Competidores superam primeira parte da Maratona no Sertões BRB

Novidade na edição deste ano, motos, quadriciclos e UTVs CBM fizeram um percurso diferente dos carros e UTVs CBA na quarta etapa. Nesta quarta (28), roteiros se trocam. Dia deixou candidatos à vitória pelo caminho

Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio retomaram a liderança nos carros
(Marcelo Machado de Melo/Fotop/Sertões)

Motos, quadriciclos e UTVs CBM para um lado; carros e UTVs CBA para o outro. A terça-feira de quarta etapa do Sertões BRB, que marcou a primeira perna da Maratona (em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos) trouxe uma das principais novidades desta edição do maior rally das Américas. Com formato de laço, largada e chegada em Luís Eduardo Magalhães (BA), os percursos distintos, com quilometragens diferentes, exigiram bastante de pilotos e navegadores e deixaram alguns dos candidatos à vitória pelo caminho.

Nos carros, foram 293 quilômetros, com 263 de uma especial rápida, mas também marcada por trechos técnicos, de trial (com pedras e piso irregular). Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti (Toyota GR Hilux DKR / X Rally), que começaram o dia como líderes, sofreram um acidente em que capotaram três vezes. Não se machucaram, mas deram adeus à chance de vitória e à prova.

Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing) vinham descontando a desvantagem para os rivais e venceram pela segunda vez este ano, retomando a liderança na classificação geral. Aparecem agora 9min45 à frente de Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Century CR7 / Baja Tek), com Marcos Moraes / Fábio Pedroso (Toyota GR Hilux DKR / MEM) em terceiro. Na estreia da Mitsubishi Triton Ultimate Racing T1+, Guiga Spinelli / Paulo Fiúza ocupam uma promissora quinta posição, considerando que o modelo construído no Brasil está em fase inicial de desenvolvimento.

Sobre duas rodas, foram 438 quilômetros de percurso, 418 deles cronometrados, atravessando trechos arenosos, serras, estradas de fazenda e sequências de retas longas. Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) chegou à terceira medalha de vencedor de etapa e segue invicto – a especial cronometrada da primeira etapa não foi disputada. Desta vez, o francês, campeão do Sertões BRB 2021, superou o norte-americano Mason Klein (Honda CRF 450RX / Honda Racing), vencedor da prova no ano passado, por 1min07. As posições se repetem na classificação geral – neste caso, 11min12 separam os dois. Em quarto, Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450RX / Honda Racing) é o melhor brasileiro.

Nos UTVs, que fizeram a mesma especial, um piloto radicado em Luís Eduardo Magalhães resolveu fazer as honras da casa. Ao lado do navegador Wellington Rezende, Ricardo Basso (Can-Am Maverick R / Dango Racing) superou a poeira, as dificuldades para ultrapassar adversários mais lentos à sua frente e venceu a etapa. Bateu Jean Azevedo / Idali Bosse (Polaris RZR Pro R / T+A Polaris Racing) por 1min02.

Rodrigo Varela / Matheus Mazzei (Can-Am Maverick R / Varela Racing) largaram na vice-líderança do Sertões BRB, mas um acidente também os tirou da disputa. Bruno Varela (irmão de Rodrigo) e Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Racing) enfrentaram problemas no turbo e perderam tempo, mas conseguiram segurar a ponta no acumulado. Ajudados também pelo pneu furado de Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick R / Bompack Racing). As duas duplas estão separadas por 1min08, com Basso / Rezende agora na terceira posição.

Inversão

Nesta quarta-feira (28), a Maratona se completa com a inversão dos percursos em torno de Luís Eduardo Magalhães. As motos, quadriciclos e UTVs CBM fazem a especial mais curta, enquanto os carros encaram o trecho cronometrado mais longo.

Aspas

Adrien Metge (vencedor Moto)

“A etapa teve algumas retas longas, mas foi mais técnica. É muito bom vencer pelo terceiro dia e aumentar a vantagem na classificação geral”.

Lucas Moraes (vencedor Carro)

“Foi um dia ótimo para nós, fizemos uma especial limpa, imprimimos um bom ritmo no começo e estávamos encostando no Adroaldo. Vimos o acidente deles, paramos para prestar assistência e é uma pena o que aconteceu. Não contamos com as referências dos outros veículos, mas o Kaíque está muito afinado na navegação e planilha estava muito bem feita. O carro está perfeito para amanhã, acredito que será uma etapa bem importante para definir o rally”.

Ricardo Basso (vencedor UTV)

“Largamos na vigésima posição, pegamos muita poeira e tivemos alguma dificuldade para ultrapassar, mas conseguimos ser os melhores da etapa, o que era o nosso objetivo. Conheço muito bem a região, mas não treino aqui de UTV. Amanhã andaremos novamente em LEM, a especial deve estar com o piso mexido após a passagem dos carros, mas ser os primeiros a sair dará uma certa vantagem”.

RESULTADOS
(extraoficiais)

Moto

1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 5h11min33
2) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 5h12min41
3) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 5h12min46
4) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto 2, 5h19min01
5) Gabriel Bruning #19, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (2)Moto 2, 5h19min49

Carro

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (1)T1M, 2h15min51
2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (2)T1M, 2h18min27
3) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (3)T1M, 2h19min47
4) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 2h22min39
5) Luiz Nacif / Erick Rocha #318, Ford Ranger V8 / X Rally, (2)UT11, 2h23min23

UTV

1) Ricardo Basso / Wellington Rezende #169, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (1)UTOP, 5h22min18
2) Jean Azevedo / Idali Bosse #104, Polaris RZR Pro R / T+A Polaris Racing, (1)UT1,  5h23min20
3) Denísio Casarini / Breno Rezende #112, Can-Am Maverick R / Can-Am Factory, (2)UT1, 5h24min39
4) Felipe Fraga / Eduardo Bampi #188, Can-Am Maverick X3 / Dango Racing, (1)UT2, 5h25min47
5) Christian Klawa / Ricardo de Castro #167, Can-Am Maverick X3 / KD Racing, (2)UT2, 5h26min11

Quadriciclo

1) Marcelo Medeiros #100, Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur, (1)QDA, 6h12min26
2) Giovani de Castro #49, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (2)QDA, 6h17min14
3) Felipe Viana #53, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (3)QDA, 7h00min37
4) Hélio Pessoa #40, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (4)QDA, 7h39min41

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Moto

1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 15h49min05
2) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, a 11min12
3) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, a 11min51
4) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto2, a 29min21
5) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, a 35min01

Carro

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (1)T1M, 11h24min47
2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (2)T1M, a 9min45
3) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (3)T1M, a 18min14
4) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, a 25min59
5) Guiga Spinelli / Paulo Fiúza #310, Mitsubishi Triton Ultimate Racing, (4)T1M, a 34min20

UTV

1) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (1)UT1, 16h36min28
2) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (2)UT1, a 1min08
3) Ricardo Basso / Wellington Rezende #169, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (1)UTOP, a 4min10
4) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (3)UT1, a 5min29
5) Felipe Fraga / Eduardo Bampi #188, Can-Am Maverick X3 / Dango Racing, (1)UT2, a 10min17

Quadriciclo

1) Marcelo Medeiros #100, Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur, (1)QDA, 18h45min24
2) Felipe Viana #53, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (2)QDA, a 1h47min20
3) Giovani de Castro #49, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (3)QDA, a 3h02min51
4) Hélio Pessoa #40, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (4)QDA, a 5h24min17

Etapas

23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)

DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA

Carros e UTVs CBA encaram uma especial que começa sinuosa por estradas de fazenda, seguindo por estradas vicinais até um trecho de 70 km de areia dura. Os 90 km seguintes, em área de fazenda, vão margear uma mata, exigindo da pilotagem e da navegação. Na sequência, será a vez de uma serra com um trecho de trial de 1 km muito pesado. Grandes retas e altas velocidades marcam os próximos 30 km.

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

Motos, quads e UTVs CBM disputam uma especial muito rápida. Ela começa por estradas que levam a brejos e veredas, atravessando áreas de fazenda.

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.070 km

Por: Imprensa Sertões BRB

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*