- Com foco na transformação social de moradores do entorno da fábrica da Volkswagen, o programa visa o desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo, empoderamento, corte, costura, além de visão de negócios e trabalho em rede
- Além de impulsionar a geração de trabalho e renda na comunidade, o programa tem atuação ambiental, reduzindo drasticamente o descarte de tecidos automotivos em aterros
- Podem participar do processo seletivo costureiros, artesãos ou grupos produtivos que trabalham com costura. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio
A Fundação Volkswagen, que é responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, abre inscrições para que novos integrantes possam fazer parte do projeto Costurando o Futuro, que visa o desenvolvimento de habilidades de corte e costura, além de visão de negócios. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio pelo telefone ou Whatsapp (11) 98943-7175 ou e-mail costurando@aliancaempreendedora.org.br. Os encontros de rede para capacitação iniciam em junho.
Podem participar do processo seletivo grupos produtivos e microempreendedores individuais que trabalham com artesanato e costura, que tenham interesse em se capacitar em aspectos relacionados à gestão, com intuito de criar um negócio inclusivo, estimulando o empreendedorismo e transformando o consumo em uma ferramenta de inclusão social e econômica. Os tecidos para costura serão disponibilizados pelas fábricas da Volkswagen.
Para participar é importante que o empreendedor (a) ou grupo:
– Resida na região do ABC Paulista
– Já seja formalizado como microempreendedor ou grupo
– Tenha disponibilidade para buscar o material doado
– Tenha disponibilidade para participar dos encontros de capacitação
Uniram-se à iniciativa da Fundação Volkswagen, a Aliança Empreendedora e a Rede Asta. Dois novos parceiros técnicos alinhados com a proposta pautada principalmente na identificação e empoderamento de grupos produtivos de costura e/ou costureiros da região do entorno da fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo, formando microempreendedores.
Os selecionados passarão por encontros de capacitação, ministrados pelos parceiros técnicos em gestão de negócios e competências empreendedoras em São Bernardo do Campo (SP) e região metropolitana. Também terão acesso a doação de tecido para confecção de produtos e participarão de uma rede de empreendedores artesãos.
Os novos integrantes se unirão aos atuais participantes do programa, formando a rede do Costurando o Futuro, expandindo a atuação do grupo e ampliando o portfólio de peças. A rede possui o objetivo de manter uma troca de experiências e ideias entre os empreendedores apoiados. Com as capacitações específicas em gestão de negócios, os participantes da Rede do Costurando o Futuro conquistam não apenas materiais, mas também conhecimento e parcerias, integrando uma rede colaborativa para a criação de produtos diferenciados na busca por melhores relações comerciais.
Costurando o Futuro
O Costurando o Futuro é um projeto da Fundação Volkswagen, que oferece formação técnica com supervisão de modistas, designers, técnicos em costura, linha de produção, processo criativo, assessores de empreendimento, noções de gestão organizacional, empreendedorismo, treinamentos em negócios para pessoas (com intuito de formar grupos produtivos autônomos na região) moradoras de comunidades de baixa renda no entorno da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR). Com foco na transformação social, por meio da geração de trabalho e renda na comunidade, o projeto também tem atuação ambiental, contribuindo para reduzir drasticamente o descarte de tecidos automotivos em aterros.
Nas oficinas de costura, os participantes confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros sanitários. O projeto também recebe tecido excedente de produção da marca de camisas Dudalina, que fornece o material por meio do Instituto Adelina. Com os retalhos, elas executam técnicas como patchwork (trabalho com retalho). Desde que foi iniciado, em 2009, em São Bernardo do Campo, o projeto já reaproveitou 72 toneladas de tecidos.
Em São Bernardo do Campo, 160 pessoas receberam formação em corte, costura e empreendedorismo e criaram um portfólio de 80 produtos, entre os quais bolsas, mochilas e porta-objetos, confeccionados com tecidos automotivos e uniformes usados de funcionários que seriam descartados pela Volkswagen do Brasil.
Para garantir a sustentabilidade do projeto, elas formalizaram um empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma. Entre o total de participantes de São Bernardo do Campo, um grupo de empreendedoras criou o seu próprio negócio, a microempresa de confecções Tecoste, que significa Tecido, Costura e Arte.
Atualmente, após um redesenho estratégico e pensando na sustentabilidade do projeto, uniram-se à iniciativa da Fundação Volkswagen, a Aliança Empreendedora e a Rede Asta. Os dois novos parceiros atuam com o intuito de criar um negócio inclusivo, estimular o empreendedorismo e transformar a atividade em uma ferramenta de inclusão social e econômica.
O “Costurando o Futuro” também é desenvolvido pela Fundação Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) desde 2013, onde 90 mulheres fizeram parte das oficinas, sendo que muitas delas já estão no mercado de trabalho. Nesse período, foi formado um portfólio que conta com 70 produtos feitos a partir dos materiais doados pela Fundação Volkswagen, cuja venda ocorre em feiras e eventos.
Segundo a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti: “No projeto Costurando o Futuro estão presentes os três pilares da sustentabilidade: Do ponto de vista social, as mulheres aprendem um novo ofício, do ponto de vista econômico, elas começam a gerar renda, e no aspecto ambiental, reutilizam tecidos que seriam descartados em aterros”.
“Por meio do projeto ‘Costurando o Futuro’ conseguimos oferecer condições para que as participantes possam não só aprender uma nova profissão, mas vislumbrar novas possibilidades para suas próprias vidas com base na sustentabilidade social, econômica e ambiental” – afirmou o Superintendente da Fundação Volkswagen Dr. Eduardo Barros.
Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.
Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.
Sobre a Aliança Empreendedora
O trabalho da Aliança Empreendedora consiste em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Desde 2005 já apoiou mais de 19.000 microempreendedores, através de 90 projetos e mais de 50 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. No Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).
Sobre a Rede Asta
É um negócio social que leva a consumidores em todo o Brasil produtos (para casa e moda) feitos à mão por grupos de artesãos de regiões de baixa renda. Completaram 10 anos de atuação em 2015 e acreditam que é possível fazer mais e melhor, por meio da atuação voltada ao empoderamento da mulher artesã e de seu pequeno negócio usando para isso treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda. Vendem a produção no próprio site e em lojas físicas.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
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