Finlandês segura Vettel no final da disputa e conquista segunda vitória na carreira e na temporada. Hamilton é quarto e Massa termina em nono.
O GP da Áustria já começou com uma grande polemica. Bottas que anotou a pole position mexeu seu carro antes das luzes vermelhas se apagarem, mas essa “mexida” aconteceu dentro do espaço dos colchetes de largada. Vettel reclamou pelo rádio e falou que o adversário queimou a largada.
A FIA, entidade máxima do automobilismo explicou o fato e validou a largada da Mercedes #77, um fato curioso e que precisa de muita avaliação. Com essa polemica que ainda ira gera muita discussão, a disputa foi firme com Bottas ditando o ritmo da corrida.
Ainda na primeira curva Kvyat acabou passando do ponto e levou Alonso e de quebra Verstappen para fora da pista, os dois últimos abandonaram enquanto o russo acabou penalizado e terminou em 16° lugar.
Quem largou bem foi a dupla da Williams. Com Massa em 17° e Stroll em 18°, a equipe soube bem se desvencilhar dos acontecimentos e disputas mais fortes e passaram a ocupar o nono e 10° lugar respectivamente ainda nas primeiras voltas. Hamilton que partiu de oitavo começou a buscar posições.
Após os ímpetos se acalmarem, as disputas foram ficando escassas. Bottas seguia forte, Vettel em segundo Ricciardo em terceiro. Hamilton trava uma batalha pelo quinto posto com Raikkonen.
Com o desgaste de pneus começando a aparecer, os tempos mudaram e as equipes começaram a mostrar sua estratégia e Hamilton foi para os pits primeiro ganhando a posição de Raikkonen. Bottas, Vettel e Ricciardo também foram para suas trocas.
Quem foi mais tarde foi Felipe Massa. Com um composto totalmente diferente o piloto do carro #19 chegou a estar em sexto lugar, mas acabou voltando para nono após sua parada lutou com Ocon pelo oitavo posto, mas sem conseguir fazer a ultrapassagem e com os ponteiros chegando para deixa-los uma volta para trás, Massa acabou terminando em nono lugar, Stroll ficou em 10° e marcou pontos pela terceira vez seguida.
Na disputa pela liderança, Vettel tentou, se aproximou tentou, mas não conseguiu a ultrapassagem sobre a Mercedes, terminando a apenas 0.658s atrás de Bottas. Ricciardo também teve problemas para segurar Hamilton que teve a oportunidade, chegou a colocar do lado da RBR, mas não conseguiu ter o desempenho necessário para conquistar a ultrapassagem. O australiano terminou em terceiro, seu quinto pódio seguido, Hamilton ficou em quarto lugar, a pouco mais de um 1.4s do piloto taurino.
Confira a classificação final do GP da Áustria:
1) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
6) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
8) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
9) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
10) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
11) Jolyon Palmer (ING/Renault)
12) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda)
13) Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
14) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari)
15) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
16) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)
Não terminaram
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso-Renault)
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
Campeonato
A vitória de Bottas na Áustria, segunda do piloto na temporada e na carreira o coloca na disputa do título de 2017. Sebastian Vettel é o líder com 171 pontos, Hamilton é o segundo 151, Bottas aparece em terceiro com 136, Ricciardo é o quarto com 106 e Raikkonen é o quinto com 83. Felipe Massa ocupa a 10° colocação na classificação geral com 22 pontos.
A próxima etapa da categoria acontecerá no dia 16 de julho, em Silverstone, Inglaterra. Casa de Hamilton, que com toda certeza buscará a vitória e a recuperação no campeonato.
Foto: Reprodução/Facebook Mercedes-AMG Petronas Motorsport
Por Matheus Furlan