Conheça os estreantes da Turismo Nacional em Interlagos

Temporada avança neste fim de semana para completar sua primeira metade de 2024 com grid robusto e muitas caras novas, que prometem acirrar ainda mais as disputas na pista

oão Bortoluzzi vai estrear na Turismo Nacional neste fim de semana
(Rodrigo Guimarães)

A Turismo Nacional está pronta para um fim de semana (19 a 21 de julho) de muitas emoções no “templo do automobilismo brasileiro”. O Autódromo de Interlagos será palco da quarta etapa da temporada 2024, sendo a terceira rodada Sprint do ano, trazendo um grid robusto e diverso, com a sempre interessante mescla entre pilotos experientes e a nova geração do automobilismo que vê na categoria dos carros mais vendidos do Brasil o primeiro passo para chegar à Stock Car Pro Series. Com mais de 30 competidores inscritos, um dos destaques são as caras novas que vão estrear na Turismo Nacional em São Paulo.
Uma das mais importantes novidades do ano para a Turismo Nacional é que, a partir de 2024, o campeão Overall (soma dos campeonatos Endurance e Sprint) na classe A terá orçamento bonificado para correr na Stock Series no ano que vem. Por sua vez, a divisão de acesso é a responsável pela maior premiação do automobilismo nacional e oferece ao seu campeão o equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Car Pro, como aconteceu com o paranaense Zezinho Muggiati, que hoje compete com a KTF na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Impulsionados pela possibilidade de correr ao lado de alguns dos maiores nomes do automobilismo brasileiro como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cacá Bueno, Ricardo Zonta, Felipe Fraga, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande, entre tantos outros, muitos pilotos aceleram na Turismo Nacional tendo em vista realizar o sonho de um dia fazer parte da Stock Car, tendo na TN seu primeiro degrau rumo à perspectiva de trilhar uma carreira profissional nas pistas.

Fim de semana de estreias — Uma das atrações da Turismo Nacional para o fim de semana é o debute de Enzo Gianfratti. Com apenas 21 anos, o paulistano traz na bagagem títulos como da Copa Hyundai HB20 de 2021 na classe Super, além da vitória nas 6 Horas de Guaporé, conquistada no ano passado.
Em Interlagos, ‘casa’ de Enzo no automobilismo, o paulistano vai correr com o Chevrolet New Onix da G Racing Motorsport na categoria A, que se destina aos pilotos mais graduados. Gianfratti vai fazer dupla com Marcus Índio, que já fez nove provas na TN em 2021 e está de volta ao grid três anos depois. O piloto faz uma temporada de destaque e é líder da temporada na Copa Hyundai HB20 pela classe Pro.
Além de Gianfratti, chegará ao grid da Turismo Nacional mais um jovem talento de 21 anos. O catarinense João Pedro Bortoluzzi, natural de Xanxerê, tem na sua estante troféus importantes como o de campeão da Copa Hyundai HB20 de 2022 e foi o vice-campeão rookie da NASCAR Brasil no ano passado. Com a BF Racing Team, Bortoluzzi vai estrear na TN com o Volkswagen Polo #80 pela categoria A.
“É uma categoria extremamente disputada, com corridas de alto nível. É muito legal estar ao lado de grandes pilotos, numa estrutura muito boa e com todo o apoio da Vicar. Estou muito ansioso por essa estreia”, disse.
Com 32 anos, Guilherme De Bellis vai estrear na Turismo Nacional correndo pela categoria B como piloto da Car Racing — que lidera o campeonato com Rafa Reis na classe A. Paulistano, De Bellis vai pilotar um Ford New Ka de numeral #888 depois de ter pavimentado um caminho interessante no kartismo, com participação nas mais importantes competições da modalidade, além de ser um habitué do automobilismo virtual e de ter acumulado quilometragem em testes no carro da Stock Series no ano passado.
“É uma oportunidade única de ter um companheiro de equipe que é rápido, constante e líder do campeonato. Vai ser um grande aprendizado para mim no começo, e ao longo do fim de semana vamos procurar evoluir em cada sessão”, salientou Guilherme.
Outra cara nova em Interlagos é Rafael Velho. Com histórico de vitórias em competições que usam carros de tração dianteira, o piloto vai formar dupla com o experiente Gui Sirtoli no Chevrolet Onix #65 da equipe do cascavelense, a GS Sports. Além de piloto, Rafael traz um grande diferencial por sua graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística em 2021 pela FEI, Faculdade de Engenharia Industrial.
Dono de um currículo vitorioso na própria Turismo Nacional, onde foi campeão da categoria B em 2020, Josias Esmério está de volta ao grid da categoria dos carros mais vendidos do Brasil, regressando como parceiro do também experiente Thiago Guinzelli no New Onix #105 da Porthack Racing.

Programação e transmissão — Interlagos será palco de um verdadeiro “festival de velocidade”: além das provas da Turismo Nacional, o mais icônico autódromo brasileiro receberá, pela primeira vez no país, uma etapa do TCR World Tour, além de mais uma rodada do Campeonato Paulista de Automobilismo. Quem quiser assistir às corridas deste fim de semana em Interlagos terá acesso livre para as arquibancadas cobertas. Tanto no sábado quanto no domingo, os portões abrem às 8h (horário de Brasília).
No domingo, as mil primeiras pessoas que chegarem ao autódromo, localizado na Zona Sul da capital paulista, terão direito a participar da visitação aos boxes, um dos pontos altos do fim de semana, em que o fã pode conhecer de perto os carros que fazem parte do grid da Turismo Nacional, ver seus pilotos preferidos e ainda ganhar brindes exclusivos.
A programação da Turismo Nacional será aberta na sexta-feira, um dia que promete ser muito movimentado para a categoria, com três treinos livres — começando a partir de 8h35. No período da tarde, o apogeu ficará por conta da definição do grid de largada com a sessão classificatória, de início previsto para 16h05.
O sábado será igualmente intenso para a TN, com a disputa de quatro corridas, sendo duas no período da manhã — a partir de 11h20 — e mais duas à tarde, com largada às 16h10 e 16h30. O domingo no Autódromo Internacional José Carlos Pace fecha a primeira metade do campeonato com a quinta prova do fim de semana, às 9h35, enquanto a última corrida da rodada está agendada para começar às 15h45.
A partir deste fim de semana, a Turismo Nacional passa a ser transmitida ao vivo pela Zapping, plataforma líder de streaming de TV na América Latina, ampliando ainda mais o leque de canais que exibem as corridas da categoria. A competição também tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, canal Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Twitch do streamer Velho Vamp, Portal High Speed, mídias da emissora Catve e pelo canal Parc Fermé, com narração em italiano. O BandSports exibe um VT com os melhores momentos da etapa ao longo da próxima semana.

Turismo Nacional, temporada 2024
Etapa 4, Sprint, Autódromo de Interlagos
Lista de inscritos para a etapa Sprint de Interlagos (ordem numérica)*

#4 – Augusto Freitas (A, Chevrolet New Onix/Fast Racing)
#5 – Américo Lanzoni (B, Chevrolet New Onix/Manzini)
#8 – Jairo Andrade/Edson do Valle (A, Citroën C3/Baguá Racing)
#15 – Felipe Pedrosa/Ítalo Virgílio (B, Chevrolet New Onix/Landerson Competições)
#17 – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris/Pein Competições)
#18 – Daniel Nino (B, Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
#19 – Enzo Gianfratti/Marcus Índio (A, Chevrolet New Onix/G Racing Motorsport)
#23 – Rafael Corrêa (B, Chevrolet New Onix/Classe A)
#30 – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix/Pein Competições)
#33 – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix/Landerson Competições)
#43 – Lindolfo Júnior (A, Chevrolet New Onix/Sukata)
#46 – Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso (A, Hyundai HB20/Fast Racing)
#65 – Gui Sirtoli/Rafael Velho (A, Chevrolet Onix/GS Sports)
#66 – Pedro Bürger (A, Fiat Argo/WC6Motorsport)
#80 – João Bortoluzzi (A, Volkswagen Polo/BF Racing Team)
#88 – Augusto Sangalli (B, Rookie, Chevrolet New Onix/Pein Competições)
#90 – Beto Pontes/Rogério Santos (A, Sênior, Chevrolet New Onix, Landerson Competições)
#93 – José Neto (B, Rookie, Brandão Motorsport/Volkswagen Polo)
#105 – Thiago Guinzelli/Josias Esmério (A, Chevrolet New Onix/Porthack Racing)
#107 – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix/Auto Racing)
#109 – João Cardoso/Pedro Pinheiro (B, Chevrolet New Onix/Auto Racing)
#116 – Arthur Scherer (A, Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
#117 – Victor Manzini (B, Rookie, Peugeot 208/Manzini)
#121 – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Polo/Porthack Racing)
#222 – Edu de Paula (A, Volkswagen Polo/Duraline Racing)
#301 – Rafa Reis (A, Chevrolet New Onix/Car Racing)
#333 – Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo/Duraline Racing)
#888 – Guilherme De Bellis (B, Ford New Ka/Car Racing)
#999 – Lutianne Soares (A, Chevrolet New Onix, Landerson Competições)
* em negrito, os pilotos que vão estrear na Turismo Nacional neste fim de semana

Programação em Interlagos
Sexta-feira, 19 de julho

08h35 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
11h05 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
13h35 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
16h05 – Turismo Nacional – Classificação (Q1)
16h20 – Turismo Nacional – Classificação (Q2)
17h00 – Kumho FIA TCR World Tour – Shakedown 1

Sábado, 20 de julho
10h00 – Kumho FIA TCR World Tour – Treino Livre 1
11h20 – Turismo Nacional – Corrida 1  (15 minutos + 1 volta)
11h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
12h30 – Kumho FIA TCR World Tour – Treino Livre 2
15h00 – Kumho FIA TCR World Tour – Classificação (Q1)
15h25 – Kumho FIA TCR World Tour – Classificação (Q2)
16h10 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
16h30 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 21 de julho
09h35 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
11h10 – Kumho FIA TCR World Tour – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h40 – Visitação aos Boxes
14h40 – Kumho FIA TCR World Tour – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h45 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Turismo Nacional, temporada 2024
Classificação dos campeonatos após etapa de Cascavel
Overall A

1º – Rafael Reis, 212 pontos
2º – Ernani Kuhn, 178
3º – Pablo Alves, 175
4º – Arthur Scherer, 174
5º – Juninho Berlanda, 159
6º – Lutianne Soares, 123
7º – Edu de Paula, 120
8º – Bernardo Cardoso, 104
9º – Pedro Bürger, 97
10º – Beto Pontes (Sênior), 46
11º – Jairo Andrade/Edson do Valle, 38

Sprint A
1º – Rafael Reis, 212 pontos
2º – Juninho Berlanda, 159
3º – Ernani Kuhn, 152
4º – Arthur Scherer, 152
5º – Pablo Alves, 139
6º – Lutianne Soares, 115
7º – Bernardo Cardoso, 103
8º – Rodrigo Elger, 100
9º – Edu de Paula, 92
10º – Pedro Bürger, 85
11º – Guilherme Sirtoli, 76
12º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta, 75
13º – Thiago Tambasco, 64
14º – Ewerson Dias (Sênior)/Leandro Reis, 44
15º – Célio Vinícius, 44
16º – Lindolfo Jr./Tiago Takagi, 44
17º – Beto Pontes (Sênior)/Rogério Santos (Sênior), 42
18º – Rogério Santos Neto/Nilton Rossoni, 38
19º – Jairo Andrade/Edson do Valle, 38
20º – Augusto Freitas, 37
21º – Dorivaldo Gondra Jr., 37
22º – Eduardo Bacarin, 6

Overall B
1º – Daniel Nino, 242 pontos
2º – João Cardoso, 242
3º – Rafael de Paula, 168
4º – Junior Helte, 161
5º – Victor Manzini (Rookie), 112
6º – Augusto Sangalli (Rookie), 104
7º – Thiago Guinzelli, 84
8º – Rafael Corrêa, 10

Sprint B
1º – Daniel Nino, 226 pontos
2º – João Cardoso/Pedro Pinheiro, 216
3º – José Neto (Rookie), 165
4º – Junior Helte, 161
5º – Rafael de Paula, 144
6º – Victor Manzini (Rookie), 111
7º – Augusto Sangalli, 84
8º – Thiago Guinzelli, 82
9º – Junior Martins, 59
10º – Rafael Manzini, 50
11º – Bruna Dias/João Américo, 39
12º – Rafael Corrêa, 10
13º – Edu Vale, 0

Overall Rookie
1º – Victor Manzini, 161 pontos
2º – Augusto Sangalli, 135

Sprint Rookie
1º – José Neto, 241 pontos
2º – Victor Manzini, 163
3º – Augusto Sangalli, 118

Campeonato Endurance (geral):
1º – Augusto Freitas/Fabiano Cardoso, 46 pontos
2º – Pablo Alves/Kreis Jr./Renato Braga, 37
3º – Ewerson Dias/Leandro Reis, 30
4º – Edu de Paula/Leo Kovalski, 28
5º – Ernani Kuhn/João Cardoso, 26
6º – Rafa de Paula/Stive Tokarski, 24
7º – Arthur Scherer/Vitor Genz, 22
8º – Augusto Sangalli/Gabriel Nagel, 20
9º – Fabrício Fleury/Ale Xavier, 18
10º – Daniel Nino/Diego Augusto, 16
11º – Marcelo Perillo/Vitor Perillo/Willian Perillo, 14
12º – Pedro Bürger/Thiago Riberi, 12
13º – Eduardo Bacarin/Lindolfo Jr., 10
14º – Lutianne Soares/Felipe Pedrosa/Ítalo Virgílio, 8
15º – Dorivaldo Gondra Jr./Eduardo Cavalli, 6
16º – Beto Pontes/Beto Pontes Filho, 4
17º – Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger, 2
18º – Victor Manzini/Renato Tureli, 1

Por: Rodolpho Siqueira 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*