Categorias de competição e passeio vão testar a habilidade dos participantes em meio às belezas dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. Seja qual for o perfil do off-roader, a aventura está garantida durante os três dias de evento
Está chegando a hora da quarta edição do Aparados Off-Road. Amanhã (18), às 18h30, a largada oficial dá início – na Praça Central de Cambará do Sul (RS) –, a programação para os competidores do rally de regularidade 4×4 e os integrantes das categorias de passeio. A concentração é no Cambará Eco Hotel. Às 10h30 abre a secretaria de prova para a confirmação de inscrição, com briefing geral às 16h.
Na quinta-feira (19), eles começam a desbravar os Campos de Cima da Serra Gaúcha. Até o sábado (21), a promessa é de muita diversão, mas também de desafios à capacidade de pilotos, navegadores e seus veículos 4×4.
Se há duas categorias que vão testar ao máximo os participantes, trata-se da Trilha 4×4 e da Passeio Radical. A primeira oferece os percursos mais técnicos, com terrenos acidentados que incluem atoleiros, charcos, pedras soltas e outros tipos de obstáculos. Prato cheio para quem conta com maior experiência no fora-de-estrada e carros especialmente preparados para superar o que vier pela frente, nos cerca de 240 km do roteiro. Sempre em meio a belos visuais, atravessando os municípios de São José dos Ausentes; Bom Jesus e Jaquirana.
“Queremos proporcionar o máximo de adrenalina, em um lugar de natureza ímpar. Os Aparados da Serra possuem um dos terrenos mais técnicos e exigentes do Brasil. Além disso, ofereceremos um mergulho na cultura gaúcha, atravessando fazendas que ainda hoje adotam práticas tradicionais de manejo do gado e têm arquitetura típica. Os campos e estradas que atravessaremos foram, em tempos passados, rotas essenciais para a economia da local”, destaca o diretor da Trilha 4×4, José Todero. Ele lembra que as 30 vagas abertas se esgotaram em apenas três dias, sinal de que a proposta da categoria caiu no gosto dos participantes.
A Passeio Radical 4×4 está um degrau abaixo na escala de dificuldade e exigência. O que não significa facilidade ou caminhos tranquilos. A ideia aqui é reunir jipeiros de experiência intermediária a elevada, com veículos 4×4 de menor preparação, igualmente testados no roteiro escolhido. Trechos de lama, erosões, travessias de cursos d’água e estradas antigas compõem o percurso de 180 km, que atravessará cânions – destaques na paisagem da região –; cachoeiras, além de passar pela nascente do Rio das Antas, em meio a locais de natureza intacta e selvagem.
Uma combinação que agradou em cheio ao paranaense Marcos Pampuch. Ao lado da esposa e com um Mitsubishi Pajero Dakar, ele está ansioso para ganhar as trilhas do Aparados Off-Road 2024. “Participei do primeiro Aparados no rally. Nesse ano optamos pelo Passeio Radical e acreditamos que ele vai justificar o nome. É uma forma de apreciarmos as belezas, com alguns desafios pelo caminho. A expectativa é de curtir o visual, a integração com os outros participantes e brincar na lama”, descreve.
Porta de entrada
A lista de categorias de passeio conta ainda com a Passeio 4×4, considerada a porta de entrada para a aventura off-road. Neste caso, os participantes encaram trilhas mais leves, sem obstáculos extremos, e podem usar os veículos em configuração original. Eles farão um percurso total de 310 km, também passando por São José dos Ausentes; Bom Jesus e Jaquirana. Pelo caminho, farão paradas para acompanhar a passagem do rally; atravessarão rios, trechos de mata nativa e conhecerão os cânions da região.
“Preparamos uma experiência que vai além de simplesmente andar de 4×4, para conhecer lugares que os participantes irão eternizar na memória. Para quem gosta da adrenalina, também haverá aquela apimentada que sempre colocamos em nossos passeios“, explica o diretor da Passeio 4×4, Anderson Vieira.
Em busca do pódio
Para quem gosta de viver a rivalidade de uma competição, o rally de regularidade oferece as categorias Master, Graduado, Turismo e Novato. E mais: o 4º Aparados Off-Road vale pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4×4, o que aumenta a expectativa de grandes disputas dentro das trilhas.
“O Aparados está grande! Temos a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo e, portanto, grandes nomes do rally nacional estão confirmados em nosso grid. Pilotos e navegadores vão acelerar por três etapas técnicas, com vários laços e pegadinhas, e diversos tipos de obstáculos naturais. Vamos exigir habilidade e entrosamento das duplas, para que elas consigam manter a média de velocidade e o tempo de prova. Estamos ansiosos para saber quem serão os melhores de cada categoria”, conclui o diretor geral do evento, Alexandre Rech.
Siga-nos @aparadosoffroad
O projeto Aparados Off Road é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS, Fusopar, Keko e Resfriar, pela lei número 13.924/2012, através do ICMS, recurso público pago por toda sociedade civil.
Uma promoção da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e a Confederação Brasileira de Automobilismo.
#novasfaçanhasnoesporteelazer
Por: Liberdade de Ideias