Com Drugovich, Nasr e Serra, 24 Horas de Le Mans terá seis brasileiros em 2024

Augusto Farfus, Nicolas Costa e Pipo Derani já haviam sido anunciados no começo do ano. Brasil terá três pilotos na classe Hypercar e outros três correndo de LMGT3 na mais emblemática corrida de Endurance do planeta.

Derani e Drugovich correrão com Jack Aitken no Cadillac V-Series.R número 311
(FIA WEC/Marcel Wulff)

A edição 2024 das 24 Horas de Le Mans tem mais três pilotos brasileiros em meio aos 186 competidores garantidos no grid da prova, que será disputada entre 15 e 16 de junho, na França. Daniel Serra, Felipe Drugovich e Felipe Nasr foram confirmados na quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC nesta segunda-feira (6) e farão companhia aos compatriotas Augusto Farfus, Nicolas Costa e Pipo Derani, que já estavam assegurados na corrida em La Sarthe desde o começo do ano.

Entre todos os brasileiros que figuram na lista das 24 Horas de Le Mans de 2024, Daniel Serra é o mais bem-sucedido. Tricampeão da Stock Car (2017, 2018 e 2019), o paulistano de 40 anos já esteve na mais famosa prova do FIA WEC em sete oportunidades e venceu duas vezes, sempre na antiga classe LMGTE-Pro: em 2017, com a Aston Martin, e dois anos depois, com a Ferrari da equipe AF Corse. Em 2024, Daniel vai representar a equipe britânica GR Racing a bordo da Ferrari 296 LMGT3, tendo como colegas de time o inglês Mike Wainwright e o italiano Riccardo Pera.

Ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Nasr é um dos brasileiros de maior sucesso recente no Endurance. Hoje com 31 anos, o brasiliense é bicampeão do IMSA SportsCar (2018 e 2021) e em 2024 conquistou outro triunfo importante para sua carreira: as 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, representando a Porsche Penske Motorsport.

Nasr vai fazer sua quinta participação em Le Mans e a segunda consecutiva na classe Hypercar, sendo um dos pilotos da tripulação do Porsche 963 #4 da Porsche Penske, ao lado do francês Mathieu Jaminet e do britânico Nick Tandy, repetindo a formação de 2023.

“Estou muito feliz em anunciar meu retorno às 24 Horas de Le Mans, o principal palco mundial de Endurance. O ano começou incrivelmente bem com nossa vitória nas 24 Horas de Daytona, e seguimos liderando o IMSA após conquistar três pódios consecutivos. A Porsche Penske Motorsport tem feito um trabalho excepcional, resultado em uma evolução significativa no desempenho do 963. Estou confiante em nossa capacidade de lutar pela vitória em Le Mans ao lado do Nick Tandy e do Mathieu Jaminet”, disse Nasr.

Felipe Drugovich estreará no Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans. Paranaense de 23 anos, “Drugo” conquistou o título da FIA Fórmula 2 na temporada 2022 e desde então é piloto reserva da equipe Aston Martin na Fórmula 1.

Em 2024, o maringaense iniciou sua trajetória nas corridas de longa duração representando a Vector Sport na classe LMP2 do European Le Mans Series, tendo disputado as etapas de Barcelona, na Espanha, e de Paul Ricard, na França. No mês de abril, Drugovich testou o Cadillac V-Series.R da Action Express Racing em Laguna Seca, na Califórnia, sendo muito elogiado pelo chefe do time sediado em Denver, Gary Nelson. Foi o prenúncio da confirmação oficial nesta segunda-feira.

Depois de ter vencido em Le Mans duas vezes correndo no automobilismo virtual, Drugovich vai formar trio com o compatriota Pipo Derani e o britânico Jack Aitken no Cadillac #311.

“Tenho apenas 23 anos e estou tendo a oportunidade mais importante da minha carreira até agora graças à Action Express e à Cadillac. As 24 Horas de Le Mans são impossíveis de definir em palavras, tal é a sua magia e importância para o automóvel no geral e para o esporte a motor em particular. Tive um pouco da ideia da magia de Le Mans ao vencer duas vezes as edições virtuais. Agora, vou mergulhar de verdade com o Cadillac #311 da Action Express com o Pipo Derani e Jack Aitken. Que privilégio ter mais um sonho virando realidade”, vibrou.

Escalação completa — A edição 2024 das 24 Horas de Le Mans reúne números superlativos. São 62 os carros confirmados para a prova: 23 hypercars, 16 LMP2 e 23 LMGT3. Ao todo, serão 186 pilotos inscritos na competição. Seis deles, brasileiros.

Além de Derani, Drugovich, Nasr e Serra, inscritos apenas para as 24 Horas de Le Mans, a tripulação brasileira contará também com Augusto Farfus e Nicolas Costa. Os pilotos correm regularmente o Mundial de Endurance em 2024, competem na classe LMGT3 e estarão no grid da Rolex 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada, entre 12 e 14 de julho.

Farfus é o atual vice-líder na sua classe depois de ter vencido as 6 Horas de Ímola, em abril, ao lado do indonésio Sean Gelael e do britânico Darren Leung a bordo da BMW M4 LMGT3 #31 da equipe belga Team WRT.

O curitibano de 40 anos vai correr em Le Mans pela sexta vez na sua carreira, enquanto o carioca Nicolas Costa, de 32, debutará em La Sarthe neste ano. O piloto faz sua estreia no FIA WEC como piloto da United Autosports, guiando a McLaren 720S Evo #59 em parceria com o suíço Grégoire Saucy e o britânico James Cottingham.

CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Por: Rolex 6 Horas de São Paulo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*