Saiba tudo sobre a 18ª temporada dos carros de competição mais produzidos no planeta
O maior evento monomarca de Gran Turismo da América Latina abre sua 18ª temporada neste fim de semana em Goiânia. A primeira etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard vem cheia de novidades, começando pela venda de ingressos de arquibancadas com direito a visitação de box e operação das áreas de hospitalidade.
Na pista, a grande coqueluche é a estreia dos novíssimos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, modelo que está entre os mais modernos e velozes carros de competição do mundo.
Tanto a Carrera Cup quanto a Sprint Challenge -nova nomenclatura da antiga classe GT3 Cup, adotada em alinhamento com a política global da Porsche- estão com os grids cheios, o que gera expectativa de muita disputa desde a sessão classificatória de sexta-feira.
Como nos últimos anos, a temporada da Porsche Cup C6 Bank Mastercard terá nove etapas, sendo seis válidas pelo campeonato de Sprint (com rodadas duplas) e três pela Endurance Series (com os pilotos competindo em duplas ou trios, provas de 300 km a 500 km).
Tanto a Carrera Cup quanto a Sprint Challenge continuam tendo subcampeonatos. Além do campeonato geral, os pilotos pontuam na classe Sport ou na classe Rookie. Aqui há uma novidade: diferentemente dos anos anteriores, os competidores da classe Rookie (antiga Trophy) não marcam pontos na classe Sport.
O sistema de pontos segue igual ao dos últimos anos, com a vitória valendo 22 pontos nas corridas de grid definido pelo quali e 20 nas provas de grid invertido nas classes Carrera Cup e Sprint Challenge. Já os subcampeonatos distribuem menos pontos, com a vitória valendo respectivamente 12 ou 10.
O mecanismo de inversão de grid nas primeiras quatro etapas segue o consagrado nas últimas temporadas. Após a cerimônia de pódio na primeira prova do fim de semana, o vencedor sorteia o número 6, 7 ou 8, determinando a respectiva virada do grid para a prova seguinte. Nas duas últimas etapas não há inversão de grid: acontecem dois treinos classificatórios e cada corrida do fim de semana rende ao vencedor a pontuação cheia (22 ou 12 pontos, conforme a classe).
O descarte dos dois piores resultados de cada carro após o término do campeonato segue valendo -como forma de não prejudicar um competidor que seja obrigado a faltar a uma corrida, risco sempre presente em um cenário pós-pandêmico.
No aspecto técnico o ano de 2022 vai possibilitar mais uma variável nos setups dos carros de corrida mais produzidos no planeta. A partir desse ano, além da rigidez das barras e das alturas das asas, os pilotos estão livres para determinar a calibragem dos pneus Michelin de seus carros.
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem suas corridas exibidas na TV por Band e Sportv e, na internet, pelos canais oficiais da categoria e de seus parceiros de mídia. As atividades oficiais da etapa 1 têm início na tarde de sexta, com os treinos livres. O sábado é consagrado ao quali e às primeiras corridas (a partir das 13h). O domingo tem as provas do grid invertido (iniciando às 13h15).
Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 1 – Goiânia
Sexta-feira, 1º de abril
15:25 – 16:10 – Treino livre 1 – Carrera Cup
16:20 – 17:05 – Treino livre 1 – Sprint Challenge
Sábado, 2 de abril
09:30 – 09:45 – Quali Q1 – Carrera Cup
09:55 – 10:05 – Quali Top10 – Carrera Cup
10:15 – 10:30 – Quali Q1 – Sprint Challenge
10:40 – 10:50 – Quali Top10 – Sprint Challenge
13:00 – 13:05 – Formação de grid – Corrida 1 – Carrera Cup
13:40 – 13:45 – Formação de grid – Corrida 1 – Sprint Challenge
Domingo, 3 de abril
13:25 – 13:30 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup
14:05 – 14:10 – Formação de grid – Corrida 2 – Sprint Challenge
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.
Foto: Luca Bassani
Por: Luis Ferrari