A temporada 2017 do Mundial de SuperBike começou com grandes disputas e mais uma vez o domínio da equipe Kawasaki Racing Team.
O atual campeão Jonathan Rea (#1) obteve uma rodada perfeita em Phillip Island, na Austrália, na abertura do calendário realizada nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. O piloto fechou a melhor volta nos treinos classificatórios e faturou a primeira colocação nas duas baterias, alcançando assim sua 40ª vitória na carreira. Já seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), obteve a terceira posição no pódio na primeira corrida e finalizou a etapa com um sexto lugar na largada seguinte.
Apesar de alcançar o melhor resultado possível, Jonathan Rea precisou acelerar muito para somar as duas vitórias. Os pilotos da Ducati se mostraram grandes adversários e entraram forte na briga pelas primeiras posições. O italiano Marco Melandri chegou a ocupar temporariamente a liderança, porém, acabou abandonando a primeira bateria na 16ª volta. Enquanto isso, Rea e Sykes mantiveram a ponta na maior parte da corrida. Nas voltas finais, Chaz Davies entrou forte na briga pela vitória. O piloto da Ducati ultrapassou Sykes e recebeu a bandeirada em segundo, apenas quatro centésimos atrás de Rea, que venceu a corrida. Já Sykes ficou com a terceira posição no pódio.
A segunda bateria estreou o novo regulamento para a formação do grid de largada. Os pilotos que alcançaram posição no pódio na primeira corrida largaram a partir da terceira fila. E assim a prova ganhou ainda mais emoção. Rea iniciou bem a corrida e na sétima volta já ocupava a liderança. Porém, a disputa se tornou muito mais acirrada que a da bateria anterior. A dupla da Ducati vinha forte e esperava encerrar a etapa de abertura do Mundial com ao menos uma vitória. Assim, Rea, Davies e Melandri revezara a liderança na segunda metade da prova. E foi somente na volta final que Rea conseguiu ultrapassar Davies para então receber a bandeirada em primeiro. Já o adversário levou a vice-liderança e Melandri a terceira posição.
“Vencer a primeira etapa com o novo regulamento é muito bom. Este é o melhor jeito de iniciar a minha campanha. Estou ansioso pelas próximas corridas. A pista de Phillip Island é reconhecida por não ser fácil de ganhar posições e vencer nas voltas finais e eu consegui. Este final de semana foi, realmente, muito especial”, declarou Rea.
Enquanto isso, Tom Sykes não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e ocupou o sexto lugar na maior parte da corrida, posição em que cruzou a linha de chegada.
“Eu fiz uma corrida estranha [na segunda bateria]. Eu obtive uma largada decente, estava feliz com minha posição, mas não conseguia virar voltas realmente boas. Fiquei preso atrás de alguns pilotos e os líderes abriram vantagem”, comentou Sykes.
Após a realização da primeira rodada do Mundial de SuperBike, Jonathan Rea ocupa a liderança do campeonato, com 50 pontos, e Tom Sykes vem em terceiro, com 26 pontos. Já na disputa entre fabricantes, a Kawasaki Racing Team lidera a competição com 50 pontos. A próxima etapa do Mundial será realizada nos dias 10, 11 e 12 de março no Circuito Internacional de Chang, na Tailândia.
Foto: Kawasaki Press Racing – EU – BR
Por VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO