Campeão brasileiro da Stock Car, piloto da Fórmula Truck volta a disputar corrida de longa duração mais tradicional do Paraná
Mais um vencedor da Cascavel de Ouro tem participação confirmada na 29ª edição da corrida mais tradicional do automobilismo paranaense. Depois de Aloysio Ludwig, que venceu a prova em 1987 e em 2003 e neste ano vai atuar em dupla com Wanderley Faust no Ford Ka da Sérgio Ferrari Racing Team, é David Muffato quem anuncia presença no grid da 29ª edição, marcada para dia 25 de outubro no Autódromo Zilmar Beux, de Cascavel.
Muffato é campeão brasileiro da Stock Car em 2003 e atualmente pilota o Scania da equipe Muffatão na Fórmula Truck. Na Cascavel de Ouro, formará dupla com Luiz Fernando “Xuxo” Pielak. Os dois estão inscritos com o Ford Fiesta número 370 da Ferrari Motorsport, equipe liderada pelos irmãos Edson e Jackson Ferrari. “Formamos uma equipe que tem tudo para ganhar a corrida e que não vai medir esforços para isso”, avisa o piloto.
A corrida de outubro dará a David Muffato a chance de igualar a marca de Pedro Muffato, seu pai, que venceu a Cascavel de Ouro três vezes – 1971, 1974 e 1975. “Em 1994 eu ganhei e também fiquei em quarto”, lembra, citando o trio que formou com Gilson Reikdall Júnior e Edgar Favarin, que revezou a pilotagem de dois protótipos Aldee. Em 2004, Muffato conquistou sua segunda vitória ao lado de seu primeiro Ruy Chemin, com um Ford Escort.
“Foi a última vez que acelerei um carro de Marcas”, lembra Muffato, que em 1999 conquistou o título paranaense da categoria. “Já falei para o Xuxo que precisamos marcar pelo menos um treino antes do fim de semana da corrida, preciso dar algumas voltas para assimilar de novo a tração dianteira, os pontos de freada. Seremos dois pilotos no carro, o que facilita chegarmos a um acerto que seja bom para os dois. Mais fácil que para quem corre em trio”, define.
Pielak tem mais de duas décadas de trajetória no automobilismo, desde a estreia no Regional Paranaense de Hot-Fuscas em 1992. Quatro anos depois passou a pilotar protótipos no Paranaense de Endurance, até aderir em 2000 ao Paranaense de Marcas & Pilotos. Nesta categoria, conquistou os títulos dos campeonatos Metropolitano e Paranaense e do Festival Brasileiro. Em 2015 foi nono colocado no Metropolitano, com um Renault Clio.
A Opção pelo Fiesta, modelo que pilotou na conquista do título nacional de 2012, deu-se diante das dificuldades vividas na temporada encerrada no dia 6 de setembro. “O Clio ainda vai ser bom, mas ainda não vemos nele um carro confiável o bastante para quatro horas de prova”, explica. “O Fiesta vem sendo melhor nos últimos anos. E o nosso vai ser pintado no mesmo tom de azul do antigo, é uma cor que também me deu muita sote” diz.
Foto:Orlei Silva/Grelak