Corrida empolgante em Tarumã tem vitórias de Alberto Cattucci, Gabriel Moura e Wagner Pontes

A prova que abriu a etapa gaúcha do campeonato foi eletrizante e cheia de ultrapassagens e disputas por posição da largada à bandeirada

Ação corrida 1
(Duda Bairros)

A Copa Hyundai HB20 realizou neste sábado (12 de outubro) uma grande Corrida 1, válida pela sexta etapa da temporada 2024, disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul. O tradicional traçado gaúcho foi palco de uma prova emocionante, repleta de disputas por posição e coroou como vitoriosos Alberto Cattucci (Pro), Gabriel Moura (Elite) e Wagner Pontes (Super) em uma tarde de tempo bom e céu azul.

Cattucci arrancou sua terceira vitória na temporada, se isolou na estatística e ampliou sua vantagem na liderança, em disputa direta pelo tricampeonato. O triunfo, contudo, foi confirmado somente nas voltas finais depois de o dono do carro #888 superar Felipe Malinowski, líder até ter de lidar com um pneu furado. O top-5 da Pro foi completado por Enzo Falquete, Marcus Índio, Adilson Jr. e Felipe Gama.

A disputa na Elite teve Gabriel Moura como grande protagonista. O piloto largou na frente e não foi desafiado na busca pela vitória em Tarumã, onde chegou em oitavo lugar na classificação geral e triunfou pela segunda vez na temporada pela categoria. Thiago Lopes foi o segundo colocado e finalizou logo à frente de Pedro Garcia, que sustenta a liderança da tabela. Rodrigo Vieira, parceiro de Valmir Jr., concluiu a disputa na quarta colocação, enquanto Vasco Pedro foi o quinto.

Wagner Pontes e Bruno Massa travaram uma grande batalha pela vitória na Super. Pole position, Massa foi superado logo no início por Pontes, mas manteve forte ritmo e perseguiu o dono do carro #10 até a bandeirada final para cruzar a linha de chegada a apenas 0s2 do adversário, que faturou sua quarta vitória na categoria, igualando a marca de Uli Dias, líder do campeonato e terceiro na tarde deste sábado. Piloto da casa, Thiago Arns foi o quarto e Marcelo Zebra cruzou a linha de chegada em quinto, sendo também o melhor entre os pilotos da classe Super Master.

Como foi a corrida — A prova que abriu a etapa de Tarumã teve uma baixa importante antes mesmo do seu início, já que o pole position geral e da classe Pro, Bernardo Cardoso, não conseguiu largar correndo em casa. Desta forma, Alberto Cattucci e Felipe Malinowski tiveram pista livre e partiram da primeira fila. Gabriel Moura iniciou a prova na frente na classe Elite, mantendo a dianteira, enquanto Wagner Pontes e Uli Dias deixaram o pole Bruno Massa na Super depois da largada.

Mesmo com 15 kg de lastro, Malinowski deu o bote em Cattucci e tomou a liderança, seguido por Enzo Falquete, Adilson Jr. e Marcus Índio. Enzo Gianfratti era o sexto, com Felipe Gama, Bruno Testa, Rogério Motta e Ale Xavier completando a relação dos dez primeiros. Gabriel Moura conseguiu se desgarrar dos demais concorrentes da Elite e reforçou a liderança, e Wagner Pontes continuou na frente na Super, enquanto Uli Dias deu uma escapada e possibilitou a aproximação de Massa.

O ritmo de corrida de Malinowski era inferior aos dos seus oponentes, e tal cenário permitiu que quatro carros se juntassem à briga pela vitória: além de Cattucci, estavam na disputa Enzo Faltquete, Adilson Jr. e Marcus Índio. A mesma situação foi vista na batalha pela segunda posição na Elite, onde Thiago Lopes brilhou com ultrapassagem por fora na entrada da Curva 1 e liderou pelotão formado também por Rodrigo Vieira, Pedro Garcia e Erik Mayrink.

Com o desenrolar da corrida, os líderes conseguiram abrir vantagem na frente. Malinowski abriu quase 1s para Cattucci, enquanto Gabriel Moura era o nono no geral e vinha tranquilo na dianteira da Elite, com três carros separando-o de Thiago Lopes. E Wagner Pontes manteve a frente na Super e tinha Thaline Chicoski (Elite) entre ele e Bruno Massa, segundo na categoria.

Mas o pelotão foi reagrupado em razão da intervenção do safety-car após acidente com o estreante Daniel Demayo quando restavam oito minutos para a bandeirada. O piloto escapou ileso, que causou somente danos materiais.

Felipe Malinowski fez ótima relargada, seguiu na frente, mas logo em seguida teve o pneu traseiro direito furado e ficou para trás. Foi a vez de Cattucci dar o bote e assumir a liderança, com Enzo Falquete em segundo, Adilson Jr. em terceiro e Marcus Índio pressionando muito logo atrás, em quarto. Os líderes nas classes Elite e Super seguiram inalterados: Gabriel Moura e Wagner Pontes continuavam na frente.

Marcus Índio foi autor de bela ultrapassagem na última volta ao deixar Adilson Jr. para trás na entrada da Curva 1 e assumir a terceira posição. O vice-líder do campeonato só foi superado por Enzo Falquete, na segunda posição, e pelo vencedor Alberto Cattucci, que reforçou sua condição de líder da tabela de pontos. Gabriel Moura confirmou o triunfo na Elite e Wagner Pontes levou o primeiro lugar na Super.

A etapa de Tarumã será concluída na manhã deste domingo com a disputa da Corrida 2, com largada às 10h10. A Copa Hyundai HB20 tem transmissão ao vivo nos canais do Acelerados, Hyundai, Portal Highspeed e Parc Fermé no YouTube. A RedeTV! exibe a íntegra das duas provas também neste domingo, a partir de 18h, na TV aberta. E o SporTV faz o mesmo na segunda-feira, às 20h.

Copa Hyundai HB20, temporada 2024
Etapa 6, Tarumã (RS)
Corrida 1, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
PRO
1º – Alberto Cattucci
2º – Enzo Falquete
3º – Marcus Índio
4º – Adilson Jr.
5º – Felipe Gama

Elite
1º – Gabriel Moura
2º – Thiago Lopes
3º – Pedro Garcia
4º – Rodrigo Vieira/Valmir Jr.
5º – Vasco Pedro

Super
1º – Wagner Pontes
2º – Bruno Massa
3º – Uli Dias
4º – Thiago Arns
5º – Marcelo Zebra

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.

Por: Imprensa Copa Hyundai HB20

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*