Jeff Gomes/Paulo Cocco e Nilson Patrone/Renan Guerra conquistam vitórias.
As disputas de 100Km da Copa Joy Chevrolet (Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, Impacto Amortecedores, SWK Condicionadores de Metais, Pro Tune, Auto Service e do Portal e TV High Speed Brazil) em Goiânia foram um verdadeiro sucesso. O desempenho dos pilotos, as estratégias e a equipe Alpie merecem destaque, e no final, uma grande confraternização mostrou que a categoria é uma das mais disputadas e unidas do país.
Nos treinos livres e na formação do grid de largada, a evolução dos pilotos ficou ainda mais evidente, principalmente porque a maioria do grid, assim como os carros da categoria, nunca haviam andado no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Na primeira corrida, uma largada disputada com diversas trocas de posições e duas duplas despontaram na frente: Diego Augusto/Daniel Nino no #48 e Renan Guerra/Nilson Patrone #2.
As disputas foram acirradas até que na sexta volta, um acidente entre Rafael Smozinski e Ale Peppe fez com que o safety car entrasse na pista. O acidente também vitimou Paulo Cocco, que conseguiu ir para os boxes e aproveitou para realizar sua parada obrigatória de cinco minutos.
Com os boxes abertos, as estratégias começaram a ser traçadas. Renan Guerra permaneceu o máximo de tempo na pista, e Nino entrou faltando poucos minutos. Com isso, as alterações de posições ocorreram.
Quando a disputa entrou nos minutos finais, a cronometragem mostrou que o carro #111, comandado por Jeff Gomes e Paulo Cocco, os primeiros a realizar a parada após o acidente, estava na primeira posição, com uma vantagem considerável sobre os carros que vinham atrás. Neste ponto, Patrone travava uma batalha intensa com Rafael Silva #126, e o carro #2 assegurou a segunda colocação com pouco mais de um décimo de segundo de vantagem. Cocco e Gomes garantiram a primeira vitória do final de semana. Confira o resultado final da primeira corrida:
1° #111 Paulo Cocco/Jeff Gomes – 29 voltas
2° #2 Nilson Patrone/Renan Guerra +20.813
3° #126 Rafael Silva +20.945
4° #48 Daniel Nino/Diego Augusto +28.030
5° #29 Marcelo Neves/Daniel Dias +40.324
6° #4 Augusto de Freitas +45.401
7° #81 Eber Gomes/Marcus Bassetti +45.600
8° #46 André Adriani/Alan Massaini +51.799
9° #99 Romero Zema/Luiz Gabriel +53.845
10° #27 Leandro Henrique/Vinicius Henrique +55.638
11° #80 Ricardo Pinto +76.000
12° #86 Gerson Lovato +77.141
13° #14 Gianlucca Fachinello +15 voltas
14° #44 Ale Peppe
15° #5 Rafael Smozinski/Gustavo Smozinski
Segunda corrida
O domingo, 29, reservou ainda mais emoções para a categoria monomarca criada, desenvolvida e gerenciada pela equipe Alpie. A inversão de grid determinou que os sete primeiros trocariam de posição, e assim, Marcus Bassetti/Eber Gomes #81 assumiram a posição de honra.
A largada, mais uma vez, mostrou disputas interessantes e, mais uma vez, as estratégias foram variadas. Todos os carros permaneceram na pista por pelo menos 20 minutos de prova, e com isso, quando as paradas começaram, muitos entraram nos boxes ao mesmo tempo.
A liderança, até a 14ª volta, pertencia a Daniel Nino/Diego Augusto, que, ao entrarem nos boxes, acabaram tendo que abandonar a disputa. Renan Guerra/Nilson Patrone, que haviam assumido a liderança após a entrada dos adversários nos pits, ampliaram sua vantagem sobre os oponentes. Outros três pilotos no pelotão chamavam a atenção: Rafael Silva, Gianlucca Fachinello e Ale Peppe, que disputaram as duas corridas sozinhos e adotaram estratégias conservadoras, avançando constantemente no pelotão.
No terço final da prova, todos já haviam realizado suas paradas nos pits, e as disputas se tornaram mais acirradas. Silva manteve um desempenho sólido, assim como no sábado. As voltas do carro #126 foram consistentes, assim como as do #44 de Peppe, que estava com um carro reserva, uma vez que seu carro habitual não pôde ser reparado.
Foi na 19ª volta que um incidente ocorreu entre o grupo que disputava a segunda colocação. Augusto de Freitas #4 e Eber Gomes, que guiava o #81 acabaram se tocando, fazendo com que Gomes perdesse o controle do carro. Este por sua vez colidiu com o carro de Rafael SIlva e o de Freitas. Rafael Silva foi forçado a abandonar a disputa, Augusto de Freitas teve avarias e Eber Gomes perdeu várias posições após ir para a área de escape. Ale Peppe, que seguia logo atrás no pelotão, evitou o incidente e assumiu a segunda posição na corrida.
Nilson Patrone manteve seu ritmo forte e rumou para a vitória no carro #2 em Goiânia. Peppe, que largou em último, cruzou a linha de chegada em segundo lugar, com Paulo Cocco/Jeff Gomes em terceiro. Confira a classificação da segunda corrida em Goiânia:
1° #2 Nilson Patrone/Renan Guerra – 29 voltas
2° #44 Ale Peppe +21.547
3° #111 Paulo Cocco/Jeff Gomes +37.209
4° #46 André Adriani/Alan Massaini +38.293
5° #29 Marcelo Neves/Daniel Dias ,+38.557
6° #99 Romero Zema/Luiz Gabriel +42.920
7° #81 Eber Gomes/Marcus Bassetti +55.695
8° #80 Ricardo Pinto +56.930
9° #27 Leandro Henrique/Vinicius Henrique +77.243
10° #86 Gerson Lovato +78.899
11° #14 Gianlucca Fachinello +84.813
12° #126 Rafael Silva +10 voltas
13° #48 Daniel Nino/Diego Augusto +14 voltas
14° #4 Augusto de Freitas
O que eles disseram:
“Estamos muito satisfeitos com o final de semana de disputas em Goiânia. Foram duas corridas incríveis e os pilotos se comportaram bem. Tivemos muitas disputas do início ao fim, e as paradas nos boxes foram fantásticas. Alguns pilotos cronometraram exatamente 5 minutos. Claro, houveram alguns toques que poderiam ter sido evitados, mas também entendemos que tivemos um grupo de pilotos novos na categoria que ainda não estão acostumados com a tolerância zero da Copa Joy Chevrolet. São coisas que acontecem.”
“Os carros estavam incríveis e sem quebras. Houveram alguns ajustes mecânicos e algumas modificações que alguns pilotos tentaram, mas não obtiveram tanto sucesso. Por parte da nossa equipe, em termos de manutenção e equalização, estamos felizes com o excelente trabalho de todos na equipe Alpie”, disse Erika Piedade.
“Fizemos uma largada na primeira corrida conturbada e perdemos algumas posições, mas estávamos nos recuperando quando um acidente na nossa frente nos fez realizar nossa parada e o Jeff Gomes assumiu o carro. Assumimos a liderança e conquistamos uma grande vitória na primeira corrida. Na segunda disputa enfrentamos o forte calor, acertamos na estratégia, não nos envolvemos em acidentes e conquistamos o terceiro lugar. Foi um final de semana de grandes resultados na Copa Joy Chevrolet, e estou muito feliz com a vitória e tudo o que conquistamos”, disse Paulo Cocco.
“Foi uma grande corrida. A batida nos envolveu, e com isso, fizemos nossa parada. Nosso trabalho nos pits foi excelente, conseguimos manter um grande ritmo e assumimos a liderança da corrida, conquistando a primeira vitória da categoria aqui em Goiânia. Na segunda corrida, largamos em sétimo, mantivemos sempre no top-5, realizamos a parada próximo da metade da disputa e terminamos em terceiro. Foi um grande final de semana, e só tenho que agradecer a todos pelo apoio e torcida”, disse Jeff Gomes.
“Que lugar sensacional é o autódromo de Goiânia, mas um calor gigantesco. Fomos para a disputa com o pensamento de vencer, e tivemos um grande final de semana. Na primeira corrida, não conseguimos a pole position, mas largamos na primeira fila e travamos uma grande disputa com o carro de Daniel Nino/Diego Augusto. No entanto, um safety car no começo da prova fez com que dois carros entrassem nos pits e, com isso, eles levaram uma vantagem de tempo. A entrada do carro de segurança foi muito cedo para nós, e, com isso, o carro de Jeff Gomes/Paulo Cocco assumiu a liderança. Quando eu voltei após a parada nos pits, depois do Renan (Guerra) ter andado muito, voltei colado no Rafael Melo, que também aproveitou a parada no começo da prova. Batalhamos pela segunda colocação, e consegui ultrapassá-lo na última volta, consumando o segundo lugar”, disse Nilson Patrone.
“Na segunda corrida, tivemos muita emoção. Partimos do sexto lugar e tivemos uma grande batalha com o carro #48. O calor estava intenso, e o Renan foi muito bem na primeira parte da disputa. O carro de Nino/Augusto parou nos pits antes de nós, mas acabou abandonando com problemas nos freios, o que foi bom para a gente. Claro que desejamos que todos os carros terminem, mas fatos assim fazem parte da corrida. Com isso, quando assumi o carro, o Renan falou para tomar cuidado com os freios, e foi o que fiz. Toquei com tranquilidade e calma, conservando o equipamento, e conquistamos a vitória em Goiânia. Agora é ir para Interlagos e batalhar pelo título dos 400Km; ainda temos metade da disputa pela frente”, concluiu Nilson.
A Copa Joy Chevrolet que voltará as pistas em dezembro com mais duas corridas de 100Km conta com o apoio da Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, Impacto Amortecedores, SWK Condicionadores de Metais, Pro Tune, Auto Service e do Portal e TV High Speed Brazil.
As corridas da Copa Joy Chevrolet podem ser acompanhadas no YouTube oficial da categoria, @alpieracing, e no YouTube do Portal e TV High Speed Brazil – http://www.youtube.com/highspeedtvbr e em suas múltiplas plataformas.
Fotos: Claudio Kolodziej
Por: Matheus Furlan – MTB: 73749SP – Portal e TV High Speed Brazil