantis Communications