Piloto paulista volta a acelerar um caminhão depois de três temporadas
Lançada no mês passado, a Copa Truck continua atraindo os melhores pilotos de caminhão do País. Neste final de semana, o paulista Danilo Dirani anunciou que também estará no grid da rodada dupla do próximo dia 28 em Goiânia, que marcará a estreia da nova categoria com a primeira das duas etapas da Copa Centro-Oeste. Com 34 anos e uma vasta bagagem nas pistas, que incluem passagens destacadas pela Fórmula 3 sul-americana (campeão em 2003), Fórmula 3 inglesa, Champ Car, Stock Car e ainda hoje pelo kart, Dirani ocupará o cockpit do Scania da equipe de Roberval Andrade.
Atualmente trabalhando como “coach” do gaúcho Matheus Leist, campeão inglês de Fórmula 3 no ano passado e agora na série norte-americana Indy Lights, Dirani não escondeu a alegria com a volta a uma modalidade que conhece bem – tem uma vitória em Curitiba e quatro poles no currículo. “A Copa Truck tem muito a acrescentar ao automobilismo brasileiro. Conseguiu reunir pessoas e empresas com uma história de sucesso e isso vai impulsionar o seu crescimento rapidamente. Acredito bastante no potencial de todos os envolvidos e isso já está se refletindo na parceria com a Rede Globo, que vai transmitir as provas pelo canal especializado SporTv”, explicou.
Depois de 2014, quando pilotou um bruto pela última vez, Dirani passou pelo Brasileiro de Turismo em 2015, disputou quatro etapas da Stock Car no ano passado e se manteve atuando profissionalmente como piloto de kart na categoria shifter. Reconhece que o longo tempo distante da cabine de um caminhão pode cobrar um preço inicial. “Não sou apenas eu, mas a equipe também não correu na última temporada. Então, será um desafio para ambos. Por isso, precisamos ter os pés no chão e fazer tudo com calma, porque vamos enfrentar um pessoal muito bom e que vem correndo há tempos. Na verdade, todo esporte é treino. Mas nunca deixei de andar de algo e meus 27 anos de experiência vão nos ajudar a compensar esse longo período longe dos caminhões”, concluiu.
A Copa Truck, em seu primeiro ano de existência, será constituída de três certames regionais – Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste – com duas rodadas duplas em cada etapa e um total de 12 corridas. Apontará um campeão local e a soma de pontos ao longo do calendário definirá o campeão geral, que receberá a réplica de um troféu inspirado no oferecido ao vencedor das 500 Milhas de Indianapolis. A Copa Truck também premiará a melhor marca do ano.
Foto: Divulgação/MF2
Por Márcio Fonseca