Aplicação do descarte dos quatro piores resultados só cria mais expectativa nos finalistas das categorias Pro, Elite e Super.
A Copa Hyundai HB20 define os campeões da sexta temporada de sua história neste fim de semana no Autódromo de Goiânia, em conjunto com a Copa Truck em um grande evento com ingressos a partir de apenas 23 reais. E quem for ao autódromo poderá ter a certeza de duas grandes corridas, já que nenhum piloto alinhará no grid da prova final com a garantia de já ter conquistado o campeonato.
Tudo isso acontece por conta do regulamento, que obriga a retirada dos quatro piores resultados ao fim da corrida final. E, nas três categorias, até o momento, o líder está descartando mais de 30 pontos (na Pro, Alberto Cattucci vai perdendo 39; na Elite, Pedro Garcia vai perdendo 35; já na Super, Uli Dias vai descartando o incrível número de 44 pontos). Dependendo dos resultados dos pilotos nestas duas corridas finais, essa quantia pode variar, principalmente em caso de abandono, onde eles acabariam “recuperando” esses pontos.
Nas três classes, por enquanto, todos os pilotos com chances matemáticas precisam realizar esse descarte. E é isso que fará a Copa Hyundai HB20 jogar uma descarga de energia em seus fãs logo após a bandeirada, onde todos se voltarão para as calculadoras. “A ideia dos descartes é justamente trazer mais emoção e embolar mais. Aí vai da forma como os pilotos administram isso: muita gente trabalha com isso durante o ano e muita gente deixa para pensar isso só no fim”, comenta Daniel Freire, CEO da HRacing, organizadora do campeonato.
“Não dá pra pensar em descartes e nem vou pensar nisso. Quero é conquistar o máximo de pontos que conseguir, assim não preciso me importar. Quero muito conquistar esse inédito tricampeonato e vou pensar e olhar somente para a frente”, destaca o bicampeão Alberto Cattucci, que possui 201 pontos, contra 192 de Enzo Falquete e 183 de Marcus Indio – ambos também descartando bons pontos até o momento, 27 e 18, nesta ordem. Felipe Gama e Bruno Testa também estao na briga.
A Elite tambem chega com três pilotos na briga direta: Pedro Garcia (237 pontos), Gabriel Moura (213) e Thaline Chicoski (203). Dos três, quem perde menos pontos até o momento é Moura (21, contra 35 dos rivais). Já na Super, Uli Dias 9232) lidera com uma vantagem bastante confortável sobre Wagner Pontes (203) e Bruno Massa (192), mesmo precisando descartar até o momento 20 pontos a mais que os rivais. Lembrando que são 44 pontos em jogo (1 da pole e 22 por cada vitória).
As duas corridas da grande decisão da Copa Hyundai HB20 será exibida ao vivo nos canais do Acelerados, Hyundai, High Speed e Parc Fermé no YouTube: no sábado às 15h45 e no domingo ao meio-dia. A Rede TV exibira um VT das provas no mesmo dia, mas em horário alternativo, às 18h.
Se o campeonato acabasse agora, esses seriam os descartes entre os finalistas:
Pro
Alberto Cattucci: 39
Enzo Falquete: 27
Marcus Indio: 18
Felipe Gama: 39
Bruno Testa: 23
Elite
Pedro Garcia: 35
Gabriel Moura: 21
Thaline Chicoski: 35
Super
Uli Dias: 44
Wagner Pontes: 24
Bruno Massa: 24
Confira como está a pontuação dos finalistas até o momento:
Pro
Alberto Cattucci: 201
Enzo Falquete: 192
Marcus Indio: 183
Felipe Gama: 181
Bruno Testa: 175
Enzo Gianfratti: 155
Elite
Pedro Garcia: 237
Gabriel Moura: 213
Thaline Chicoski: 203
Super
Uli Dias: 232
Wagner Pontes: 203
Bruno Massa: 192
*- A tabela de pontuação completa encontra-se em anexo.
Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram
A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.